Como discernir a verdade?

É difícil encontrar a verdade hoje em dia. Se as coisas não mudarem, será ainda mais difícil para os nossos netos. Mesmo agora, muitas pessoas não sabem onde encontrar a verdade e, cada vez mais, não sabem nem procurar por ela, crendo que só pode ser encontrada nos tweets das suas celebridades favoritas, pesquisando no Google ou em alguma página da Wikipédia. Contudo, o verdadeiro problema para esta e as futuras gerações não é fundamentalmente onde e como elas encontram a verdade, mas o seu fracasso em reconhecer a verdade. Por essa razão, precisamos treinar a próxima geração para discernir a verdade não apenas do erro, mas da meia-verdade, da verdade distorcida e da verdade parcialmente apagada.

Ao longo da história, certos homens têm tentado negar a verdade tentando desacreditar a verdade das Escrituras. Alguns têm sido mais sutis e portanto mais bem-sucedidos em afastar as pessoas da Palavra de Deus, usando terminologia que soa erudita para impressionar as pessoas com novas maneiras de interpretar as supostas ideias ignorantes do cristianismo bíblico. Muitos têm feito isso como parte de um esforço para “salvar” o cristianismo, harmonizando-o com a mentalidade e a moral da cultura secular.

Infelizmente, o que uma vez foi o trabalho principalmente daqueles de fora da fé, agora está rapidamente se tornando a norma em muitas igrejas. Como os antigos inimigos da fé, aqueles que se empenham em tais esforços de dentro da igreja tentam reinterpretar a verdade bíblica para tornar suas versões do cristianismo mais aceitáveis à cultura. Eles raramente são tolos a ponto de remover certas realidades teológicas culturalmente indesejadas do cristianismo. Ao invés disso, evitam mencionar tais coisas para não ofender a cultura, esperando ganhar uma audiência. Essa é uma missão tola. Qualquer tentativa de sincronizar o cristianismo com a cultura produzirá um cristianismo enfraquecido, sem qualquer voz contracultural para proclamar a verdade.

A verdadeira igreja não pode ceder um centímetro. Devemos nos recusar a permitir que os senhores da nossa cultura cancelem a verdade de Deus, como se fossem capazes, e não podemos permitir que alguns na igreja tentem apagar a verdade, ainda que parcialmente. Apenas aqueles que desprezam a verdade procuram evitar a verdade, reinterpretar a verdade, ou fracassam em falar a verdade a fim de acomodá-la à cultura. Além do mais, pegando emprestado um argumento do George Orwell, quando apagamos a verdade, as futuras gerações não apenas se esquecem da verdade, mas também se esquecem do apagamento da verdade, e as mentiras se tornam a verdade aparente. Apenas quando conhecemos a verdade é que somos livres para amar a verdade e Aquele que é a verdade, e livres para falar a verdade em amor.

Por: Burk Parsons. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Discerning the Truth. Tradução: Alex Motta. Revisão: Pedro Henrique Lima de Oliveira. Edição: Vinicius Lima.