Lista de cuidados dos membros da igreja

Uma treliça muito útil para a saúde e crescimento da videira

Nota do Editor: Dentro da eclesiologia reformada, especialmente a batista reformada, os termos “presbítero”, “pastor” e “ancião” são intercambiáveis, assim como os termos “equipe pastoral” e “presbitério” também são sinônimos.


As igrejas locais devem priorizar o trabalho na vinha (pessoas) sobre o trabalho na treliça (programas). Treliças existem para apoiar a videira. Pessoas, não programas, são a missão. Mas, se formos honestos, muitas vezes parece que as questões de treliça dominam nosso tempo, especialmente nas reuniões de presbíteros e membros. Como trabalhamos contra isso? Existem muitas maneiras, e uma delas é usar algo chamado “lista de cuidados”.

O QUE É UMA LISTA DE CUIDADOS?

Uma lista de cuidados é uma ferramenta administrativa que serve aos presbíteros e membros da igreja no cuidado de ovelhas fracas, feridas e desgarradas. É composto por membros que estão passando por uma necessidade aguda ou se encontram em pecado impenitente. Há uma versão privada da lista vista apenas pelos presbíteros, e há uma versão pública da lista que seria conhecida por toda a congregação.

Quando a versão pública é usada como uma ferramenta de disciplina da igreja, ela oferece uma maneira formal de obedecer ao mandamento de Jesus de “dize-o à igreja” (Mateus 18.17), ao mesmo tempo em que fornece um espaço de tempo antes da etapa final de “considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18.17). A cada passo, o objetivo é que a ovelha desgarrada sinta o peso de seu pecado e seu efeito sobre sua igreja. O objetivo é o arrependimento e a restauração deles.

USANDO UMA LISTA DE CUIDADOS EM REUNIÕES DE PRESBÍTEROS

 Uma lista de cuidados começa reservada entre os presbíteros como forma de identificar os membros mais vulneráveis. Isso evita que qualquer situação difícil se deteriore ainda mais. O presidente pode dizer à sala: “Existe alguém que vocês acham que precisa de atenção especial?” Isso dá a cada presbítero a oportunidade de levantar a questão de um casamento problemático, ou de alguém que está semeando divisão, ou da saúde debilitada de um membro idoso.

Colocar alguém nessa lista interna e particular é sua maneira de dizer aos outros presbíteros: “Precisamos ficar de olho nisso, irmãos, e ter certeza de que estamos verificando”. É como uma sirene ou uma luz intermitente. Isso os lembra de orar e manter contato regular com essas ovelhas vulneráveis.

Uma vez que uma situação é adicionada a esta lista por consenso dos presbíteros, ela permanece lá para futuras reuniões até que as circunstâncias sejam resolvidas.

USANDO UMA LISTA DE CUIDADOS NAS REUNIÕES DE MEMBROS

Às vezes, quando um problema é grave o suficiente, o nome de um indivíduo passa da lista de atendimento particular para a pública, divulgada aos membros em uma reunião de membros. E aqui a lista funciona de forma semelhante. Ele aponta a igreja para pontos de pressão significativos e os ajuda a saber a melhor forma de ministrar a seus companheiros.

Simplificando, é uma ferramenta de mobilização. Ele diz à congregação: “Olhe e ministre aqui!”

Durante a reunião, a lista de cuidados seria compartilhada com a congregação. Eu recomendo fazer isso verbalmente e não por escrito, o que é melhor para manter a confidencialidade. Um presbítero deve então compartilhar uma breve justificativa ou atualização para cada pessoa na lista de cuidados, tirar dúvidas na maioria dos casos e fazer uma pausa para orar por cada pessoa.

Se alguém foi adicionado à lista como parte de um processo de disciplina, a congregação deve ser instruída sobre como se envolver com o membro na esperança de restaurá-lo ao arrependimento. Por exemplo, os pastores podem achar sábio que apenas os membros com um relacionamento anterior devam ir até à pessoa, enquanto outros são exortados apenas a orar. Em outros casos, os presbíteros podem achar melhor que muitos membros façam contato. De qualquer forma, os presbíteros devem preparar a congregação para a possibilidade de excomungar a pessoa na reunião seguinte, caso ela se recuse a se arrepender.

