Qual o significado de Filipenses 4.13?

Em Cristo podemos de fato todas as coisas?

Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4.13)

Quando foi a última vez que você ouviu um atleta dizer depois de uma grande derrota: “Tudo posso naquele que me fortalece”? No mundo dos esportes dos Estados Unidos, não é incomum depois de um jogo ouvir um dos vencedores citar Filipenses 4.13, mas raramente, ou nunca, ouvimos isso do lado perdedor. Esse fenômeno talvez seja mais evidente nos esportes, mas também pode ser visto em outras áreas de competição. Por que parecemos ouvir este versículo apenas no contexto de vitória? Essa é a extensão de sua aplicação?

Em geral, associamos este versículo com ganhar, porque “poder [tudo]” soa como realização, como sucesso. Por outro lado, perder é tipicamente o resultado de não conseguir algo ou de ser superado por alguém que pôde mais. Então, faz sentido que, quando ouvimos “tudo posso”, associemos isso à vitória, porque os vencedores puderam alcançar alguma coisa.

Se no momento do triunfo um vencedor dá crédito a Cristo pela força para triunfar, isso é algo bom e apropriado. Mas seria um erro concluir de tais momentos que este versículo pertence apenas aos vencedores. Ninguém deve pensar que quando sua história não é de sucesso, é porque Jesus não está com ele ou que ele está longe do favor de Deus, porque isso claramente não é o que Paulo quis dizer.

Paulo escreveu sua carta aos Filipenses dentro de uma cela em Roma. A prisão não é um lugar para vencedores, pelo menos não como definido por este mundo. É claro, Paulo não obteve suas definições deste mundo. Seu “posso” era mais do que meramente “ganhar”, e o seu “tudo” abarcava mais do que é comemorado em estantes de troféus ou nas paredes dos escritórios.

As circunstâncias da prisão de Paulo teriam esmagado qualquer pessoa deixada às suas próprias forças. Como se não bastasse estar preso, pregadores insinceros procuravam afligi-lo ainda mais (1.17), ele estava “perturbado” por provisões escassas (4.14), e a morte parecia um resultado tão provável quanto a libertação (1:20). Mas em vez de abandonar a Deus ou resmungar contra Ele com dor, fome ou medo, Paulo estava em paz em suas circunstâncias. Paulo “pôde” ter contentamento. E o segredo dessa realização inexplicável — a razão de sua paciente perseverança em uma situação desesperadora — foi a fé em Cristo:

Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece (4.11-13).

Observe o que Paulo condensa na frase “tudo” ao construir o versículo 13: “fome”, “escassez” e ser “humilhado”. No âmbito do que pode fazer por meio de Cristo, Paulo tem em mente períodos de privação e humilhação. Quando está “perdendo” na vida, Paulo está contente, porque sabe que seu Deus ainda está com ele.

É por isso que atletas e cristãos derrotados em todas as circunstâncias devem possuir o versículo 13 tanto quanto qualquer campeão: Jesus atende e fortalece Seu povo em meio a perdas, lutas e mágoas como nos períodos de sucesso e prosperidade. Nesse sentido, as palavras de Paulo em Filipenses 4:13 ecoam as de Habacuque quase sete séculos antes: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide … todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza” (Hc 3.17-19). Habacuque “pôde” ter alegria em Deus apesar de sua situação de miséria, porque conhecia a força de seu Salvador.

Mas não podemos deixar passar o fato de que na categoria “tudo” Paulo também menciona tempos de fartura e abundância. Cristo deve sustentar Seu povo também em épocas mais tranquilas, porque a tentação de esquecer Deus surge não apenas quando Suas bênçãos estão ausentes, mas também quando são abundantes.

É contraditório pensar que precisamos de ajuda para enfrentar a abundância. Mas negar em tempos de tranquilidade a tentação de presumir a bênção de Deus, tomar o crédito por ela e idolatrar os dons acima do Doador, requer força divina se quisermos permanecer fiéis. Portanto, qualquer pessoa que credite a Cristo no início de seu sucesso deve depender continuamente nEle durante todo esse período, para que não esqueça daquele que o deu.

Filipenses 4.13 nos ensina que, por meio da fé nEle, nosso Senhor Jesus nos capacita a suportar com contentamento quaisquer circunstâncias em que Ele nos coloque, desde a pressão da pobreza até o fogo refinador da prosperidade. Mais do que um lema apenas para cristãos “vitoriosos”, “tudo posso naquele que me fortalece” é a reivindicação contínua de todo soldado do exército do Senhor. Seja marchando pelos cumes das montanhas ou atravessando os vales, podemos estar contentes no Senhor, porque Ele está sempre conosco, suprindo todas as nossas necessidades e guiando-nos amorosamente à nossa vitória final.

Por: Tyler Kenney. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Filipenses 4:13. Traduzido por João Costa. Revisão por Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.