3 enganos que fazem a mulher gastar mais

Este artigo faz parte da série Mudando sua vida financeira em 2022.

Pare um instante. Marque no seu relógio, ou celular, 30 segundos e pense na palavra “comprar”.

Quantas coisas te vêm à mente? 5, 10, 15, 30 coisas?

E qual a variedade dessas coisas? Ovo, sabão, fralda, brinco para usar com aquele vestido, caderno de caligrafia para a filha, bolo de aniversário, presente da amiga, passagem para as férias, livro para o clube de leitura, pasta de dente que acabou hoje de manhã, comprar figurinhas para o filho, minha prima comprou um batom tão lindo…

Eu acredito que sua mente fez um turbilhão de idas e vindas em tantas coisas que você faz e precisa estar atenta.

Posso também te dar outros 30 segundos para pensar onde gostaria de estar nesse momento: praia, montanha ou piscina? A minha seria uma cabana bucólica na beira de um lago, bem clichê.

A nossa mente é capaz de imaginar e idealizar tantas e tantas coisas. É capaz de nos colocar dentro de um filme, numa praia paradisíaca, usando uma saída de praia esvoaçante e um lindo chapéu de abas largas. Mas, de repente, seu chefe te chama, seu filho está com fome, seu marido vai chegar, você tem que organizar uma reunião na igreja e, você volta a realidade.

E, em meio a tudo isso, vem aquela vontade de ir ao shopping, comprar umas coisinhas, afinal, trabalhamos tanto, damos tanto de nós. Pronto, você sucumbiu ao primeiro engano. O engano do seu coração focado no seu próprio eu.

Chegando ao shopping, eis que vem lindo e esvoaçante, o segundo engano, todo trabalhado numa saída de praia que agora você necessita ter, pois afinal, você ficará mais bonita com ela quando tiver oportunidade de ir à praia ou à piscina. Você criou uma necessidade.

Você tem o dinheiro para pagar? Não. Eu tenho meu cartão de crédito que me permite pagar em 3x. Fechei com o terceiro engano! Se eu posso ter agora parcelado, para que esperar para comprar depois à vista, quando tiver o dinheiro, não é mesmo? Você foi imediatista.

Como está seu coração diante desse breve relato de uma ida ao shopping? Você já se viu nessa situação?

Despojando-se dos enganos e revestindo-se da Palavra

Engano 1: Foco no eu

Nós temos a tendência de pensarmos muito em nós mesmas, no que queremos e nas nossas necessidades. Enquanto a Palavra de Deus nos faz tirar os olhos totalmente de nós e colocar na glória no Pai e no serviço ao próximo. Se você está se sentindo sobrecarregada e cansada, a resposta não é ir ao shopping e fazer compras porque “você merece”, mas ir a fonte de Água Viva, aquele que leva todos nossos fardos e que nos dá o alívio que nossa alma precisa (Mt 11.28).

Engano 2: Criando necessidades

Criando necessidade em um bem material ou em um evento, passeio, etc.: o marketing tem o lado podre de fazer bem esse papel e nós caímos nessa cilada, porque nosso coração é desesperadamente corrupto e se engana facilmente. Você já parou para pensar que precisamos de bem pouco para viver essa vida? Comida, roupa e casa. Essas são nossas reais necessidades e o Senhor prometeu que não nos faltaria, que cuidaria de nós nesse quesito (Lc 12.29-30). Mas nós inventamos tantas necessidades que acabamos esgotadas de tanto trabalhar. O remédio para isso se chama contentamento. Gratidão por tudo que você já tem (1Tm 6.8).

Engano 3: Imediatismo

Queremos tudo para ontem. Compramos muitas vezes sem ter o dinheiro. E, com isso, não nos planejamos e entramos em dívidas. É mal testemunho o cristão ser devedor. Se José tivesse sido um mal administrador no tempo de fartura, como será que teria sido no tempo de escassez? Pv 21.5 nos adverte a sermos diligentes, a elaborarmos com cautela nossos gastos, pois o apressado acaba na pobreza.

Não compre

Dito essas coisas, tenho um desafio para vocês, testado e aprovado, que faz muita diferença no orçamento de casa e tenho bons testemunhos de quem aderiu:

Pegue uma folha de caderno, um bloco de notas do celular ou uma planilha do Excel. O que você ficar mais confortável para usar, o meio não importa.

Durante 30 dias, todas as vezes que você quiser comprar alguma coisa você vai anotar e não vai comprar. Mercado, farmácia e contas já assumidas não entram nessas anotações. As anotações seriam para roupa, sapato, itens para casa, papelaria e por aí vai.

Passados os 30 dias, você vai escolher um item da lista (o que for mais urgente e necessário) e vai comprar se tiver o dinheiro disponível.

Se não tiver o dinheiro, não compre. Deixe para o próximo mês.

Sabe o que é maravilhoso dessa lista? É que você vai perceber que coisas que você achava necessárias em um dia, no outro já não são mais tão necessárias. Algo que você pensava ser urgente, você pode esperar mais um pouco para adquirir. E, além do mais, você pode usar a criatividade e procurar alternativas, como: faça você mesma (DIY), procurar itens em brechó, criar um desapego entre amigas e irmãs da igreja. Use a criatividade que o Senhor te deu.

Deus a abençoe nesse desafio, seja persistente. Use-o sempre! E que ele te abençoe para que se despoje dos enganos e se revista da Palavra dele.