A oração sacerdotal de Jesus

O que Jesus pediu ao Pai para seu povo

Após minha conversão a Cristo, alguns de meus pastores e mentores me encorajaram a encontrar um “versículo da vida” da Palavra de Deus, um que representasse minhas convicções na vida e minha paixão por Deus. Por muitos anos, procurei encontrar o versículo certo. Às vezes eu pensei que poderia ter encontrado um, mas então, infelizmente, enquanto eu continuava estudando as Escrituras, outro versículo da vida em potencial tomaria seu lugar. Finalmente, concluí que minha longa busca por um versículo da vida parecia inútil. Talvez eu nunca tenha um e sempre tive um pouco de inveja de amigos que têm um. Talvez algum dia, antes que o Senhor me leve para casa, eu encontre um.

O problema, no entanto, é muito mais profundo. Não só não tenho um versículo da vida, não tenho um livro favorito da Bíblia ou mesmo um capítulo favorito. Não consigo nem começar a contar quantas vezes a congregação que sirvo me ouviu dizer: “Este é um dos meus versículos… capítulos… seções… livros… favoritos das Escrituras”. E embora nem todas as Escrituras sejam iguais, descobri em um estudo mais aprofundado que passei a entender e apreciar mais plenamente até mesmo aquelas passagens das Escrituras que antes não apreciava como deveria, como passagens de listas genealógicas ou numéricas.

No entanto, talvez o mais próximo que cheguei de descobrir meu capítulo favorito nas Escrituras foi cerca de doze anos atrás, quando meu querido amigo Palmer Robertson me pediu para fazer uma série de palestras de uma semana na African Bible University em Kampala, Uganda. Ele me pediu para ensinar em um capítulo favorito das Escrituras. Expliquei que não tinha um, mas que João 17 – a oração de nosso Senhor, a oração sacerdotal – é um capítulo que acredito que ajuda os cristãos a compreender a glória de nosso Deus trino, a pessoa e obra de Cristo, a teologia abrangente da salvação, a missão de Deus, a unidade e pureza da igreja, nossa união com Cristo e o amor especial de nosso Senhor por seu povo escolhido. O Dr. Robertson concordou. A semana que minha família e eu passamos hospedados na casa da família Robertson, discutindo a Bíblia, teologia e a igreja e ensinando em João 17 foi uma das minhas semanas favoritas da minha vida.

A oração sacerdotal em João 17 é uma das passagens mais extensas nas Escrituras em que ouvimos nosso Senhor orando por nós. Assim como Abraão incluiu a nós e todos os outros crentes ao longo da história enquanto contava as estrelas em Gênesis 15, Jesus estava orando por você e por mim e por todos aqueles que crerão nele através das palavras dos apóstolos. Enquanto vivemos diante da face de Deus, coram Deo, sabemos que nosso Senhor orou por nós e que ele está orando por nós agora enquanto aguardamos seu retorno.

Por: Burke Parsons. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: A oração de Jesus por nós. Traduzido por João Costa. Revisão por Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.