Uma boa estrutura (treliça) para o crescimento e saúde da igreja

Construa uma treliça bíblica

San Diego é um condado militar. O Camp Pendleton fica ao norte de minha igreja, Miramar ao sul, e a própria cidade é o porto de origem da frota do Pacífico. Dizer que somos influenciados pela presença de militares é um eufemismo. Esses homens e mulheres apreciam a necessidade de ordem, estrutura e comunicação clara. Para eles, pode significar a diferença entre a vida e a morte

Na igreja, as apostas são diferentes, mas as necessidades são semelhantes. Neste artigo, veremos como uma prioridade simples com autoridade compartilhada pode ser uma treliça para a videira e uma bênção para o corpo de Cristo.

Ao contrário de uma árvore ou flor, as videiras precisam de algo para crescer. Sem apoio, os galhos se agarrarão e seguirão a direção de qualquer coisa que possam encontrar. As igrejas são semelhantes: uma estrutura clara apóia o ministério como uma treliça, o que torna mais provável que seja frutífero.

Supondo que isso seja verdade, surge uma pergunta natural: a Bíblia tem muito a dizer sobre a estrutura da igreja? Resumindo, sim! No centro está uma compreensão bíblica dos presbíteros, diáconos e membros da igreja, e sua variada autoridade e várias responsabilidades. Mas há mais alguma coisa a se dizer? Como os presbíteros, diáconos e membros da igreja podem trabalhar juntos em direção a um ministério sustentado por uma treliça? Para responder a essas perguntas, vamos considerar quatro características deste ministério

1. SIMPLICIDADE

As igrejas precisam de uma estrutura que todos possam entender. Caso contrário, as pessoas não saberão como obter respostas e informações. Isso pode produzir especulação, na melhor das hipóteses; e suspeita, na pior das hipóteses. A metáfora da treliça é útil porque é simples. A videira encontrará seu caminho natural e facilmente para cima se a treliça for robusta e reta. As pessoas e os ministérios funcionam de forma semelhante. Eles se apegam e crescem quando líderes competentes e qualificados mantêm uma treliça simples.

A simplicidade também ajuda a igreja a evitar atritos. A complexidade leva à confusão, que é uma receita para o conflito. Os elementos do serviço e o trabalho do ministério devem ser simples e claramente definidos. É aceitável que as igrejas sejam comuns. A equipe de liderança não precisa fazer planos elaborados em constante mudança. Ao invés disso, as igrejas devem aderir ao que as Escrituras deixam claro, confiando que Deus será fiel. Isso molda não apenas os elementos de nossas comunhões, mas também a forma dos vários ministérios.

No nível pessoal, o corpo cresce para apreciar seus muitos membros. Ninguém deve se sentir inadequado por causa de seus dons. Pelo contrário, os membros devem exercer o(s) dom(s) que receberam para edificar o corpo. Um membro da igreja que tenta fazer tudo provavelmente não fará muito bem. Cada membro possui um dom e deve contribuir com esse dom para todos os outros. É simples assim.

2. PRIORIDADE

Se a igreja não estiver clara em sua missão, poderá se distrair. As igrejas podem sair do caminho rapidamente quando não sabem por que existem. Portanto, considere os requisitos do Senhor para a igreja. Uma vez que saibamos o que ele nos chamou para ser, podemos mobilizar recursos humanos e financeiros para apoiar essa missão.

Conhecer a missão e os recursos da igreja ajudará as igrejas a ficarem menos distraídas com atividades e programas fora de seu alcance. O mundo está cheio de organizações paraeclesiásticas e não cristãs comprometidas com o bom trabalho humanitário. Mas a igreja deveria se especializar em trabalho humanitário? Não, a missão principal da igreja é fazer discípulos, e a Bíblia é o nosso manual de como fazer isso.

Uma treliça deve definir os limites externos para a videira. Treliças orientadas pela missão resultam em objetivos claros. Objetivos claros ajudam uma igreja a rejeitar boas oportunidades para se concentrar nas excelentes. Tudo fora da zona de cultivo é podado, o que permite que os ramos frutíferos cresçam na direção certa. Consegue ver como boas treliças ajudam as vinhas focadas a crescerem? Com o tempo, todo o corpo ganha um senso intuitivo do motivo pelo qual existem e o que devem fazer.

3. AUTORIDADE

Os líderes da igreja vão potencializar o valor da treliça quando, de forma responsável, derem sua autoridade a outros. Apelos constantes por permissão ou financiamento podem se tornar uma distração para os líderes e um fardo para os servos. Ao invés disso, os líderes devem capacitar outras pessoas a realizar atos de serviço para o bem de todos.

De maneira ideal, a tomada de decisão é difundida em uma área maior. Isso é benéfico por vários motivos. Dá aos membros um maior senso de propriedade ao verem o fruto de suas contribuições significativas. Os membros também estarão mais inclinados a usar seu melhor julgamento para resolver problemas, levando à soluções mais rápidas. Como resultado disso, os líderes ficam livres para manter o foco no quadro geral como vigias e pastores.

4. OBJETIVIDADE

A administração da igreja envolve a avaliação de ideias, e algumas serão melhores que outras. Como eles dizem, “nem todas as oportunidades de ministério são criadas iguais! ” Sem um sistema feito para pesar os méritos de uma ideia, você corre o risco de ser vendido. Um líder objetivo, trabalhando dentro de um sistema robusto, terá as ferramentas para denunciar uma má ideia, mesmo que seja dele.

Em outras palavras, treliças bíblicas trazem objetividade, que produz estabilidade.

O contrário de uma treliça bíblica são estruturas ou treliças fabricadas pelos próprios líderes de acordo com seu próprio estilo ou preferência; ou a falta de estruturas ou treliças, o que significa que os caprichos, conflitos e personalidades do momento tenderão a dominar. Afinal, se o ego infecta a estrutura de liderança, então a identidade dos líderes se confunde com a própria igreja. Quando as coisas dão errado, isso pode levar ao desânimo. Quando as coisas vão bem, pode induzir orgulho. Em todos os casos, atrapalhará a igreja, a liderança e o rebanho.

Construir biblicamente, por outro lado, força cada decisão através dos canais que Deus pretende, não os canais que fazemos para nós mesmos e que satisfazem nossos preconceitos.

CONCLUSÃO

Não deixe a videira determinar a forma da treliça. Construa biblicamente, então cresça nele. A estrutura no início vai treinar a videira. Os designs mais duradouros são simples e bem projetados. Eles começaram com um fim em mente, e tudo cresce como um todo. 

Uma administração eficaz requer uma estrutura simples, prioridades compartilhadas, linhas claras de autoridade e uma missão clara e abrangente. O resultado de uma administração eficaz é uma videira saudável e frutífera, capaz de suportar épocas de dificuldade.

Por: Jonathan Rourke. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: How A Lack Of Trellis Undermines Ministry. Tradução: Laura Denário. Revisão e Edição por Vinicius Lima.