Conferência Fiel Pastores e Líderes 2022 – 3º Dia

Mensagens com Matthias Lohmann, Maurício Andrade, Jonas Madureira e Heber Campos Jr.

Palestra #07 – Discirna o corpo do Senhor e venha para a mesa de Cristo, por Matthias Lohmann

Começando nosso terceiro dia, pr. Matthias Lohmann do ministério Evangelium21 nos trouxe uma importante mensagem a respeito da seriedade do momento da Ceia, da mesa do Senhor. Lohmann expôs o texto de 1 Coríntios 11.17-29, o dividindo em três partes. Na primeira parte, nos foi apontada a maneira errada de celebrar a Ceia (17-21); na segunda, analisamos o ensino de Jesus sobre a Ceia (22-23) e, na terceira, vimos como devemos nos preparar para esse importante momento (24-29).

Seguindo no texto exposto, Lohmann nos alertou sobre como as divisões na igreja, causadas por problemas de comunhão, são o âmago da falta de discernimento do corpo de Cristo denunciada pelo apóstolo Paulo aos coríntios. Outro apontamento é que devemos ser proativos em favor da paz em nossos relacionamentos e na igreja, pois toda adoração coletiva, especialmente a Ceia do Senhor, é a celebração do Evangelho e da esperança da volta de Cristo, o que implica estarmos em comunhão com Deus e uns com os outros.

Não há adoração na mesa do Senhor se nós a celebramos em divisões. Por isso, devemos fazer planos concretos de reconciliação para irmos à mesa do Senhor com discernimento.

 

Palestra #08 – Verdade, beleza e bondade: um resgate dos transcendentais na adoração, por Maurício Andrade

Em nosso segundo momento da manhã, tivemos a mensagem de um dos conselheiros do Ministério Fiel, pr. Maurício Andrade. Foi realizada uma exposição sobre os valores transcendentais —  verdade, beleza e bondade —  e sobre como esses valores estão relacionados ao culto cristão. (Arraste para o lado para ver a citação).

Algo enfatizado pelo pr. Maurício Andrade foi a importância de nunca pensarmos nos transcendentais de maneira divorciada de Deus. A fonte de toda beleza, bondade e verdade é o próprio Deus, pois Ele é o criador de todas as coisas e ele é quem determina o que é verdadeiro, belo e bom.

Assim como em tudo em nossa vida, deve haver beleza, bondade e verdade em nosso culto. Mas, como avaliar se nosso culto possui esses valores? Por meio da Palavra de Deus! Se Deus é quem determina o que é belo, puro e bom, iremos à sua Palavra a fim de avaliarmos nossos elementos de culto, toda nossa liturgia, forma e conteúdo, com o intuito de entregarmos um culto ao Senhor que seja de acordo com sua Palavra, com a bondade, a beleza e a verdade que a Deus somente pertencem.

 

Mesa Redonda e Workshops

Moderada por Vinicius Musselman, tivemos uma mesa redonda com Jonas Madureira, Tiago Santos e Leonardo Sahium. Após o almoço, tivemos dois excelentes workshops. Em breve disponibilizaremos esses materiais em nossas redes sociais, nos acompanhe para acessá-los em primeira mão!

 

Momento Literário

Em nossa livraria tivemos dois momentos literários, pequenas palestras de autores sobre seus livros. Heber Campos falou sobre seu último livro Eu Sou, volume V (Editora Fiel) e, em seguida, Heber Campos Jr falou sobre sua última obra intitulada Pedras Vivas (Editora Monergismo).

 

Palestra #09 – Lições para a igreja na vida de Pedro, por Heber Campos Jr

Abrindo nossa última noite, o rev. Heber Campos Jr. nos surpreendeu com lindas e importantes lições à Igreja de Cristo por meio daquilo que Pedro aprendeu do próprio Cristo. Utilizando-se principalmente do texto de 1 Pedro 2.1-10, Heber Jr. nos ensinou sobre como nós evangélicos, em geral, pensamos sobre a igreja, a compreendendo como um lugar que serve a nós mesmos ou que satisfaz nossos desejos ministeriais e apresenta nossos talentos. Tanto o ostracismo como o ativismo são um perigo para a igreja, pois tais posturas não tratam o corpo de Cristo com o amor com que Cristo a trata.

Rev. Heber Jr. nos ensinou que a Igreja de Cristo é feita de gente, não de tijolos, indicando a prioridade da igreja, que são as vidas que dela fazem parte por meio da vida, morte e ressurreição de Cristo.

A vida da igreja reside em Cristo, e Cristo a elegeu para ser reino de sacerdotes, nação santa e povo escolhido. Em Cristo é que reside a vida e a força da igreja, não em seu orçamento ou nas famílias dominantes e  financeiramente fortes que dela participam.

Que possamos pensar adequadamente sobre a Igreja, buscando amá-la e servi-la, estimando-a em alta conta. Muitas vezes, a Igreja não nos parece digna de estima, essa visão só ocorre porque não temos os olhos certos para ver, não temos os olhos com os quais Cristo a olha, não temos o coração com o qual ele a ama.

 

Palestra #10 – O princípio regulador do culto e a dramatização do Evangelho, por Jonas Madureira

Pr. Jonas Madureira foi quem encerrou nossa última noite de evento apresentando uma ênfase a respeito do que conhecemos sobre princípio regulador do culto, conforme a citação abaixo (arraste para o lado):

Partindo desse princípio, Jonas fez diversas aplicações sobre a vida da igreja, principalmente sobre como a realização do culto, tudo o que nele acontece, seu conteúdo e forma dizem sobre a própria igreja. O culto é o “tom”da igreja, dessa forma, tudo o que ela oferece a Deus é (ou deveria ser) parte daquilo que ela recebeu de Deus (ou entendeu que recebeu).

O que uma igreja entende sobre Deus e sobre quem ela é fica expressamente evidente em seus atos de culto. Por isso, a igreja deve ser pastoreada com o foco naquilo que mais importa, oferecendo o que Deus quer e da maneira como ele quer, tendo em mente o porquê dele querer o que quer – a glória de seu nome!

Por Vinicius Lima. © Ministério Fiel e © Voltemos ao Evangelho. Website: MinisterioFiel.com.br e VoltemosAoEvangelho.com.br. Todos os direitos reservados. Revisado por Zípora Dias Vieira. Editor: Vinicius Lima.