Uma visão global do Complementarismo

Complementarismo é atualmente um assunto quente no evangelicalismo norte-americano. A cultura norte-americana é fortemente igualitária e a pressão cultural afeta nossa teologia, quer queiramos admitir ou não. Essa influência cultural atinge os dois lados. Parte do que passa por pensamento complementar deve mais ao conservadorismo cultural americano do que à teologia bíblica de homens e mulheres. Da mesma forma, algumas expressões mais restritas de complementarismo – bem como igualitarismo absoluto – podem ser devido, em grande parte, às conversas atuais de nossa cultura secular. Seja como for, o complementarismo continua sendo uma característica significativa de grande parte da vida evangélica americana.

E quanto ao resto do mundo evangélico? Cristãos evangélicos em todo o mundo leem e reverenciam a mesma Bíblia. Eles chegaram às mesmas conclusões sobre os papéis de gênero na igreja, na família e no mundo? Para explorar esta questão, este estudo pesquisou obreiros cristãos engajados na educação teológica e/ou treinamento pastoral em cada continente e em cada uma das principais afinidades etnolinguísticas globais. Todos esses trabalhadores têm anos de experiência em suas devidas partes do mundo e são fluentes no idioma local. Todos eles também professam adesão à teologia complementar. Suas respostas são notavelmente semelhantes.

Na África Subsaariana, que está rapidamente se tornando o centro de gravidade do cristianismo global, a cultura tradicional tende a ser patriarcal. No entanto, as igrejas evangélicas estão começando a se inclinar cada vez mais para o igualitarismo aberto ou de fato. Essa tendência às vezes assume a forma de um casal servindo juntos como co-pastores.

Na Europa, as igrejas evangélicas no leste são tipicamente mais complementares (ou simplesmente tradicionais). O igualitarismo se torna mais pronunciado à medida que se avança para o oeste.

No Oriente Médio islâmico e na Ásia Central, a plena dignidade e humanidade das mulheres continua sendo uma questão em discussão na cultura popular. Essa noção às vezes é transportada para o cristianismo evangélico. Por essa razão, muito do que passa por complementarismo pode na verdade ser devido mais ao tradicionalismo cultural do que à convicção bíblica. Mesmo nessas regiões, porém, o igualitarismo está em ascensão, às vezes em países que surpreenderiam o cristão ocidental médio.

O Sul da Ásia, lar de bem mais de um bilhão de pessoas (incluindo as maiores populações de hindus e muçulmanos do mundo), é semelhante ao Oriente Médio e à Ásia Central. A liderança masculina na igreja e no lar continua sendo a opinião da maioria, mas essa maioria está começando a diminuir.

O Leste Asiático também abriga mais de um bilhão de pessoas e, aqui, a liderança masculina no lar continua sendo a prática dominante. O fenômeno de pastoras na igreja, no entanto, é extremamente comum. O complementarismo é frequentemente visto como um fenômeno cultural norte-americano que os missionários estão tentando impor às igrejas do Leste Asiático, ao invés de uma posição bíblica.

O sudeste da Ásia é uma região religiosamente diversa. As igrejas em países tradicionalmente budistas costumam ter uma atitude mais relaxada em relação à liderança feminina na igreja do que aquelas em países tradicionalmente islâmicos.

A cultura latino-americana é fortemente influenciada, em muitos países, pela tradição do machismo. Mesmo assim, tanto no Brasil de língua portuguesa quanto na América Latina de língua espanhola, o fenômeno de “la pastora” é comum. Isso geralmente se refere à esposa do pastor. Ela é considerada como tendo algum tipo de papel pastoral, e há ampla aceitação das mulheres no pastorado em geral.

Em resumo, o complementarismo é a opinião majoritária em apenas alguns lugares ao redor do mundo. Em muitos desses lugares, está mais enraizado na cultura tradicional do que na convicção bíblica. Existem muitos lugares no mundo onde o complementarismo é uma visão minoritária e parece estar em declínio em todos os lugares.

Quais são os fatores comuns em ação em cada uma dessas regiões?

Surpreendentemente, cada participante desta pesquisa mencionou a influência de alguma forma de pentecostalismo como o fator mais significativo na aceitação das mulheres como pastoras. Essa influência vem tanto do pentecostalismo ortodoxo convencional quanto do neopentecostalismo orientado para a prosperidade. As igrejas pentecostais têm mulheres servindo como pastoras desde os primeiros dias do movimento. Tanto o clássico quanto o neopentecostalismo são extremamente influentes na América Latina e no mundo de língua persa, e o movimento neopentecostal também se espalhou pela África Subsaariana e grande parte do leste e sudeste da Ásia. Emissoras de televisão como a TBN e pregadoras da prosperidade como Joyce Meyers dominam o mundo da radiodifusão religiosa e podem ser encontradas nos lugares mais remotos do planeta. Os exemplos e ensinamentos desses movimentos deram a impressão esmagadora de que mulheres pastoras e pregadoras são a norma no mundo cristão.

Outro fator é a influência generalizada da cultura ocidental secular. O mundo pode ser pós-colonial, mas o Ocidente ainda coloniza a cultura global por meio de seu entretenimento e seus sistemas educacionais. A cultura ocidental secular ainda carrega a aura de inteligência e sofisticação ao redor do mundo. O complementarismo carrega o estigma do tradicionalismo e do obscurantismo nas mentes dos ocidentais seculares, e esse estigma se estende aos cristãos e às igrejas em outras partes do mundo, especialmente entre aqueles que estão ligados às principais denominações no Ocidente.

Finalmente, o próprio tradicionalismo funciona contra o complementarismo em muitos lugares. Em cultura decaída após cultura decaída em todo o mundo, os papéis tradicionais de gênero frequentemente envolvem a infidelidade masculina e o abuso contra as mulheres. (Como aconteceu, devemos admitir, no Ocidente). Onde o compromisso com a liderança masculina no lar e na igreja está enraizado no tradicionalismo e não no ensino bíblico, é frequentemente visto como simplesmente mais uma expressão de injustiça para com as mulheres.

Complementarismo é uma convicção em declínio na igreja evangélica global. A solução não é uma rendição ao igualitarismo nem um retorno ao tradicionalismo cultural. Em vez disso, os cristãos complementaristas devem apresentar uma compreensão robusta da glória do plano da criação de Deus para homens e mulheres como portadores da imagem de Deus, iguais em dignidade e valor, mas maravilhosamente diferentes na sabedoria criativa de Deus.

Por: Greg Turner. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: A Global Look at Complementarianism.

Original: Uma visão global do Complementarismo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.