Prepare bem as crianças para o culto e Dia do Senhor

Passos e bons hábitos que ensinam seus filhos a honrarem a Deus

Recentemente, nossa família estava conversando à mesa do jantar sobre os acontecimentos diários na escola e sobre a situação dos seus colegas. A conversa eventualmente chegou no assunto da rotina do Dia do Senhor e meus filhos comentaram sobre como o nosso Dia do Senhor parecia diferente das rotinas descritas por seus colegas. Viagens à praia, festas de aniversário e outras atividades extracurriculares pareciam atividades comuns que preenchiam o primeiro dia da semana dessas crianças. Fiquei triste, mas não surpreso, ao ouvir que tais coisas boas da vida podem tão facilmente entrar, desencorajar e consequentemente substituir o lugar da adoração com o povo de Deus no Dia do Senhor. Minha hipótese é de que essa tendência não é própria do centro da Flórida, mas que, muitas pessoas ao redor dos Estados Unidos veem essas mesmas coisas acontecendo em suas comunidades. Se nós, como o povo de Deus, vamos criar nossos filhos para honrar e glorificar o Senhor com suas vidas, sem se esquecer de se congregar para adorar (Hb 10:25), então precisamos ser intencionais ao preparar nossos filhos para cultuar (Pv. 22:6; Ef. 6:4).

Prepare seus filhos dando exemplo

Minha filha e eu estávamos brincando com bloquinhos um dia desses e ela me disse que mexo minhas mãos como minha mãe. Mesmo que essa não seja uma afirmação significativa em si mesma, ela aponta para a realidade que deveria influenciar a forma como preparamos nossos filhos. Eles aprendem muito pela observação. Eles captam muitos dos nossos movimentos, nossos ritmos e hábitos, os bons e os ruins. Quero que nossos filhos vejam a forma como nós, como família, nos preparamos para o Dia do Senhor, a forma como priorizamos nos reunir com o povo de Deus para o culto semanal, e a forma como participamos do culto juntos em família.

Pense sobre a última vez que você se preparou para algo especial, talvez um jantar, uma viagem, ou um evento tal qual um casamento. Em todo caso, muito provavelmente houve preparação e planejamento para assegurar que os horários, comidas, roupas e transporte estariam prontos. Dessa forma, você poderia se dedicar totalmente e estar presente para aqueles que você ama durante o evento especial. De maneira similar, planejar-se para o culto no Dia do Senhor é uma prática útil, que também ajuda a preparar nossos filhos para verem a significância do nosso ajuntamento semanal. O planejamento pode incluir coisas como, certificar-se de que os seus planos para o sábado, especialmente pela noite, sejam ideais para se preparar para o culto (dormir cedo), separar as roupas dos seus filhos (ou as suas) para que o domingo não seja muito agitado, organizar a mesa na noite de sábado para que o domingo seja separado para o repouso e ler a passagem da Escritura que o seu pastor planeja usar para o sermão para que você e seus filhos estejam familiarizados com ela. Até ser intencional ao estruturar o culto familiar durante a semana, de forma que o hino ou a doxologia sejam mais familiares, isso pode ajudar as crianças a se preparar para o canto congregacional. Entendo que as preparações para o culto no Dia do Senhor serão diferentes em cada família, dependendo da idade das crianças, quando o culto de adoração começa e outros fatores, para não mencionar o estilo diferente da criação de filhos. Ainda assim, acredito que as crianças perceberão e se beneficiarão de observar uma rotina consistente que aponta para o culto no Dia do Senhor, que seja orientada a prepará-los para ver o Dia do Senhor como o dia mais importante da semana.

Não deixem o dia do Senhor de lado nas férias

As férias são um período valioso para muitas famílias. As aulas acabaram, o clima está agradável e o trabalho parece diminuir, levando muitos a viajar a fim de criar memórias especiais juntos. Conforme as famílias viajam e fazem planos, acho lamentável que alguns deixem de se reunir para adorar durante as férias. Minha opinião é de que, planos de viagem devem incluir a parte de pesquisar e encontrar uma igreja na região para a qual você está indo, para que o culto no Dia do Senhor com a igreja reunida seja mantido e priorizado. As férias não devem significar uma pausa no culto coletivo ou que devemos pensar que enviar nossos filhos para acampamentos cristãos ou aulas da escola dominical sejam substitutos adequados para o culto coletivo. Do contrário, as férias dão a oportunidade de preparar nossos filhos para entenderem e apreciarem o fato de que o corpo de Cristo existe para além da nossa igreja local. Além do mais, adorar com um corpo de crentes diferente provavelmente provocará boas discussões a respeito do que você aprendeu com a Palavra de Deus, as marcas de uma igreja verdadeira e as diferenças nos estilos de culto.

Ensine as crianças sobre a importância do culto e do Dia do Senhor

Como membros da igreja local, devemos ensinar nossos filhos sobre o que significa honrar a Deus na participação do culto. Participar significa que estamos reunidos juntos em um lugar, em um tempo determinado, com um único propósito: adorar a Deus, enquanto cantamos, oramos, escutamos e respondemos com uma só voz sobre as obras vitoriosas de Cristo por Seus amados. Chegar na hora certa (se não um pouco antes) com mentes e corações prontos para participar parece simples e fácil, mas pode ser difícil, especialmente para famílias com crianças pequenas. Entretanto, o esforço que é necessário para perseverar em sentar juntos como família durante o culto beneficiará grandemente seus filhos e o restante da congregação e glorificará o Senhor. Tempos difíceis podem chegar, lágrimas e frustração não são incomuns para os pais nessas áreas. Mas, quando estivermos cansados, devemos levar nossas preocupações ao Senhor em oração, relembrar a paciência do Senhor para conosco e traçar expectativas razoáveis para nossos filhos, com conhecimentos e sabedoria advindos de outros pais.

Preparando a próxima geração

Ah, como todos nós amaríamos ver as crianças em nossas igrejas, a próxima geração, amando e caminhando com o Senhor, valorizando e apreciando o culto congregacional semanal do corpo de Cristo. Esse é um tempo, diferentemente de qualquer outro durante a semana, de discipulado e júbilo, onde aprendemos, temos comunhão e adoramos nosso Salvador ressurreto Jesus Cristo, descansamos em Sua obra finalizada e ansiamos por Seu retorno. Como pais, temos uma grande responsabilidade de preparar nossos filhos para esse fim, portanto, dependamos da misericórdia de Deus e de Sua graça, pois Ele é quem obra no coração de Seus filhos (Jo. 3:3) e coloca um cântico novo em seus lábios (Sl. 40:3).

Por:  Kevin Struyk. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Como preparar as crianças para cultuar. Traduzido e Revisado por Zípora Dias Vieira. Editor: Vinicius Lima.