A difícil – e fabulosa – arte dos começos

Uma perspectiva sobre o início do ministério pastoral

Por vezes os pastores se julgam ocupados demais para se aprofundar na Palavra. Nessa perspectiva, 1 Tessalonicenses 2.7-8 é um texto a que deve ser prestada máxima atenção. Pastorear é muito mais que desempenhar funções, é compartilhar a vida com a congregação. Paulo diz algo interessante: é preciso ter muita convicção do desejo de ser pastor.

As principais ansiedades dos pastores antes de iniciarem seus ministérios são: o medo de não saber pastorear; o medo de ensinar coisas erradas, uma vez que é muito fácil desviar-se do caminho correto; ser medíocre e tornar-se refém da igreja; passar por mudanças teológicas, principalmente ao se conhecer a fé reformada.

Além disso, jovens pastores geralmente passam pelas seguintes dificuldades: não ter tempo para atender a igreja; lidar com pessoas e como aplicar ao coração delas a palavra pregada no púlpito; não ter presbíteros para lhes ajudar; e até saber o rumo correto, mas não conseguir colocá-lo em prática, seja quais forem os motivos.

Contudo, pastores recém-formados devem se lembrar de quem não são seus inimigos. Primeiro, pouca experiência não é problema. Da mesma forma, poucos recursos também não são, nem poucas pessoas. O tempo também não é seu inimigo. E, acima de tudo, sua família não é um empecilho.

Então quem são os seus inimigos? Dentre eles, podemos citar: falta de maturidade, falta de empenho (o famoso empurrar com a barriga), falta de liderança, falta de treinamento adequado, modelo errado de governo da igreja (carregar a igreja nas costas), querer mudar o mundo sozinho e esquecer que liderar é servir. Ministério significa serviço.

Eis aqui alguns alertas para aqueles que almejam o pastorado.

  1. As pessoas o evitarão — só porque você é o pastor. Pelos mais diversos motivos, talvez por má interpretação, mas acontecerá.
  2. As pessoas vão esperar que você esteja sempre disponível.
  3. O empenho pode trazer recompensas, mas pode sacrificar você e sua família. Faz parte do ministério observar como sua família está.
  4. Você terá que liderar pessoas. As pessoas esperam que você lhes diga para onde ir, pois você conhece as Escrituras e esperam sua orientação com base na Palavra.
  5. Pessoas deixarão a sua igreja, e você vai achar que é pessoal.
  6. Você vai comparar seu ministério e sua igreja com outros — e sempre vai sair perdendo.
  7. Ataques de dentro da igreja sempre serão piores e mais dolorosos do que os de fora dela.
  8. Seus mentores não virão a você. É seu dever correr atrás deles caso não os tenha disponíveis em sua igreja para aprender com a experiência deles.
  9. Você vai lutar contra o pessimismo, a amargura e, talvez, depressão. O ministério da vida real é muito diferente do que se vê na internet.
  10. Cuidado para não crer que seu sucesso é medido pelo número de pessoas que você consegue reunir. Ser proativo não é termômetro do sucesso de um ministério diante de Deus.
  11. Você nunca será bom o bastante. Alguém sempre o criticará. Não se espante quando isso acontecer, pois você realmente não é bom o suficiente. A obra de Deus, sim, é a suficiente.
  12. Sua família será profundamente impactada por seu ministério — para melhor ou para pior.
  13. Sem um curso de seminário, provavelmente você será considerado inferior. Apesar de não ser essencial, é muito importante.
  14. Dinheiro pode ser um problema, principalmente no início.
  15. Talvez você tenha de mudar de cidade várias vezes.
  16. Quando você muda de igreja, você deixa mais que um simples trabalho para trás.
  17. Batalha espiritual é uma realidade. Não a batalha como se imagina popularmente, mas não subestime o diabo e suas artimanhas. Seja um homem de oração.
  18. Você pensará em desistir muitas vezes.
  19. O pastoreio é uma das coisas mais difíceis que você fará (1Tm 3.1). A excelência da tarefa vai exigir a sua vida.
  20. Sempre vai valer a pena! Ver os frutos do trabalho e vidas sendo mudadas é recompensador.

Portanto, conforme você segue essa jornada, aprenda com o passado, prepare o futuro e se empenhe no presente. Deus abençoe você.