Confira como foi a Conferência Fiel Jovens 2023!

Uma exposição completa do livro de Tiago em 10 palestras com grandes nomes da Teologia Reformada

Neste último final de semana, entre os dias 30 de junho e 02 de julho de 2023, tivemos mais uma edição da Conferência Fiel para Jovens!

O tema, diferente dos anos anteriores, não foi um em específico, mas sim um livro da Bíblia, a carta de Tiago, com 10 palestras propondo uma exposição completa desta carta!

Outra novidade foi quanto ao local, que desta vez foi no tradicional Hotel Majestic em Águas de Lindoia-SP, hotel e centro de eventos onde comumente ocorrem as conferências da Fiel para Pastores e Líderes e também a conferência de Mulheres.

Além das palestras, foram promovidos diversos momentos de lazer e socialização, como a festa das cores, uma “maratona” e as tradicionais danças de roda! Confira os videos abaixo:

PRÉ-CONFERÊNCIA – PANORAMA EM TIAGO, COM O REV. MARCELO MILAZZO

A primeiro palestra se deu na pré-conferência, já na tarde de sexta, com um panorama do livro de Tiago oferecido pelo Reverendo Marcelo Milazzo, onde ele mostra questões introdutórias da carta e seus assuntos principais. Este panorama visou a preparar o público oferecendo um “background” e introdução da carta para uma melhor compreensão das exposições seguintes. Confira abaixo um trecho desta exposição panorâmica com Marcelo Milazzo:

PALESTRA 1 – A PROVAÇÃO DA FÉ (TIAGO 1.1-18), COM O REV. AUGUSTUS NICODEMUS

Na exposição do primeiro trecho da carta, o Rev. Augustus Nicodemus nos mostrou como as sábias palavras de Tiago abençoaram seu público alvo, que eram cristãos recém convertidos do judaísmo para o cristianismo que estavam passando por diversos sofrimentos e perseguições. Tiago os exorta a perseverarem na fé e clamarem a Deus por sabedoria, pois a mistura de sabedoria, fé e perseverança no sofrimento é o antídoto perfeito para o nosso aperfeiçoamento como filhos de Deus à imagem de Cristo. Confira abaixo uma citação e um trecho desta belíssima exposição:

PALESTRA 2 – PRATICANTES DA PALAVRA (TIAGO 1.19-27), COM O PR. JONAS MADUREIRA

Na segunda exposição, com o Pr Jonas Madureira, vimos sobre o assunto mais contundente da carta, que é o chamado a sermos não somente ouvintes, mas sim praticantes da Palavra. Para sermos praticantes, precisamos cultivar a sabedoria de Cristo e aprender a sermos bons ouvintes. Confira abaixo um pequeno trecho desta pregação e também uma citação:

PALESTRA 3 – A LEI DO REINO (TIAGO 2.1-13), COM O PR TIAGO SANTOS

No segundo dia da Conferência Fiel Jovens 2023, a primeira exposição do dia ficou a cargo do Diretor do Ministério Fiel, o Pr. Tiago Santos. Em sua exposição de Tiago 2.1-13 ele destacou a questão de como nosso comportamento em relação às pessoas revela de fato nossa fé e quem somos. Um crente verdadeiro, justificado por meio da fé em Jesus, busca tratar os outros de maneira justa e amável, seguindo a lei do reino, que é do amor a Deus e ao próximo, sendo então a acepção de pessoas uma violação grosseira desta lei e algo totalmente contrário do que se espera de um cristão genuíno. Confira abaixo um trecho desta mensagem:

PALESTRA 4 – A FÉ SEM OBRAS É MORTA (TIAGO 2.14-26), COM O REV. AUGUSTUS NICODEMUS

Na quarta exposição da conferência Fiel Jovens 2023, o Rev. Augustus falou sobre a característica da verdadeira religião, do verdadeiro cristianismo, que é uma firme confissão de fé acompanhada de evidências reais da transformação que Jesus faz na vida do crente. Enquanto Paulo em Romanos e Gálatas lutava contra o legalismo, Tiago estava lutando em sua carta contra o antinomismo, ou seja, um cristianismo sem lei, sem cobrança quanto à uma vida reta e justa por parte daqueles que foram justificados. A verdadeira fé transforma. Como disse Augustus, “A fé em Cristo nos justifica e nos conduz de volta a Lei de Deus para a santificação.”

PALESTRA 5 – A LÍNGUA É FOGO (TIAGO 3.1-12), COM O PR JONAS MADUREIRA

Seguindo pela carta de Tiago, na quinta exposição, Jonas Madureira falou sobre a questão do uso da língua e de que como este pecado se torna ainda mais destruidor quando cometido por pastores e líderes da igreja. O pecado do mau uso da língua é terrível para qualquer crente, mas quando se trata do mau uso da língua para os líderes que ensinam na igreja, para os mestres, esse pecado se torna ainda mais terrível, pois mestres que não tem sabedoria no falar podem acabar não somente pecando contra a moral do Evangelho, mas contra o próprio Evangelho em si.

