Um blog do Ministério Fiel  Um blog do Ministério Fiel

[DEVOCIONAL] John Piper – Como Ser Cheio do Espírito Santo?

Como Ser Cheio do Espírito Santo?

Como beber o vinho de Deus? Meditação sobre efésios 5.18-21

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Efésios 5.18 diz: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. Há, pelo menos, quatro efeitos de ser cheio do Espírito. Primeiramente, o versículo 19 mostra que o efeito é musical: “…falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor”. É evidente que a alegria em Cristo é a característica peculiar de ser cheio do Espírito.

Mas não somente alegria. No versículo 20, encontramos a gratidão: “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus  Cristo”. Gratidão perpétua, gratidão por tudo resulta de ser cheio do Espírito — e essa gratidão tem como alvo o vencer a murmuração, o descontentamento, a autocompaixão, a amargura, o queixume, a carranca, a depressão, a inquietação, o desânimo, a melancolia e o pessimismo!

Mas os efeitos não são apenas alegria musical e gratidão por tudo; há também a submissão de amor às necessidades uns dos outros — “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. Alegria, gratidão e amor humilde — essas são algumas das marcas de ser cheio do Espírito.

Poderíamos acrescentar um quarto efeito: ousadia no testemunho cristão. Podemos ver isto com mais clareza em Atos 4.31: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus”. Nenhum crente deixará de ser ousado e zeloso no testemunho, se o Espírito Santo estiver produzindo nele alegria transbordante, gratidão perpétua e amor humilde. Oh! Como precisamos ser cheios do Espírito! Procuremos esse enchimento! Busquemo-lo!

No entanto, há uma pergunta crucial: como podemos buscá-lo? Comecemos com a analogia mais próxima: “Não vos embriagueis com vinho… mas enchei-vos do Espírito” (v. 18). Como você se embriaga com o vinho? Você o bebe… em grande quantidade. Então, como ficaremos embriagados (cheios) com o Espírito? Bebamos dEle! Bebamos em profusão. Paulo disse: “A todos nós foi dado beber de um só Espírito” (1 Coríntios 12.13). Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito” (João 7.37-39).

Como podemos beber do Espírito Santo? Paulo disse: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, [cogitam] das coisas do Espírito” (Romanos 8.5). Bebemos do Espírito cogitando das coisas do Espírito. O que significa “cogitar” das coisas do Espírito”? Colossenses 3.1-2 afirmam: “Buscai as coisas lá do alto… Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”. “Pensar” significa “procurar, dirigir a atenção para, preocupar-se com”. Significa “ser dedicado a” e “absorvido com”. Portanto, beber do Espírito significa buscar as coisas do Espírito, dirigir a atenção às coisas do Espírito, dedicar-se às coisas do Espírito.

Quais são “as coisas do Espírito”? Quando Paulo disse: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus” (1 Coríntios 2.14), estava se referindo aos seus próprios ensinos inspirados pelo Espírito (1 Coríntios 2.13)— especialmente seus ensinos a respeito dos pensamentos, planos e caminhos de Deus (1 Coríntios 2.8-10). Então, “as coisas do Espírito” são os ensinos dos apóstolos a respeito de Deus. Jesus também disse: “As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (João 6.63). Logo, os ensinos de Jesus também são “as coisas do Espírito”.

Portanto, beber do Espírito significa cogitar das coisas do Espírito. E cogitar das coisas do Espírito significa dirigir nossa atenção aos ensinos dos apóstolos a respeito de Deus e às palavras de Jesus. Se fizermos isso por bastante tempo, ficaremos embriagados com o Espírito. De fato, ficaremos viciados no Espírito. Em vez de dependência química, desenvolveremos uma maravilhosa dependência do Espírito Santo.

Mais uma coisa: o Espírito Santo não é como o vinho, porque Ele é uma pessoa e livre para ir e vir aonde quer que deseje (João 3.8). Por isso, temos de acrescentar Lucas 11.13. Jesus disse aos seus discípulos: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Se queremos ser cheios do Espírito, temos de pedir isso ao nosso Pai celestial. E foi isso que Paulo fez pelos crentes de Éfeso. Ele pediu ao Pai celestial que aqueles crentes fossem “tomados [cheios] de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3.19). Beba do Espírito e ore. Beba do Espírito e ore. Beba do Espírito e ore.

