4 fontes de encorajamento cristão

Quando você se depara com a palavra “encorajar” (ou “exortar”) nas Escrituras, o sentido é “tornar forte”, normalmente relacionado a fortalecer a determinação de uma pessoa para que ela prossiga seguindo ao Senhor. Quando você entende esse significado, você vê que todo cristão precisa de encorajamento contínuo enquanto ele vive esta vida cristã. É útil olhar para as coisas que a Bíblia aponta como fontes de encorajamento. Aqui estão quatro que são extraídas do Novo Testamento:

Cristo nos Encoraja

Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento (Filipenses 2:1-2).

O Antigo Testamento nos Encoraja

Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança (Romanos 15:4 NVI).

Líderes Cristãos nos Encorajam

(Talvez isso também devesse ser intitulado “O Novo Testamento nos Encoraja”).

Cessado o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos e, depois de encorajá-los, despediu-se e partiu para a Macedônia. Viajou por aquela região, encorajando os irmãos com muitas palavras e, por fim, chegou à Grécia (Atos 20:1-2 NVI; cf. Atos 14:21-22; Colossenses 2:1-2; 1 Tessalonicenses 2:12).

M Mas quem profetiza o faz para edificação, encorajamento e consolação dos homens (1 Coríntios 14:3 NVI; cf. Atos 15:32).

Irmãos em Cristo nos Encorajam

Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé (Romanos 1:11-12 NVI).

Tíquico, o irmão amado e fiel servo do Senhor, lhes informará tudo, para que vocês também saibam qual é a minha situação e o que estou fazendo. Enviei-o a vocês por essa mesma razão, para que saibam como estamos e para que ele os encoraje (Efésios 6:21-22 NVI; cf. Colossenses 4:7-8).

E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia (Hebreus 10:24-25 NVI; cf. 1 Tessalonicenses 4:18; 5:11; 5:14).

Por Tim Challies. © Tim Challies, 2002-2013. Todos os direitos reservados. Fonte: 4 Sources of Christian Encouragement.

Tradução: Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Original: 4 fontes de encorajamento cristão.