Edifícios são essenciais para igrejas saudáveis?

O dilema que todo pastor enfrenta

Edifícios são necessários para edificar igrejas saudáveis? A falta de um edifício coloca a igreja em desvantagem? Ser móvel impede o fazer-discípulos e a propagação do evangelho?

O DILEMA QUE TODO PASTOR ENFRENTA

Todo pastor que conheço cuja igreja não tem um edifício quer um—e por uma boa razão. Montar e desmontar todo Domingo é emocionante, mas apenas por uma temporada. Recrutar voluntários fiéis para chegar cedo e ir embora tarde—toda semana—é um desafio. Navegar nos relacionamentos com proprietários é muitas vezes complexo. Perder seu espaço no último minuto é mais comum do que você imagina. Encontrar um novo espaço antes do fim de seu contrato de aluguel atual é demorado. Isso nem mesmo inclui alugar espaço para escritórios, aulas e reuniões de porte médio ao longo da semana. Esse pastor é tentado a pensar, “Se ao menos tivéssemos um edifício…”

Ao mesmo tempo, quase todo pastor que conheço cuja igreja tem um edifício, bem, eles querem um ligeiramente diferente. Afinal, edifícios podem ser muito grandes ou muito pequenos. O santuário pode ser bom, enquanto não há salas de aula o suficiente. Ou o espaço para as crianças pode ser ideal, mas não ter escritórios o suficiente. Edifícios são caros para comprar, reformar e manter. Uma equipe designada é tipicamente necessária para o gerenciamento da instalação. A caldeira sempre precisa de reparo. (Porque é sempre a caldeira?)  Estacionamento costuma ser um desafio, especialmente em contextos urbanos. O pastor é tentado a pensar, “Se ao menos nosso edifício tivesse…”

LOCAIS COMO PALCOS

É fascinante examinar as Escrituras e notar os locais onde Deus tende a operar a obra redentiva. Mesmo uma leitura superficial revela que Deus usa pessoas em todos os tipos de locais, do cotidiano ao inesperado—de jardins, campos, arcas e celas de prisão a desertos, barrigas de baleia, naufrágios e estábulos. Mas o que é impressionante sobre isso é que os locais são sempre secundários. Os locais em si próprios não são o drama. Eles são meramente os palcos nos quais o drama redentivo de Deus é exibido em maneiras grandiosas e pequenas através das vidas do seu povo.

Então eu reflito: porque pensamos que seria diferente hoje em dia? Para aqueles de nós que podem ser tentados a pensar que a obra de Deus é de alguma forma restrita ou impedida pelo nosso espaço, nós precisamos desse lembrete.

OS LOCAIS DE DOWNTOWN CORNERSTONE[1]

Nossa igreja se reúne no coração do centro de Seattle. Recentemente completamos dez anos e ao longo do curso de nossa vida compartilhada nos reunimos em quase todo tipo imaginável de espaço.

Do nascimento ao quarto ano, nossas reuniões Dominicais aconteceram no porão de um antiquário, então em um salão de uma construtora e então em um cinema (na verdade, nos reunimos em cinco diferentes salas de cinema no mesmo complexo em três anos). Usamos salas de conferência como salas de aula. Oferecemos aconselhamento pré-matrimonial em salas de estar. Tivemos noites de oração em um centro comunitário local. Nossos pequenos grupos se reuniram em apartamentos, em telhados e em parques. Grupos de discipulado matinais se reuniram em cafés. Nossa equipe trabalhou em um escritório do tamanho de uma caixa de sapatos que nos foi doada.

Ainda assim, Jesus usou esses locais cotidianos espalhados como palcos para propagar o evangelho, salvar pecadores e santificar seu povo.

Do quarto ano para o presente, alugamos uma antiga boate. Isso foi incrivelmente significativo para nossa igreja incipiente. Nos deu uma presença mais permanente em nossa comunidade. Não havia mais montar e desmontar. Podemos consolidar todos nossos esforços ministeriais em um local central.

