Seja Paciente Conosco Enquanto Aprendemos

Cristão mais velho, eu sei que você já deve ter visto esse olhar no meu rosto. Quando eu era um cristão mais novo, tinha esse olhar com mais frequência do que agora, uma mudança que só posso atribuir à graça corretiva de Deus. Ainda há dias em que esse olhar volta ao meu rosto. Mas agora, em meu quadragésimo ano, entrei em uma etapa estranha da vida, uma idade em que alguns me consideram (mais) velho e outros ainda me consideram (meio) novo. Também vejo, agora, esse mesmo olhar no rosto dos cristãos mais novos que eu. O olhar, que agora fico envergonhado ao pôr em palavras, é de ressentimento e rejeição . Eu me ressentia de você porque você era mais velho e conhecia algumas das consolações que a idade avançada e a piedade trazem, mas, ainda assim, seu jeito e suas ideias pareciam tão ultrapassados e sem sentido comparados com o que eu achava que a igreja precisava, com o que eu precisava. Eu o rejeitava principalmente por causa do espaço entre nós, da distância generacional que nos separava. Eu o rejeitava porque estava ao mesmo tempo frustrado por você não cruzar essa distância e profundamente com medo de que a cruzasse e começasse a falar verdades na minha vida, verdades que eu precisava ouvir mas não queria. A rejeição era simplesmente mais confortável.

Eu era tão infantil, tão impetuoso, tão tolo. Eu pequei contra você ao não lhe dar a honra que lhe era devida (Ex 20.12; Pv 20.29). Eu pequei contra Deus ao desprezar seu dom de santos mais velhos para a igreja. Eu, no final das contas, roubei a mim mesmo para pagar meu orgulho.

Como esses pecados prosperaram por tanto tempo? Eu desenvolvi essa prática perversa, esse câncer da juventude: eu era tardio para ouvir e rápido para falar (Tg 1.19). Minha demora em ouvir vinha de uma dupla cegueira. Eu era cego para o quão pouco eu sabia. Da mesma forma que um cantor jovem não deve cantar blues até que tenha vivido um pouco, também um cristão jovem não deve fazer afirmações confiantes sobre a vida até que tenha ouvido muito, ouvido esses santos calejados que vieram antes dele. Mas eu também era cego para você e para a sua experiência. Eu não procurava lhe ouvir porque achava que você não tinha nada a dizer que valesse a pena ser ouvido. Cristão mais velho, você foi treinado no pilão da graça de Deus e das provações da vida. Você não tem só conhecimento bíblico; você tem sabedoria bíblica. Você se assenta com os pais da fé, com as mães em Sião. E eu era cego para isso.

Mas eu também era rápido para falar. Da mesma forma que minha demora em ouvir vinha de uma dupla cegueira, também minha rapidez em falar vinha de um duplo orgulho. Em primeiro lugar, eu orgulhosamente achava que tinha algo a dizer, ou melhor, eu queria ser visto como alguém que tinha algo a dizer. Mas em segundo lugar, e eu fico envergonhado ao dizer isso, eu era rápido em falar porque eu achava que tinha algo a lhe ensinar, como uma criancinha tentando ser o centro das atenções na mesa de jantar. Eu era rápido para falar porque julgava mal a nós dois, tendo uma consideração grande demais por mim mesmo e pequena demais por você.

Mas chego agora à parte mais difícil: meu pedido a você.

Visto que jovens e velhos ficam em pontas opostas dessa distância etária, um de nós precisa dar o primeiro passo. Eu gostaria de poder colocar o fardo sobre ambos. Mas o orgulho, a fragilidade e a instabilidade da juventude nos põe em uma terrível desvantagem. Santo mais velho, nós precisamos que você dê o primeiro passo e continue correndo atrás de nós. Nós precisamos que você procure, mentore, discipule e ame os cristãos mais novos na nossa igreja. Eu estou pedindo a você que seja paciente com os cristãos mais novos com uma paciência igual à que nosso Senhor Jesus exemplificou. Quando nós agirmos com orgulho, por favor, pacientemente nos suporte. Quando nós formos tardios para ouvir, por favor, pacientemente nos tolere. Quando formos rápidos para falar, por favor, pacientemente nos escute com um sorriso sábio que um dia aprenderemos ser de pena misturada com graça. Quando nós lhe dermos o olhar de ressentimento e rejeição, por favor, pacientemente receba esse insulto e esteja pronto a nos perdoar. Por favor, pacientemente nos corrija, ore por nós e permaneça conosco. Se você não der o primeiro passo, se você não permanecer próximo de nós com uma paciência igual à de Cristo, então essa distância vai permanecer entre nós, para o prejuízo de ambos.

Por favor, cristão mais velho, seja paciente conosco enquanto aprendemos.

Por: Joe Holland. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Be Patient with Us as We Learn.

Original: Seja Paciente Conosco Enquanto Aprendemos. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Pedro Henrique Lima de Oliveira. Revisão: Laura P. Silva.