Às vezes, uma crise pessoal é tão grave que um membro é adicionado à lista de cuidados (diagnóstico de câncer, incêndio em casa, morte na família, etc.). Isso alerta a congregação para dar apoio especial e oração ao seu irmão ou irmã feridos. Como muitos santos testados em batalha podem atestar, os piores dias de sofrimento geralmente vêm após a onda inicial de apoio. Quando um ente querido morre, ou alguém fica doente, as pessoas correm para o local e aproveitam a ocasião. Mas e as semanas após o funeral ou os meses após o terrível diagnóstico? A lista de cuidados da reunião dos membros mantém a mente e o coração da congregação em seus membros feridos.

DOIS BENEFÍCIOS DE USAR UMA LISTA DE CUIDADOS

Primeiro, uma lista de cuidados diminui o impacto de um caso intenso de disciplina da igreja e, assim, protege os líderes de acusações injustificadas. Os membros podem dedicar o tempo necessário para processar as notícias, compartilhar informações relevantes com os presbíteros e fazer perguntas antes de exercer as chaves da disciplina. A disciplina da igreja é um exercício doloroso. Embora uma lista de cuidados não elimine a dor da excomunhão, ela fornece uma treliça para o trabalho necessário. Em vez de se sentir forçado pelos presbíteros a agir imediatamente, uma lista de cuidados dá à igreja tempo para se informar e agir com liberdade e propósito. Sabemos que Satanás adora usar a disciplina da igreja para costurar divisão e quebrar a confiança de uma congregação em seus líderes. Uma lista de cuidados sufoca essa tática por sua transparência e intencionalidade inerentes.

Em segundo lugar, uma lista de cuidados envolve toda a igreja tanto na disciplina corretiva quanto no cuidado dos fracos. Em grandes congregações, os feridos e os que se desviam às vezes podem ser difíceis de ver. Afinal, eles são um em centenas ou mais! Mas, felizmente, uma lista de cuidados aponta para oportunidades sérias de demonstrar amor e prestar serviço.

ISSO É ÚTIL PARA UMA IGREJA PEQUENA?

Se você como eu pastoreou ou pastoreia uma igreja pequena, pode pensar que listas de cuidados são necessárias apenas para igrejas grandes. Uma igreja de 50 pessoas realmente precisa de uma treliça como esta? Eu sugeriria que sim. Mesmo as pequenas igrejas podem deixar de reconhecer suas maiores necessidades. Como a disciplina pode afetar a unidade de uma igreja pequena ainda mais do que uma igreja grande, pode ser ainda mais urgente que os líderes de igrejas pequenas preparem bem seu povo antes de pedir que tomem uma decisão sobre a disciplina.

Como a disciplina geralmente é pouco frequente em igrejas menores, alguns membros podem estar navegando nela pela primeira vez. O impacto pode ser grande, portanto, as listas de cuidados fornecem uma proteção na forma de tempo. Na maioria dos casos, e certamente em igrejas pequenas, desacelerar e deliberar o suficiente sobre o assunto é o caminho mais sábio.

CONCLUSÃO

Não nos arrependeremos de nenhum tempo extra gasto cuidando das ovelhas de Deus. Sim, uma lista de cuidados pode adicionar mais tempo às reuniões de presbíteros e membros, mas o custo vale a pena.

Na verdade, devemos estar dispostos a cortar outras coisas para abrir espaço para cuidar dos mais vulneráveis. Nosso povo vai morar para sempre no céu ou no inferno. Essa verdade tem uma força de foco. Uma lista de cuidados pode servir à sua igreja para manter os vulneráveis ​​seguros e repreender os que se desviam. É uma treliça que sustenta a videira.

Por: Alex Bloomfield. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: How To Use a Care List in Elders’ and Members’ Meetings. Tradução: Guilherme dos Santos. Revisão e Edição por Vinicius Lima.