Encoraje seu pastor

Existem livros que nos dizem como cuidar de nossos filhos, nosso cônjuge, da nossa casa ou do nosso cachorro. São incontáveis os livros que nos dizem como cuidar de nós mesmos. Existem livros para auxiliar professores a ajudarem seus alunos, advogados a defenderem seus clientes, e pastores a cuidarem dos membros de sua igreja.

Mas onde poderíamos encontrar livros que nos dizem como cuidar daqueles que cuidam de nós? Como ajudar sua mãe a educá-lo para ser santo? Seis passos para a felicidade do seu médico. Como cuidar do seu professor. Como amar seu advogado. Não sei se todos esses títulos seriam úteis para nós, mas um livro que não consigo encontrar e que tenho certeza seria útil, seria um livro sobre como encorajar o seu pastor.

Sustente Seus Pastores

Talvez não encontremos este livro porque ele nunca foi escrito. Mas seria um livro que valeria a pena ser escrito–e lido, por todos nós. Afinal, as Escrituras nos lembram de honrar os presbíteros que presidem bem e, especialmente, honrar “os que se afadigam na palavra e no ensino” (1Tm 5.17). Esta honra pode ser expressa de diversas formas: respeito, encorajamento, afeição e obediência (2Co 6.11–13).

Paulo prossegue dizendo que honra também inclui o cuidado financeiro pelos pastores e mestres. Aquele que fornece alimento espiritual deve, ao menos, ser tratado tão bem quanto o boi que pisa o trigo. Na medida do possível, devemos assegurar que os pastores tenham alimento (1Tm 5.18).

O pagamento de um salário digno aos pastores é necessário, mas suspeito que Paulo gostaria que fizéssemos mais do que honrar nossos pastores com salários. Deveríamos desejar dar a eles descanso de seu trabalho. Não é difícil dar a um pastor uma semana extra de férias, algumas semanas de licença para os estudos–o que é diferente de férias. Se isso não couber no orçamento, conceder algumas semanas por ano em que pastores possam se revezar no púlpito pode dar a eles mais tempo para se dedicar ao trabalho, ou para as orações e leituras das quais necessitam para suas próprias almas.

Ore por Seus Pastores

Uma maneira ainda melhor de encorajarmos nossos pastores é orar por eles. Se pararmos para pensar por um momento sobre tudo que exigimos de um pastor, veremos o quanto precisam de nossas orações. Mesmo se pularmos os cinco vícios que Paulo nos diz que um ministro da palavra deve evitar, eles ficam evidentes nos sete traços de caráter que devem demonstrar (Tt 1.7–9b). Considere a hospitalidade, a necessidade de alargar esforços devido às necessidades de outras pessoas, e não por ser conveniente. Ou, ainda, no que consiste “amar o que é bom”–não ver o quão perto do pecado podemos chegar sem pecar, mas quão perto do céu podemos ficar sem morrer. Os pastores necessitam de nossas orações para continuarem a viver desta maneira.

Mas isso é só o começo. Os pastores também necessitam ser justos e ter domínio próprio, não ser influenciados por multidões ou personalidades fortes (sua igreja tem algumas dessas?). Ele necessita ser santo. Sem santidade pessoal, todo o resto é uma farsa. No entanto, é fácil para seu pastor se preocupar mais com os deveres que todos veem e negligenciar aqueles que somente o Senhor vê. Ore por ele com relação a isso.

Por último, seu pastor deve ser apegado à palavra fiel como foi ensinada. A igreja necessita de homens que amem o evangelho do Deus Trino. Há um aspecto teológico no pastorado. Existem homens devotos que ainda não conhecem bem a mensagem de Deus no Antigo e Novo Testamentos. Eles não devem se tornar pastores até crescerem em seu conhecimento da verdade, e a esta verdade se manterem fiéis.

Eu disse “por último”, mas é claro que olhamos apenas para alguns poucos pontos no Novo Testamento, e há muito mais. Para que ele seja um pastor aprendiz do Grande Pastor (Sl 23 e 1Pe 5) e um residente sob a autoridade do grande Médico (Mc 2.17), é preciso que seu pastor esteja constantemente em suas orações. Para que ele vivencie a máxima de João Batista–que Cristo deve crescer e ele diminuir–ele precisará de suas orações (Jo 3.30). Se ele irá realizar boas obras não para seu louvor passageiro, mas para o nosso Pai que está no céu, então você sabe por experiência própria o quanto ele precisará das suas orações (Mt 6.1, 4, 6, 18).

Conclusão

Além de sustentar e orar por eles, podemos também encorajar nossos pastores observando a mensagem que eles, como embaixadores de Cristo, nos trazem. Certamente, se Deus os chama para “pregar a Palavra” (2Tm 4.2), Ele nos conclama a ouvir esta Palavra. Se Ele os chama para serem líderes, então necessitamos seguir para onde quer que a Palavra de Deus nos leve.

Tal como certa vez um pastor visitante perguntou a uma congregação sobre seus pastores, “Eles implorarão misericórdia por vocês, e vocês a rejeitarão? Oferecerão graça a vocês, e vocês a resistirão? Abrirão a porta da vida para vocês, e vocês a fecharão contra si mesmos?”. Ou, parafraseando sua pergunta mais importante, “Cristo suplicará a vocês através deles, e vocês o recusarão?” [1]. Acate aquilo que seu pastor está ministrando. Nada o encorajará mais do que isso.

[1] Edward Reynolds, The Pastoral Office [O Ofício Pastoral] (Londres, 1663), 46-47.

Por: Chad Van Dixhoorn. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: Encourage Your Pastor.

Original: Encoraje seu pastor. © Coalizão pelo Evangelho. Tradução: Caroline Ferraz.