Três maneiras de ensinar a Bíblia às crianças

Conte histórias, mostre Jesus a elas e cante

Recentemente, três dos meus netos me fizeram uma visita, aqui no sufocante Sudeste, como fazem anualmente todo verão. Eles levaram seus pais como acompanhantes, o que foi bastante agradável.

Sempre que dois ou três netos estão reunidos perto de mim por mais de 24 horas, aproveito a oportunidade de fazer uma de duas coisas: praticar e representar uma peça de teatro ou reviver a “Escola Bíblica de Férias”. O mais velho dos três netos que me visitaram completou 5 anos durante a sua estadia, seus irmãos têm 2 e 9 meses. Eles são um pouco jovens para Rei Lear, então foi a Escola Bíblica de Férias mesmo.

Antes de partirem, meus netos conheciam as quatro faces dos querubins (conhecimento complementado com gestos), um esboço do relato da criação, as estruturas básicas da criação e um resumo do livro de Gênesis. Da próxima vez que estiver com eles, vamos passar ao Êxodo e vou ensiná-los a como oferecerem-se uns aos outros como um sacrifício animal.

Eu ensino a Bíblia para crianças pequenas — principalmente as minhas — há mais de 35 anos, desde que meu filho mais velho era um bebê. Ao longo dos anos, aprendi alguns truques. Aqui estão três deles.

1. Conte histórias bíblicas

Deus falou a Israel em muitas partes e de diferentes maneiras (Hb 1.1-3). Do Sinai, ele proferiu a Lei; expressou a sabedoria por meio dos reis; através dos profetas, queimou e estilhaçou palavras; e, finalmente, falou ele próprio por meio de seu Filho, a Palavra. A ordem do cânone é a ordem do amadurecimento de Israel, e da própria humanidade, à medida que crescemos da escravidão, quando crianças, à liberdade adulta (cf. Gl 4), de sacerdote a rei, de rei a profeta, de profeta à estatura plena em Cristo.

Não é por acaso que a história bíblica da maturação comece com um longo livro de histórias. É por aí que começamos. Antes de aprendermos a falar, a caminhar ou a raciocinar de maneira abstrata, aprendemos histórias. Yahweh é o melhor pai: antes de Israel receber a Torá, o tabernáculo, as complexidades do sistema sacrificial, uma terra ou uma monarquia, Israel tinha histórias, histórias familiares e dramáticas.

Quando meus filhos eram crianças, tínhamos o culto familiar na maioria das noites após o jantar. Eu abria a minha Bíblia, no meu colo, e recontava uma história. Começamos em Gênesis e continuamos até o fim de Atos, depois recomeçamos em Gênesis e repetimos o processo. Não me lembro de quantos ciclos completamos, mas eu os repetia muitas vezes porque novas crianças continuavam a aparecer. À medida que meus filhos foram envelhecendo, cobrimos o resto do Novo Testamento, e lemos passagens juntos. No início, entretanto, tentei viciá-los na Bíblia contando histórias.

Nós somos tentados a passar por cima de histórias para chegar ao cerne moral. Somos tentados a ignorar os pormenores em favor do conteúdo doutrinário abstrato. As Escrituras ensinam moral, as histórias da Bíblia têm importância doutrinal. Devemos ensinar tudo isso a nossos filhos. No entanto, Deus nos deu histórias para que lêssemos, contássemos e recontássemos, para que vivêssemos fora e dentro das próprias histórias.

Portanto, comece por aí. Conte as histórias. As crianças vão se lembrar.

2. Mostre Jesus às crianças

Durante os 40 dias entre sua ressurreição e ascensão, Jesus ensinou a Bíblia a seus discípulos (Lc 24). Ele ensinou dois discípulos no caminho de Emaús, e depois outros onze. Lucas nos diz que ele expôs todo o Antigo Testamento — Moisés, os profetas (os antigos e os posteriores) e os Salmos. Ele ensinou “o que a seu respeito constava em todas as Escrituras”. Sabemos disso pelo próprio Jesus: toda a Bíblia é sobre ele.

A Bíblia é um livro de livros, uma grande história com muitas pequenas histórias no meio. Todas essas pequenas histórias estão ligadas à grande história, porque todas as pequenas histórias fazem parte da história de Jesus. As histórias são peças de um quebra-cabeça. Depois de juntar as peças, como disse Irineu, descobrimos o retrato de um rei glorioso e belo.

