A igreja local ajudando você a crescer

“… para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro ao redor por todo vento de doutrina, pela astúcia dos homens, pela artimanha com que induzem ao erro.” (Efésios 4.14)

Hope, minha filha de 2 anos, está sempre em busca de coisas novas. Não é raro ela subir no meu colo com um livro, sinalizando que eu leia pra ela. Também não é raro ela descer do meu colo quando não estou ainda nem na metade, só pra pegar outro livro ou para ser entretida por alguma outra coisa que lhe chamou a atenção. Ela é distraída, mesmo quando eu me derramo em fazer um retrato semi-teatral do conteúdo do livro, utilizando vozes diferentes para os diferentes personagens. Isso pode ser desanimador para o artista (eu).

Porém, eu devo me lembrar que esta é a atitude normal de uma criança de dois anos. Ela está tentando por as mãos em tudo para descobrir, para começar a processar o mundo ao seu redor.

Com os maduros é diferente. Eles treinaram suas faculdades para se concentrar, para ir em uma só direção. Cristãos que são atirados de cá para lá, em várias direções diferentes, como uma criança de dois anos que é distraída o tempo todo por coisas mais coloridas, vão ter dificuldades em serem direcionais o suficiente para causarem impacto como embaixadores do Reino de Deus.

Quando ventos de doutrina contrários tentarem nos tirar da rota, o ministério da igreja local serve para nos concentrar no que é importante: o evangelho. Todos nós temos a necessidade de ensino, pastoreio e prestação de contas para nos manter na trilha. Por conta própria, somos facilmente enganados e distraídos daquilo que é a coisa mais importante na vida.

A igreja local é uma força estabilizadora e protetora. Ela nos ajuda a crescer de tal forma que possamos avançar decididamente em uma direção, a direção correta, dando frutos do evangelho com nossas vidas.