Faça parte da sua igreja

Jovens, é essa a vossa história? Você foi criado na igreja da sua família, e foi envolvido nela, enquanto criança e talvez até mesmo durante o ensino médio. Mas quando foi para a faculdade ou para o exército ou para algum trabalho longe de casa, você ficou cada vez menos envolvido em qualquer igreja.

Você não planejou fazer isso, mas você adquiriu novas responsabilidades e demandas no seu tempo. Você ficou livre de padrões antigos e, por conta própria, formou novos. Talvez você tenha procurado por uma igreja que “se adequasse às suas necessidades” — uma igreja que tivesse muitas pessoas da sua idade ou o tipo de música que você gostava, ou até mesmo um grande pregador. Você perdeu cultos, devido aos pesados trabalhos da escola ou demandas no trabalho, mas você ainda amava a Jesus e orava e assistia a cultos na TV ou no computador. Você só não estava conectado a uma igreja.

Deixe-me encorajá-lo com dois pensamentos bíblicos.

Primeiro, Jesus tem um plano para você e para todos os cristãos. O plano dele é ter todos os cristãos imersos e cuidados por sua igreja. Ele revelou o seu plano a seus discípulos em Mateus 16.18-19: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; e o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus”.

Por Jesus lhe ter dado dons espirituais, a sua igreja precisa de você, e você precisa da igreja.

O plano de Jesus não é uma sugestão, mas sua vontade divina — o plano de Deus. Não é um plano entre muitos outros que podemos criar, mas antes, é o plano dele — o plano pelo qual ele veio e morreu. O livro de Atos e todas as epístolas confirmam que os apóstolos de Jesus  seguiram o plano de Jesus em sua geração.

O plano de Jesus ainda é reunir todas as suas ovelhas em igrejas, através das quais o Senhor usa o poder da sua ressurreição e autoridade para ensinar, cuidar, repreender, e restaurar o seu povo de maneira contínua. Para realizar isso, ele dá dons espirituais a homens e mulheres, para edificar a sua igreja em todos os lugares para os  quais ele enviá-los. O plano de Jesus para a sua igreja (para você e eu) inclui uma liderança estruturada. O plano de Jesus para nós é sermos cuidados por pastores e mestres na sua igreja. O plano de Jesus é divinamente inspirado e é o melhor plano que os céus podem fazer. É nosso dever e privilégio nos apegarmos ao seu plano e sermos imersos nele.

Deus explica o seu plano em Efésios 4.11-12: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”.

Muitos em minha geração, e talvez mais na sua, consideram a igreja unicamente como uma opção e perderam de vista o plano de Jesus.

Em segundo lugar, o plano de Jesus inclui você de outra forma, além de simplesmente frequentar a igreja e ouvir a Palavra pregada. Jesus lhe deu dons espirituais para serem usados na sua igreja. Sim, você possui dons espirituais, e eles devem ser usados na igreja para crescimento próprio e mútuo. Veja Efésios 4.7: “E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo”. “Cada um” inclui você. Você é necessário  para que a igreja (e você) seja o povo de Deus conforme ele planejou.

Como você pode descobrir e desenvolver os seus dons espirituais?

Aqui vão algumas ideias.

  • Torne-se regular na frequência em à sua igreja.
  • Seja ensinável, paciente e devoto.
  • Converse com um de seus pastores ou presbíteros sobre este assunto, ou procure um homem ou mulher com mente espiritual com quem você possa desenvolver um relacionamento informal de discipulado.
  • Sirva em algum cargo na sua igreja que esteja disponível e experimente — assistência, berçário, comitês, estudos bíblicos, serviço comunitário. Fique em contato com os seus líderes e obtenha a avaliação deles sobre o seu serviço.
  • Peça a Jesus, aquele que lhe deu o dom, para ajudá-lo a identificar seus dons espirituais.
  • Faça do seu objetivo interior se tornar tudo o que Jesus planejou que você seja. Diga ao Senhor que você deseja, acima de tudo, trazer glória a ele.

Por Jesus lhe ter dado dons espirituais, a sua igreja precisa de você e você precisa da igreja. Vamos nos reunir no plano de Jesus.

Por: Larry G. Mininger. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Participate in Your Church.

Original: Faça parte da sua igreja. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Guilherme dos Santos. Revisão: Pedro Henrique Lima de Oliveira.