Os benefícios de ter um edifício

Embora hajam dificuldades com edifícios, os benefícios ainda compensam

Hoje, o horizonte de Dubai oferece uma fileira impressionante de arranha-céus, hotéis de classe mundial e o edifício mais alto do mundo. No lado sul da cidade fica nossa humilde igreja.

Embora não impressione pelos padrões arquitetônicos, esta igreja não tem preço. É o único edifício licenciado pelo governo para o culto cristão evangélico em nossa cidade de quase três milhões de habitantes. Atualmente, existem apenas três outras igrejas evangélicas em todo o país dos Emirados Árabes Unidos. A cada semana, nosso prédio em Dubai hospeda mais de uma dúzia de congregações que falam árabe, urdu, chinês, coreano, télugo, tagalo, hindi e inglês e, ao fazê-lo, facilita a reunião de adoração de milhares de crentes evangélicos de mais de 70 nações.

Costumamos dizer às nossas congregações que a igreja não é um edifício, mas um corpo: uma comunidade de remidos comprados pelo sangue. Enfatizamos isso porque confundir a igreja com um edifício é comum e, ainda assim, destrutivo para a verdadeira identidade e missão da igreja. Edifícios podem se tornar distrações do evangelho; eles podem até se tornar ídolos.

Mas, só porque uma coisa boa é corruptível não significa que não seja uma coisa boa. Na verdade, uma igreja não é apenas um povo; é um povo constituído como pessoas que se reúnem em um lugar. Sem um lugar para se reunir, como um edifício, os santos dispersos não podem se tornar uma igreja.

Um edifício separado para uso do evangelho é um presente gracioso de Deus, que muitas vezes é dado por meio dos sacrifícios de gerações anteriores. Nós facilmente negligenciamos ou até reclamamos sobre o que deveríamos na verdade agradecer.

Como crentes, nossos corpos físicos são importantes. Gênesis ensina isso, e a encarnação o confirma. Da mesma forma, uma igreja é uma assembleia de criaturas encarnadas que se reúnem semanalmente por causa do evangelho e para serem edificadas por esse mesmo evangelho. Portanto, não é surpresa que os crentes ao longo dos séculos tenham criado espaços designados para adoração regular – seja em casas, catacumbas ou igrejas distintas.

Quatro benefícios de um edifício de igreja

1. Maximizando o ministério da palavra

A igreja cresce em tamanho e maturidade à medida que o evangelho traz fé e nos conforma à imagem de Cristo. Isso não requer um edifício, mas um edifício oferece suporte ao ministério da Palavra.

Com um edifício dedicado, o espaço pode ser otimizado para pregação, ensino e comunhão. O sistema de som pode estar preparado e pronto. As pessoas sabem onde se reunir a cada semana e como chegar lá. O sistema HVAC (Aquecimento, ventilação e ar condicionado) pode mitigar o clima ruim e permitir que as pessoas se concentrem nas orações, nas letras das músicas e no sermão. Salas de aula apropriadas podem ser preparadas para cada necessidade específica. Simplificando, mais pessoas podem se beneficiar da pregação e ensino da Palavra quando um espaço é otimizado para esse fim.

Um espaço de reunião pode ser uma distração quando o objetivo é entretenimento ou promover uma experiência mística. Portanto, devemos projetar nossos espaços para centrar a atenção da congregação na viva e ativa Palavra de Deus, a qual Deus prometeu que não voltará vazia. 

Essa reconfiguração de edifícios de igrejas e salões de culto ocorreu durante a Reforma Protestante. Os reformadores colocaram o púlpito no centro, substituindo a mesa da Ceia do Senhor. Um edifício é uma parte estratégica da treliça de uma igreja que pode ser intencionalmente moldada para apoiar o crescimento da videira.

2. Estabilidade a longo prazo

A igreja é uma coleção de peregrinos, mas a estabilidade para o ministério do evangelho é uma bênção bem-vinda. Alguns líderes da igreja, especialmente em contextos de missões, argumentam que os crentes devem evitar se distrair com os edifícios porque os edifícios não podem ser reproduzidos com rapidez suficiente. Tais propostas são míopes. Não há nada de estratégico em uma congregação não ter certeza de onde se reunirá no próximo mês, ou se eles podem ser expulsos de seu espaço, ou se os vizinhos podem reclamar se a congregação dobrar de tamanho.

