A Providência e Soberania de Deus

Uma suscinta explicação da diferença entre providência e soberania

Ao longo dos anos tenho falado com muitos cristãos que me disseram que quando finalmente entenderam a soberania de Deus na salvação, sentiram como se tivessem sido convertidos a Cristo pela segunda vez. A realidade é que para muitas pessoas que se sentem assim trata-se, na verdade, de sua primeira conversão a Cristo. Pois é somente quando entendemos quem Deus realmente é que passamos a entender a nós mesmos: que estávamos mortos em pecado e que Deus, por Sua soberana vontade, nos deu vida em Cristo pelo Espírito Santo. Quando percebemos que nossa salvação é por causa da maravilhosa graça de Deus, nossos olhos se abrem. Vemos não apenas que Deus nos salvou, mas também como Ele nos salvou quando o Espírito nos ajuda a refletir sobre tudo o que Deus tem orquestrado ao longo de nossas vidas para trazer nossa salvação.
Como cristãos, sabemos que realmente não existe sorte, acaso ou destino. Entendemos que a providência não é um sinônimo cristão de coincidência. Sabemos que tudo acontece por uma razão e, ao contrário dos incrédulos que costumam dizer a mesma coisa, na verdade conhecemos o Deus que está no controle de todas as coisas. Conhecemos a razão fundamental pela qual tudo acontece: a glória de Deus e nosso bem supremo e eterno. Como cristãos, não podemos deixar de crer que Deus é soberano, pois se não cremos em Sua soberania, não cremos realmente que Ele é Deus. E se cremos na soberania de Deus, devemos também crer na Sua providência. Embora a soberania e a providência estejam inseparavelmente relacionadas, elas não são a mesma coisa. Simplificando, a providência de Deus é o resultado ativo da soberania de Deus em tudo. Assim, não há providências boas ou más, providências felizes ou difíceis, mas simplesmente providência.O problema é que muitos cristãos não entendem corretamente como Deus em Sua providência realmente faz tudo o que Ele faz. Com que frequência os cristãos falam da providência de Deus em relação ao que é extraordinário, mas não reconhecem a providência de Deus em todas as pequenas situações da vida? Devemos reconhecer que tudo o que acontece em toda a criação é de alguma forma o resultado da providência de Deus, e também devemos reconhecer que o governo providencial do nosso Deus trino sobre todas as Suas criaturas e toda a criação não o torna o autor ou aprovador do pecado. Há um mistério glorioso nisso, mas é o que Deus revelou sobre si mesmo. Em vez de nos fazer culpar a Deus, isso nos faz lançar-nos inteiramente sobre Ele enquanto vivemos diante de Sua face, coram Deo, agora e para sempre, tudo somente para Sua glória.

Por: Burke Parsons. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Na providência de Deus. Traduzido por João Costa. Revisão por Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.