Deus quer o seu devocional cansado

Deus quer o devocional cansado. Deus quer os olhos embargados com o esforço da leitura de alguns versículos em meio ao sono. Deus não se incomodará se sono chegar bem no meio da oração. Não é que Ele precise, é que necessitamos fixar em nossa mente que, mesmo nos momentos de exaustão, o único vigor que pode trazer ânimo diante das circunstâncias que a vida ocasiona são os momentos com Ele.

Leia a Bíblia, ainda que com sono. Ore, mesmo que por dois minutos. Não veja aqui a falta de zelo e reverência com o Senhor que merece os seus dias, mas adoração intencional ao seu Sustentador, mesmo que o seu corpo diga que não é o momento adequado para fazer isto.
Sabemos que o ideal seria que tivéssemos uma rotina onde tudo se encaixa e há o momento de devoção com organização, com a maior atenção possível. Que acordássemos e ali houvesse uma hora exclusiva, ou um momento antes do almoço, até mesmo durante a soneca do bebê. Acontece que alguns dias podem não ser assim (a maioria deles, para falar a verdade) e eles não devem decidir se você irá adorar ao Senhor ou não. Fixe em sua mente que se abster do momento de devoção nunca será a melhor opção, ainda que possa parecer melhor “deixar para amanhã”.

Se realmente percebemos que devemos deixar para depois, que seja feito como uma grande exceção nos nossos dias. Peça ao Senhor para que a ausência da leitura da Palavra e dos momentos de oração sejam um pesar não da sua consciência por não ter executado um ritual ou uma metodologia, mas por não ter se deleitado na presença do Senhor, daquele que te guardará em segurança quando você deitar em paz e pegar no sono (Sl 4:8).

O nosso Deus também não te amará menos no dia em que isto acontecer. Não é o seu esforço que fará com que Ele derrame bênçãos sobre os seus dias, ou castigos porque você dormiu antes de concluir a leitura do seu planejamento. Ele não estará esperando no final da noite para observar se você “bateu o ponto” ou deu “check” na sua lista de afazeres que contém “devocional”.

Novamente, reforce que quem precisa dos exercícios de devoção é o seu coração rebelde, que te dirá que está tudo bem ao passar um, dois, três dias, até mesmo uma semana sem abrir a sua bíblia. Quem precisa se exercitar na piedade é a sua mente, que te fará desejar aquilo que o Senhor não deseja e que causa um afastamento entre você e Deus. Esta é uma necessidade sua, como quem responde às mensagens de amor ao final do dia, dizendo que está com muito sono, mas que faz questão de passar para demonstrar a importância desta relação com uma simples conversa.

Dificilmente você encerrará seu momento devocional, ainda que sob cansaço, e pensará que seria melhor ter ido fazer outra coisa. Proporcione um momento de adoração com cansaço e peça ao Senhor para desfrutar do descanso e renovo (físico, mental, espiritual) que somente o Espírito pode proporcionar.

Não é que Deus queira sua sobrecarga, estafa ou desânimo. Há um pecado nítido na ausência do descanso. A verdade é que Deus merece a sua adoração e você precisa do contentamento nEle em todas as ocasiões, e como alcançaremos isto melhor que nos caminhos de oração ou meditação na Palavra? Insistamos em ensinar a nossa mente de onde vem o verdadeiro descanso. Digamos à ansiedade que o amanhã está entregue nas mãos daquele que você dedicará adoração mesmo em meio à falta de força.

Talvez não consigamos dedicar uma hora inteira com estudos aprofundados ou longos momentos de joelhos antes de responder nossos e-mails, mas certamente conseguiremos dez minutinhos. Meio capítulo e uma oração sincera. Um louvor enquanto volta do trabalho e escuta um cântico. Uma conversa sincera com Deus enquanto tira as roupas da máquina. Deus quer o teu devocional cansado.

Faz do domingo o dia de exclusiva dedicação ao Deus que nos renova, semana após semana. Dedica as horas para além dos cultos dominicais, como um estudo maior na tarde do sábado, um culto doméstico na segunda após o jantar. Ele te proporcionará os grandes momentos de vigor, mas não deixe de lado os pequenos. Deus quer a nossa adoração porque sabe que necessitamos adorar.