Edifícios promovem estabilidade e dão maior liberdade ao ministério do evangelho. Há épocas e lugares em que um edifício dedicado à igreja simplesmente não está disponível. Mas quando tal edifício está disponível, uma congregação pode fincar raízes profundas em sua vizinhança e comunidade.

Nos primeiros 25 anos, nossa congregação em Dubai se reunia em escolas e residências particulares. Deus providenciou o que precisávamos para esta época, mas também houve muitos desafios. Depois de anos de oração, HH Sheikh Hamdan bin Rashid Al Maktoum concedeu um terreno para a construção de uma igreja evangélica em 1997. Essa doação de terreno e o prédio que construímos nos deram a estabilidade de que precisávamos para maior cuidado dos membros, treinamento de pastores, plantação de igrejas e visibilidade ao nosso testemunho. Falando nisso…

3. Testemunho público do evangelho

A identidade pública de uma igreja em uma cidade é um testemunho persistente do evangelho. As igrejas domésticas são geralmente invisíveis, muitas vezes intencionalmente. Novamente, isso pode ser necessário às vezes. Mas a igreja deve desejar promover um testemunho público e corporativo do evangelho.

Há alguns anos, as linhas de ônibus foram redesenhadas em nosso bairro, e o novo ponto de ônibus em frente ao prédio de nossa igreja foi batizado de “Igreja Evangélica”. Ficamos honrados! A cada Natal, o governante de outro emirado graciosamente conserta as luzes de Natal no estacionamento da Igreja Evangélica de lá. Antes da Páscoa, a polícia local elabora estratégias conosco sobre como lidar com o aumento do tráfego.

Sendo uma pequena minoria cristã em um país islâmico, estamos felizes em ser reconhecidos como uma parte integrante da comunidade. Tentar adorar em segredo pode sugerir que temos motivos nefastos e ocultos. Reunir-se publicamente em uma igreja identificável anuncia que somos cristãos reunidos para adorar nosso Salvador. Temos o prazer de ser um ponto de referência para os curiosos de nossa cidade que desejam entender mais sobre a Bíblia, Jesus Cristo e nossa fé.

4. Economia de custos

Os projetos de construção requerem um investimento de capital significativo. A manutenção contínua consome um tempo valioso da equipe e requer alocações do orçamento anual.

Mas esses custos são investimentos de longo prazo no ministério da igreja. Contratos de aluguel de curto prazo e mudanças de planos custam ainda mais. Quando as igrejas se envolvem em projetos de construção e manutenção com sabedoria, a congregação pode concentrar seus recursos financeiros no trabalho do evangelho tanto de hoje quanto de amanhã, que terá um impacto na eternidade. Também economiza dinheiro para futuras gerações de membros da igreja que podem continuar a fazer bom uso do edifício.

Conclusão

A igreja na minha região do mundo é pequena, mas ainda contém evidências da vibrante fé cristã das gerações anteriores. Caminhei pelas ruínas de uma grande basílica que data do século V em Cartago (atual Tunísia), bem como a Hagia Sophia, construída pelo imperador Justiniano na Constantinopla do século VI (atual Istambul). E em uma pequena ilha na costa de Abu Dhabi, perto da fronteira com a Arábia Saudita e o Catar, estão as ruínas de uma igreja e mosteiro cristão do século VII. Embora nenhuma dessas ruínas seja usada para o culto cristão agora, elas testemunham as congregações cristãs e a fé presente no norte da África e no Oriente Médio antes da chegada do Islã.

Se sua igreja possui um edifício, agradeça a Deus e lembre sua congregação de agradecer. Apesar de suas peculiaridades e falhas, nossos edifícios promovem saúde e crescimento em nossas reuniões, enquanto testemunham para as comunidades ao nosso redor que Cristo é nosso Senhor ressurreto.

Por: Benjamin Woodward. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Benefits Of Having A Building. Tradução: Laura Denário. Revisão e Edição por Vinicius Lima.