Que tipo de peças devemos procurar? Personagens, para começar. Mostre às crianças que Jesus é um melhor Adão porque resistiu ao Diabo no deserto, enquanto Adão não podia lutar contra o Diabo no jardim. Mostre a elas que Jesus foi atacado por seus próprios irmãos, como Abel foi por Caim e José por seus irmãos. Mostre como Sansão venceu no momento de sua morte, como Jesus fez na cruz. Quando você falar sobre Jeremias, o profeta chorão, elas serão lembradas de que Jesus chorou.

Procure também os eventos recorrentes. No início do Evangelho de Mateus, Jesus foge de um rei assassino para a segurança do Egito, volta e cresce, é então batizado no Jordão, entra no deserto para ser tentado e depois ensina sobre a lei no topo de uma montanha. Jesus está revivendo a história de Israel: a escravidão no Egito, o ataque de Faraó aos bebês israelitas, o êxodo e o deserto, o Sinai e a lei. Se você for suficientemente corajoso para passar por Levítico, continue lembrando-as de que Jesus oferece o sacrifício final e perfeito que nos traz de volta ao Pai.

A Bíblia não apenas conecta tudo e todos a Jesus. Ela conecta todos e todas as coisas a todo mundo e tudo mais. Noé é um novo Adão, bem como uma prévia de Jesus. Davi luta como um dos juízes, Ezequias é um novo Davi e Jeremias é como Moisés.

Muitas vezes eu costumava dizer a meus filhos: “Uau! Esta é a primeira vez na Bíblia que isso acontece! É a primeira vez que vemos um personagem assim!” “Uau! Essa é a primeira vez que alguém morre de traumatismo craniano!”, eu disse enquanto contava a história de Davi e Golias. “Essa é a primeira vez que alguém se afogou.” “Essa é a primeira vez que alguém quase morreu e voltou à vida.” “Este é o primeiro homem que encontrou sua esposa junto a um poço.” Eles sabiam que isso era na verdade uma deixa que significava o oposto: “Não! Outras pessoas morreram com ferimentos na cabeça!”, então eles recitavam Sísera e Abimeleque, e se lembravam da cabeça esmagada da serpente. “Todo homem encontra sua esposa junto a um poço!”

As crianças são tipologistas naturais, e só deixam de ser tipologistas se as desencorajarmos. Elas não conhecem a palavra tipologia, mas conhecem o jogo. Então, jogue o jogo!

3. Cante a Bíblia

Há alguns anos, enquanto servia como pastor em Idaho, liderei uma Escola Bíblica de Férias para crianças entre 5 e 10 anos na igreja. Eu escrevi um conjunto de canções para as ajudar a aprender os padrões da teologia bíblica. Havia reconhecido tardiamente o poder do canto, porém naquele momento não tentaria ensiná-las de outra maneira. Cantar ou entoar torna a Bíblia visceral e rítmica. Canções tem o poder de imprimir a Bíblia na mente e no corpo.

Eu tentei tornar as músicas divertidas. Não queria torná-las “engraçadinhas”. Meu desejo era que as canções estabelecessem pequenos canais para a leitura e a reflexão bíblicas que guiariam as crianças à medida que crescessem. Não queria que elas rejeitassem a Bíblia como uma coisa infantil.

Deixe-me dar um exemplo. O livro de Gênesis começa com três quedas que culminam na grande destruição do Dilúvio. Após o Dilúvio e Babel, a história se concentra em três patriarcas, que começam a renovar o mundo revertendo as três quedas. Tudo isso ficou assim:

Adão, Caim e os filhos de Deus

(as três quedas)

CHUÁ, CHUÁ!

(dilúvio; fazer um gesto com a mão fazendo referência a uma inundação)

Babel

Abraão, Jacó, José

(os três patriarcas)

 

Adão peca por desobedecer Yahweh, enquanto Abraão obedece mesmo quando isso lhe custará seu filho. 

Caim mata Abel; Jacó é como um Abel que escapa de seu irmão assassino Esaú. 

Os filhos de Deus se casam e corrompem o mundo; José resiste à sedução e alimenta o mundo.

Ensine a Bíblia

Talvez essa seja a lição mais importante: aprendi a não subestimar o que as crianças podem aprender sobre as Escrituras. Elas podem aprender mais do que imaginamos, e ainda por cima podem se divertir fazendo isso.

Aprendi que as crianças respondem prontamente à voz de seu Pai, contanto que eu me lembre de ensinar-lhes a Bíblia em vez de usar a Bíblia para lhes ensinar outra coisa.

Por: PETER LEITHART. © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org. Traduzido com permissão. Fonte: 3 Ways to Teach Scripture to Children. Tradução e Revisão: Zípora Dias Vieira. Edição: Vinicius Lima