Devocional extraído do livro Provai e Vede, de John Piper.

Copyright: © Editora FIEL

Permissões: a postagem de trechos deste livro foi realizada com permissão da Editora Fiel. Se você deseja mais informações sobre permissões contate-os.

Baixe o ebookAdquira o livro |





  • Maria Eduarda

    GLÓRIA A DEUS !!

  • Rafael Serqueira

    Muito bom! Agradeço a Deus por esse site e pelo iProdigo, pois tenho sido muito edificado nesses últimos 4 meses.
    Mas o que fazer, se na minha cidade, não há igrejas que sigam a linha calvinista, reformada? Congrego em uma igreja pentecostal, mas tenho passado “fome” lá (quem lê, entenda, rs)
    Preciso de orientação, por favor. Obrigado.

    • http://www.amecristo.com William Bessa

      Não tem nenhuma igreja presbiteriana na sua cidade? Geralmente é bem mais comum encontrar uma igreja presbiteriana do que uma batista reformada. Mas enquanto não achar, continue sendo um servo fiel ao Senhor no lugar em você está, ensinando, aprendendo e procurando crescer na fé. Eu sei bem o que é estar “com fome”, passei por isso…

      • Rafael Serqueira

        Sim, há pelo menos 1 igreja presbiteriana renovada e 1 presbiteriana independente.
        Na renovada não há, pelo menos não abertamente, um ensino das doutrinas da graça. Tanto, que conversando com um membro de vários anos de lá, ele nem fazia ideia sobre tais doutrinas.
        Na igreja presbiteriana independente, parece ser diferente (até rimou, rs), Fui 1 vez lá esses dias, pretendo entrar em contato com o pastor,e quem sabe passar a congregar lá.
        Agradeço sua resposta.

  • Juninho Silva

    REVIGORANTE!

  • http://SERVOSINCERO.BLOGPOT.COM REGINALDO

    SOMENTE EM CRISTO!

    ETERNAMENTE GRATO!

    AMÉM!

  • Sérgio Filho

    Glória Deus, é desse jeito mesmo, pedi, dar-se-vos-á para a glória do nome de Deus.

  • Pr João Victor

    Que benção de meditação.

  • http://corpodecristofei.blogspot.com/ Jonathan

    Que legal o texto!
    Um tempo atrás escrevi no meu blog um texto com o mesmo tema… Tem até algumas semelhanças.
    Deem uma olhada:
    http://corpodecristofei.blogspot.com/2011/03/cheio-de-espirito-santo-relacionamento.html

    Deus abençoe todos vcs!!

  • http://www.youtube.com/user/canalpermitamefalar?feature=mhee Felipe

    Muito bom, linda linda linda palavra!.
    “Beba do Espírito e ore. Beba do Espírito e ore. Beba do Espírito e ore.”

  • Roberto Aprigio G. dos Santos

    Devocional maravilhosa.. Vamos beber do Santo Espirito diariamente!

  • Daniel

    Amém!!!

  • Thiago Alvim

    Aleluia !!! Edificante, Maravilhoso…Obrigado Jesus !!!

  • Fernando Rizzi

    Maravilhoso … O.o

  • Vinícius H.

    eu tenho esse livro…
    mto bom !

  • Markinhos Falcão

    amém,que cada dia possamos nos embriagar desse espírito !

  • Soraya Brasileiro

    Amei!

  • André

    Assim seja, em nome de Jesus.

  • http://www.cheiadatuagraca.blogspot.com Gaby

    Veio em mto boa hora para mim!
    Passei o dia triste, mas qd li estava palavra, corri na bíblia para ler os capitulos, dos versiculos citados, e me senti mto renovada!

    Obrigada.

  • Renan Cesar

    muito muito muito bom! Beba do do Espirito e oreeeee!

  • Yolanda Machado Martins

    So’ em ler fui cheia do Espirito Santo. Sou lider de celula vou levar esse ensinamento nas nossas reunioes. Deus abencoe Pastor John Piper.

  • http://www.facebook.com/suzete.diasmaria Suzete Dias Maria

    Muito interessante e cheio de Espirito Santo.

  • BRUNO LEMES

    PAI te damos graça, é em nome de CRISTO nosso Senhor …. que essa geração seja tomada pelo teu doce ESPIRITO SANTO.