2022 pode ser diferente

Mais um ano chegando ao fim e para muitos aquela estranha sensação de que este ano foi a extensão do ano passado. Isso gera um misto de sentimentos e expectativas para o próximo ano. 

Sabemos que todo novo ano vem acompanhando com os seus desafios. Socialmente temos alguns que nos esperam como os desdobramentos do COVID-19 e suas variantes, a lista de material escolar, o IPVA, IPTU, as eleições (imagina os grupos no zap) e tantos outros desafios. 

Muitos pensam que há algo mágico na virada de ano como se uma mudança de dia fosse capaz de transformar tudo de uma hora para outra, mas essa falsa ilusão não leva ninguém a lugar nenhum. 

Sabemos que mundo vive uma pandemia de ansiedade, medo, desespero, tédio, falta de esperança, falta de identidade, de pertencimento e muitas outras desgraças que assolam muitas pessoas em nossos dias e diante dos desafios, expectativas e incertezas, somos tentados a resolver todas as coisas pelas nossas próprias forças. Entretanto precisamos encarar os desafios de forma intencional e isso requer de nós a disposição de alinhar as nossas expectativas. 

O próprio Jesus disse que “no mundo, passaremos por aflições; mas devemos manter a coragem porque Ele venceu o mundo” (João 16:33). Isso significa que Ele não necessariamente nos privará das aflições, mas aflições e sofrimentos não só podem, mas devem ser encarados na perspectiva correta. Acontece que na teoria tudo é muito simples, mas quando Deus requer de nós a prática, as coisas parecem tomar outras dimensões. 

Olhando para o Salmo 62.5-8 podemos aprender 3 atitudes fundamentais para encararmos 2022 e todos os seus desafios: 

1. Encontre o lugar de espera

Em meio ao barulho e agitação dos nossos dias, vemos que os ânimos estão exaltados. Por isso olhar para o que o salmista diz e esperar silenciosamente é uma disciplina espiritual muito importante. No versículo 5 ele diz: Somente em Deus, ó minha alma, espere silenciosa, porque dele vem a minha esperança. (Salmo 62.5) 

Aquietar o nosso coração, encontrar o lugar de espera no Senhor e esperar silenciosamente nos mostrará um caminho de paciência e prudência diante de Deus. Paciência porque esperar não é algo tão bem aceito em nossos dias, mas é muito bem visto pelo Senhor, haja vista o que o salmista declara no Salmo 40.1: “Esperei com paciência pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”. A prudência se revela ao passo em que colocamos a nossa esperança não nesta vida, pois como diz Paulo 1 Coríntios 15.19: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo“. 

Além disso, podemos aprender o valor do silencio enquanto esperamos no Senhor. Paulo fala que devemos “Evitar o linguajar sujo e insultante. Que todas as nossas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem”. Efésios 4.29 – Em uma sociedade onde todos querem encontrar o seu lugar de fala, podemos primeiramente encontrar o nosso lugar de espera silenciosa para que quando formos falar, possamos usar boas, úteis e animadoras palavras. 

2. Confie sempre no Senhor

Confie nele em todo tempo, ó povo; (Salmo 62.8)

Desde que começamos a conviver com o contexto da pandemia temos experimentado uma nova realidade. Não precisamos ir muito longe para percebermos que os fundamentos sociais, políticos, científicos, religiosos, culturais e existenciais do mundo moderno vieram ao chão. Os ídolos foram destronados forçadamente. Enquanto assistimos os fundamentos do mundo moderno em queda livre, vemos que os fundamentos do Evangelho, permanecem intactos em sua origem, estrutura e propósito, simplesmente porque Deus é imutável, soberano e eterno. 

Nós temos a tendência de resolver tudo no nosso jeito, mas sempre nos frustramos no final. A verdade é que confiamos demais em nós mesmos quando na verdade deveríamos confiar sempre no Senhor. O salmista (Salmo 62.6-7) apresenta alguns motivos para que confiemos no Senhor: 

  • Só ele é a minha rocha, 
  • a minha salvação e o meu alto refúgio; 
  • De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; 
  • ele é a minha forte rocha e o meu refúgio.

Olhe para a sua história e veja o quanto Deus tem te sustentado até aqui. Talvez você ainda não tenha encontrado motivos para confiar no Senhor, mas pode parar por um instante e agradecer porque Ele é bom e seu amor dura para sempre (Salmo 136.1).  

Olhe para a sua história e veja os livramentos de Deus em sua vida, bem como o consolo do Senhor nos momentos difíceis. Veja em sua história as bênçãos que Deus te proporcionou para que chegasse até aqui. Lembrar dos atributos do Deus que não muda nos ajuda a confiar neste que é a nossa rocha, nossa salvação, nosso refúgio. Confiar no Senhor é a certeza de que, se um dia tudo cair novamente, estaremos firmes naquele que é a nossa rocha, alto refúgio, torre forte e salvação. 

3. Derrame diante Dele o seu coração

Os últimos anos não tem sido fáceis, principalmente para os que sofreram perdas significativas ao longo deste tempo tão difícil. Entretanto, os sofrimentos e perdas nunca são em vão, pelo contrário, através disso podemos olhar para o espelho e reconhecer a nossa falência total e perceber que o ser humano, bem como todo seu esforço para controlar sua vida, não garante nada e nem ninguém.

O salmista termina sua oração da seguinte forma: “derrame o coração diante dele, pois Deus é nosso refúgio”. (Salmo 62.8) Derramar o nosso coração diante dEle é a única saída possível. Entretanto este é um reconhecimento difícil de se fazer, pois coloca diante de nós a nossa falência existencial, relacional e espiritual. Derramar o coração diante de Deus requer quebrar os ídolos, removê-los do altar que nunca os pertenceu. 

Derramar o coração diante de Deus é parar silenciosamente, ouvir e confiar no convite de Jesus: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. Mateus 11.29-31

2022 pode ser diferente não porque temos muitos planos para colocarmos em prática, mas porque o mesmo Deus que tem nos sustentado até aqui é o mesmo que nos acompanhará ao longo do próximo ano. Esse Deus é bom, misericordioso, amoroso e eterno. 

Desejo a você e sua família um ano abençoado e seguro não naquilo que você pode fazer, mas naquele que é a nossa rocha inabalável. Que ao longo de 2022 você cresça no conhecimento e no relacionamento com este Deus que nos ama, nos acolhe e nos ensina a viver com a perspectiva correta. 

Que este seja o ano mais incrível de sua vida, não porque você tem os melhores recursos para isso, mas porque você tem Cristo, o salvador, a nossa rocha segura e inabalável, aquele em quem o nosso coração encontra descanso e em que está a nossa esperança. 

Feliz ano novo!