Mulher virtuosa, força e dignidade são os seus vestidos

Diferentemente dos discursos de empoderamento feminino tão difundido em nossos dias, colocando um peso grande na mulher para ser a protagonista da sua própria história, de usar todas as suas habilidades para ser tudo que for necessário, o famoso texto de Provérbios 31 nos mostra um contraponto interessante.

No último capítulo de Provérbios vemos a descrição da mulher virtuosa e as suas mais diversas características. Dos muitos destaques que são feitos, alguns podem passar despercebidos, principalmente quando a leitura coloca a personagem como protagonista e não como alguém que é marcado pela transformação continua que Deus realiza.

“A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações”. (Provérbios 31.25)

A mulher virtuosa é vestida de força e dignidade, entretanto nada disso provem dela – ela está vestida, o próprio Deus a vestiu.

A virtude da mulher virtuosa não vem de suas habilidades múltiplas, mas vem das mãos de Deus, sim o Deus que em forma humana despiu-se da sua glória para que a humanidade tivesse a roupa do pecado trocada pelas vestes de santidade e justiça.

Mulher, este é o Deus que te veste de força e dignidade! Desfrute do privilégio e grande honra é ser vestida por Ele e poder desfrutar das virtudes de Ele gera em você.

Além disso, o texto deixa claro que a ansiedade não consome o coração desta mulher, pois ela não se preocupa com o dia de amanhã. Esta é uma realidade na vida dela porque o seu temor não depende das circunstâncias, mas no Senhor.

Que Deus desperte cada vez mais mulheres virtuosas, mas que as virtudes não sejam um fim em si e sim o resultado de uma vida entregue ao Senhor que desfruta diariamente da ação de Deus em tudo.

Pare alguns minutos nesse dia tão especial e ore para que o Senhor não levante e vista somente mulheres virtuosas, mas que Ele levante também homens que honram, cuidam, promovem e amam as mulheres que o próprio Deus colocar em seu caminho.

Feliz Dia Internacional da Mulher!