Ore pelos Outros Membros

Todo cristão sabe que deve orar pelos outros (1Tm 2.1). No entanto, todo cristão também sabe o quão terrivelmente banal é pedir a Deus repetidas vezes para ajudar os membros de sua igreja com seus problemas de saúde, segurança ou dinheiro. Então, como podemos orar sem apenas ficar repetindo coisas?

Felizmente, Deus já nos deu a resposta para isso. Como cristãos, devemos orar continuadamente (1Ts 5.17), lançando a ansiedade uns dos outros sobre nosso zeloso Deus (1Pe 5.7). Também devemos orar com ações de graças, levando a Deus os pedidos uns dos outros (Fl 4.6). O Senhor também nos convida a orar com expectativa por sabedoria (Tg 1.5). Não devemos nos cansar de orar fielmente essas orações. Mas podemos buscar ainda maior precisão em nossas orações por outros membros da igreja.

O Que Não Incluir

No entanto, antes de entrar em detalhes sobre pelo que orarmos, deixe-me ser específico sobre aquilo pelo qual não é necessário orar. Por vezes, as pessoas criam padrões de oração que simplesmente não são bíblicos. A Bíblia deixa claro que a oração desnecessariamente pública, longa, verbosa e repetitiva não é necessariamente uma oração piedosa (Mt 6.6-7). Portanto, ao orarmos por outros membros não devemos nos sentir desnecessariamente culpados por nossas orações não serem longas. Devemos ter pedidos claros usando poucas palavras, confiando que o Senhor nos ouve.

O Que Incluir

Ao invés de amontoar frases vazias em suas orações, Jesus ensinou a seus discípulos uma oração padrão que hoje chamamos de “A Oração do Senhor” (Mt 6.9-13) Podemos usar esse padrão para orar uns pelos outros.

1. Adorar o nome de Deus (v. 9).

Adorar o nome de Deus e pedir que Deus ajude outros a adorarem seu nome é um ótimo lugar para começar. Devemos orar para que membros da igreja exaltem a Deus e se deleitem em sua glória.

2. Aceitar a vontade de Deus (v. 10).

Muito de como nos relacionamos com Deus aparece em humildade responsiva (Sl 131). A oração é uma maneira de expressar nossa ávida submissão à vontade de Deus. Devemos orar para que os membros da igreja aprendam a se submeter à vontade de Deus e confiar em sua providência.

3. Reconhecer a provisão diária de Deus (v. 11).

Necessitamos de Deus para prover nosso sustento diário. Ele opera através de nós e de outras pessoas para que nossas necessidades sejam atendidas através do poder de sua majestade e não por nossa autossuficiência. Devemos orar para que Deus atenda às necessidades dos membros da igreja e para que eles o busquem como o provedor de nossas maiores necessidades (Mt 4.4, 6.33).

4. Pedir perdão a Deus (v. 12).

Pecamos diariamente, seja por comissão ou omissão. Quão abençoados somos por andarmos na misericórdia e graça de Deus, constantemente nos perfilando com o evangelho em oração. Temos constantemente a oportunidade de em oração, confessarmos nossos pecados ao Senhor (1Jo 1.9). Devemos orar para que Deus mova outros crentes a confessarem seus pecados e a encontrarem esperança no perdão do evangelho.

5. Reiterar o perdão para com os outros (v. 12).

Temos o privilégio de liberar as pessoas de conflitos relacionais, escolhendo perdoá-las. Que bênção receber misericórdia de Deus em nossa contrição e depois oferecer a mesma misericórdia a outros (Pv 28.13, Ef 4.32). Devemos orar para que os membros exerçam esse mesmo perdão para com aqueles que os injustiçaram.

6. Evitar o mal (v. 13).

Somos tentados por todo tipo de pecado (Tg1.13-15). Há pecado em nossos próprios corações e mentes. Há pecado do mundo, imposto a nós a convite de outros (1Jo 2.15-17). Necessitamos da proteção de Deus e de uma maneira de escapar do mal, independentemente de onde venha (1Co 10.12-13). Devemos orar para que Deus proteja os outros membros de pecado interno, do mundo e do diabo.

Tendo visto algumas maneiras como devemos orar pelos outros, aqui estão algumas sugestões práticas:

  • Ore usando uma página do diretório de membros da igreja durante sua hora tranquila, usando os 6 itens listados acima.
  • Antes ou depois de um estudo bíblico, atribua um item a cada pessoa do grupo para orar por outro membro da igreja.
  • Podemos enfatizar a oração de um item da Oração do Senhor antes das refeições.
  • Podemos orar por um membro à cada noite antes do jantar, concentrando-nos em um aspecto da Oração do Senhor para cada membro. Em nossa casa, o aroma de comida deliciosa do jantar nos atrai para a mesa da cozinha. Temos uma pilha de cartões de Natal, que usamos para nos lembrar de orar por famílias cristãs, portadoras da imagem de Deus. Costumo usar um dos ítens acima para me guiar.

Espero que este artigo seja um bom guia para orar de forma mais simples e de acordo com as diretrizes da Bíblia.

Por: Ty Gooch. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: Pray for Other Members.

Original: Ore pelos Outros Membros. © Coalizão pelo Evangelho. Tradução: Felipe Barnabé.