PALESTRA 6 – A SABEDORIA DO ALTO (TIAGO 3.1318), COM O PR TIAGO CAVACO

Como de costume, tivemos um preletor internacional presente, mas desta vez um que fala português! O Pr Tiago Cavaco, um português pastor da Igreja Batista da Lapa em Lisboa nos abençoou com a sexta exposição da carta de Tiago, no trecho que fala sobre a sabedoria que vem do alto e suas características. Tiago Cavaco destacou um detalhe importante do texto: que o oposto da inteligência não é a ignorância, mas a inveja e sentimento faccioso. Veja abaixo:

PALESTRA 7 – A AMIZADE COM O MUNDO (TIAGO 4.1-10), COM O REV. AUGUSTUS NICODEMUS

Nesta Fiel Jovens 2023 fomos abençoados com três mensagens com o Rev. Augustus! Em sua terceira e última mensagem, ele falou sobre a questão do mundanismo que Tiago aborda em sua carta. Augustus salientou que a receita de Tiago para vencer o mundanismo é viver na presença de Deus o buscando em humildade e humilhação. Ao invés de sermos altivos, arrogantes e mundanos, sermos mansos e humildes diante de Deus. Nas palavras de Augustus, aprendemos que “não há outro caminho para vencermos o mal dentro de nós a não ser a humilhação e quebrantamento constantes diante de Deus”. Algo sabiamente destacado no texto por Augustus é que Deus freia nosso mundanismo não respondendo aos nosso pedidos de oração. Confira mais sobre isso abaixo:

PALESTRA 8 – QUEM É VOCÊ? (TIAGO 4.11-5.6), COM O PR. TIAGO SANTOS

Em nossa penúltima palestra da Conferência Fiel Jovens 2023, Tiago Santos deixou claro sobre quem somos, ou melhor dizendo, que nós não somos – nós não somos Deus. E por não sermos Deus, devemos considerar Deus em todas as coisas que fazemos, bem como submetermos todos os nosso planos diante dele. O que nos impede de agirmos assim é o nosso orgulho, nossa jactância, que afeta nosso relacionamento com Deus e com o próximo. Os pontos destacados por Tiago em sua carta é que essa jactância é muitas vezes demonstrada em nosso jeito maledicente e de juiz contra as pessoas, e também em nossa postura de independência em relação a Deus. Devemos ser como Cristo, e não como as pessoas do mundo que são maledicentes, orgulhosas e gananciosas. Quem é você? Seja aquele que se identifica com Cristo.

PALESTRA 9 – A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA (TIAGO 5.7-20), COM O PR. TIAGO CAVACO

No fechamento da Fiel Jovens 2023, Tiago Cavaco falou sobre o assunto da paciência e sua relação com a segunda vinda de Cristo, com alguns insights do mencionado Jó no trecho exposto (Tg 5.11). Aprendemos que a escola da paciência é a mais difícil, mas é a única que de fato nos ensina e nos aproxima de Deus. Precisamos saber discernir se estamos exercendo uma paciência adequada e ativa (que espera pela vinda do Senhor e suas promessas), ou uma paciência que na verdade é um fatalismo e resignação incrédula. Deus quer que sejamos pacientes, e que nossa paciência tenha como alvo a face de Cristo, o qual está voltando e irá reta e justamente julgar todas as coisas. Veja este trecho abaixo:

OUTRAS PROGRAMAÇÕES

Também tivemos os tradicionais devocionais matinais com Daniel Gardner! Daniel trouxe palavras de encorajamento sobre a necessidade de buscarmos a Cristo e de mantermos nossos olhos nele para que consigamos perseverar na caminha cristã. Confira abaixo trechos de seus devocionais:

Também houveram gravações de podcasts com Tiago Cavaco e Augustus Nicodemus. Em breve eles estarão disponíveis no VECast e Ministério Fiel PodCast na sua plataforma de streaming favorita!

 

Não perca nossa próxima edição em 2024, que ocorrerá também no Hotel Majestic de Águas de Lindoia-SP. Confira mais informações e não perca o preço promocional do 1º lote! Acesse https://doity.com.br/conferencia-fiel-para-jovens-2024 e não fique de fora!

Por Vinicius Lima. © Ministério Fiel e © Voltemos ao Evangelho. Website: MinisterioFiel.com.br e VoltemosAoEvangelho.com.br. Editor: Vinicius Lima.