Mas… nosso santuário era muito pequeno, nosso espaço para escritório era muito limitado e somos impedidos de fazer melhorias pelos nossos locadores. A entrada de nossa família é literalmente em um beco. Somos gratos de estarmos no bairro mais densamente populoso no centro. Mas essa área também atrai pixação, urina e tráfico de drogas. Ah, e eu mencionei que não temos janelas?

Ainda assim Jesus está usando esse edifício imperfeito como palco para propagar o evangelho, salvar pecadores e santificar seu povo.

Desde o início oramos, procuramos e poupamos para um edifício permanente. Continuamente nos encontramos aquém do necessário. Alguns edifícios eram muito pequenos. Outros muito caros. A maioria era localizada fora do centro da cidade. Ainda outros foram comprados em dinheiro por desenvolvedores antes da tinta secar[2] na nossa própria oferta. Mas pela graça de Deus, depois de dez anos procurando e poupando, compramos um edifício em Dezembro de 2020. Enquanto isso é uma enorme evidência da graça de Deus por nós, agora nos encontramos liderando uma campanha de capital e um projeto de construção. Enquanto isso, no meio de uma pandemia de uma vez a cada século, o custo de matéria prima decolou.

Edifícios são um presente, mas também tem seus desafios.

AS VANTAGENS/DESVANTAGENS DE NÃO TER UM EDIFÍCIO

Aqui estão algumas vantagens de ser móvel:

  • Sua igreja não está amarrada a um local em particular.
  • Não há o fardo financeiro de uma hipoteca.
  • Conforme sua igreja cresce, você pode simplesmente se mudar para um espaço maior.
  • Geralmente, seu locador é responsável pelos reparos da instalação.

Mas existem, é claro, algumas desvantagens:

  • Sua experiência será frequentemente determinada pelo seu locador.
  • Montar e desmontar requer uma energia significativa e capital de voluntariado.
  • Você frequentemente pensará sobre onde se reunir na próxima vez.
  • A falta de um espaço permanente pode comunicar a falta de raízes com a comunidade.

AS VANTAGENS/DESVANTAGENS DE TER UM EDIFÍCIO

Aqui estão algumas vantagens de ter um edifício:

  • Um edifício permanente comunica estabilidade e presença.
  • Você não precisará mais montar e desmontar toda semana.
  • Você não precisará mais se preocupar com negociações de contratos de aluguel, proprietários ou em encontrar novos espaços.
  • Sua igreja é frequentemente mais fácil de ser encontrada.
  • Você tem mais liberdade de realizar melhorias na instalação.

Mas existem algumas desvantagens também:

  • Edifícios podem ser caros e necessitar de reparos constantes.
  • Eles frequentemente precisam de atenção da equipe.
  • Se o edifício for muito pequeno, você precisará encontrar outro espaço ou investir em uma reforma cara.
  • Se o edifício for muito grande, sua igreja pode ter dificuldades de sustentá-lo.
  • Se for em um local ruim, ele pode não servir bem a igreja.

CONCLUSÃO

Então, edifícios são essenciais para edificar igrejas saudáveis? Não. Eles podem ser incrivelmente úteis? Absolutamente.

A obra de Deus é limitada pelo seu espaço? Não. Ter um edifício garante dar mais frutos? Não. Um edifício faz todos os problemas de um espaço físico desaparecerem? Não.

Agora aqui está a pergunta mais difícil: uma igreja deveria ter um edíficio se puder? Na maioria dos casos, eu diria que sim. Os benefícios superam os fardos. Sobretudo, quer tenhamos um edifício ou não, precisamos lembrar que nosso espaço é meramente um palco no qual o drama redentivo de Deus continua a ser exibido.

Por: Adam Sinnett. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: Are Buildings Essential To Healthy Churches? Tradução: Alex Motta. Revisão: Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.