Um blog do Ministério Fiel  Um blog do Ministério Fiel

Hernandes Dias Lopes – Por que Algumas Igrejas Crescem e Outras Não?

hernandes-crescem

Neste vídeo, Hernandes Dias Lopes sobre dois componentes cruciais para o crescimento de uma igreja.

Veja a pregação completa

Por: Hernandes Dias Lopes. Editora Fiel 2012 © Todos os direitos reservados. Pregado na 28ª Conferência Fiel para Pastores e Líderes (2012). Website: www.editorafiel.com.br. Original: Por que Algumas Igrejas Crescem e Outras Não? – Hernandes Dias Lopes

Ressalva: nem toda igreja fiel cresce

Entenda esse vídeo como um provérbio. Igrejas dedicadas ao ensino fiel da Palavra e à oração normalmente crescem, assim como a criança ensinada no caminho normalmente continua nele. Agora, há exceções. Dentro da soberania divina, Deus pode estar contendo o crescimento numérico de uma igreja por um tempo, almejando sua maturidade (ou por motivos que só Ele conhece).

Logo, temos dois extremos: (1) a igreja que não cresce porque não evangeliza e não busca crescer numericamente e (2) a igreja que cresce numericamente, mas não cresce em maturidade. Os dois extremos são ruins, porque as duas igrejas tem sido infiéis para aquilo que Deus as chamou.

Então, a pergunta é: minha igreja tem se esforçado para crescer tanto em números quanto em maturidade? Os resultados podem variar, mas o empenho deve sempre existir.





  • Roni Brandão

    Bom, não concordo com a linha de raciocinio do Pastor, vejamos :

    Ha igrejas que pregam o que o povo quer ouvir, ai com certeza ela ira crescer ( ficar cheia), e ha igreja que pregam a verdade Nua e Crua, e com certeza incomodo a muitos, é bem possivel que essa igreja nos dias de hoje não vai crescer ( ficar cheia), ali prega-se a doutrina acima de tudo, no ultimo dia veremos qual igreja o Senhor vai se agradar mais, a igreja cheia e vazia de Deus ou a igreja vazia e cheia de Deus, é somente ler as 7 cartas do Apocalipse para vermos que igreja cheia não é sinonimo de intimidade diante de Deus.

    • Ro

      é verdade Deus não vai levar uma igreja cheia, só pq esta cheia….Deus olha para a igreja que prega a verdade…aquela que incomoda e faz com que as pessoas se confrontem com o pecado..eu faço parte de uma comunidade que prega a verdade e não é uma igreja cheia, mas nem por isso deixaremos de pregar a verdade…..temos que viver o evangelho puro e simples de nosso Senhor Jesus Cristo.

    • Luiz Tolentino

      AINDA REINA UM DEMONIO DE FALSA HUMILDADE EM MUITOS “CRISTÃOS” entre haspas de pensar que deus quer igrejas vasia como sinonimo de santidade, leia a biblia que o rei entristeceu em ver a casa vasia, é uma lição para hoje!!!

    • luciano

      Pois é Roni também não concordo com sua visão, Tenho certeza que Deus sempre na sua palavra fala-se em multiplicação, em pentecoste em um só dia 3000 almas aceitaram a JESUS, o erro esta nos crentes que não vivem a palavra que não dão testemunho, que não tem fé e nem trabalham de acordo com a palavra de Deus, é impossível uma igreja não crescer com a benção de Deus ou então JESUS CRISTO não é Senhor da Igreja, Deus tem pressa e fala na sua biblia que os campos estão brancos, lembra dessa passagem, mas a pergunta é quem vai levar a palavra?

  • diego

    Eu estou fazendo M com a minha vida mas graças a Deus, so pela misericordia ainda nao tive nenhuma consequencia severa, sera que alguem pode me ajudar , me aconselhar , antes que eu acabe mais no buraco e estragando tudo. meu msn diegojr92@hotmail.com

    • Eberton

      Diego peca carvão espirito santo … Ele ira colocar alguém do seu lado que verdadeiramente vc possa confiar confie viuuuuu….. Depois que li seu comentário fiz uma oração por vc ….. Deus te abençoe
      T

      • diego

        peca carvao?

        • Vanessa

          Acho que ele quis dizer “peça perdão” provavelmente foi apenas um erro de digitação…

          • Roseli

            Entregue o seu coração totalmente a Deus, seja sincero na sua petição e peça ajuda ao Espirito Santo e Ele com certeza vai te ajudar …..Deus não resiste a um coração quebrantado em sua presença, mas de verdade….Deus te abençoe.

    • diego

      Ok. se fosse o msn de uma menina aqui um monte ia querer adicionar para “ajudar”a

      • Luizinho Timão

        Amigo não tenho usado MSN, mas se puder te ajudar por outras vias me coloco a sua disposição…
        S não for possivel por outras vias, (tipo bate papo do facebook) me avise que volto a usar o msn pra te dar esse apoio…

  • Alex da Costa Rodrigues

    crescer é uma coisa inchar é outra,oque temos visto nas igrejas antropocêntricas é inchaço!

  • Luizinho Timão

    Concordo com o comentário anterior sobre o inchaço das igrejas, mas se levarmos isso também como crescimento vemos que igrejas muitas vezes são cheias com fins escusos e pregações que não se atem a palavra de Deus ….

    Então o que trago a pauta é… Será que esse crescimento é realmente necessário?!
    Os cristãos não devem se preocupar em quantas pessoas sua mensagem tem alcançado, mas se essa mensagem está alcançando o objetivo que Deus determinou a ela…

    O senhor muitas vezes quer daquela comunidade de fé ou individuo uma pregação que alcanse apenas alguns e em outras uma pregação que alcance multidões.

    O que faz a diferença na Igreja não é quantas pessoas são alcançadas ou quanto a Igreja cresce, mas sim se naquela Igreja tem sido feita a vontade de Deus ou não…

    Portanto tenho a concluir que nossa preocupação tem que sair do tamanho e som se preocupar com o quanto somos íntimos a ponto de estar fazendo aquilo que Deus quer.

  • luciano

    Outra coisa amigos não estamos aqui para julgar que é o joio ou trigo, isso é Deus quem vai separar naquele dia, pois quando falamos de inchaço estamos falando do joio e qual é a igreja que não tem, as pequenas são as piores, geralmente todo mundo se conhece de mais e ai é um tal de falar mal um dos outros, nas grandes é muita gente é mais o que se fazer.

  • Samuel

    A Partir do dia que a direção da igreja Presbiteria do Brasil começar a pregar o evangelho da biblia em vez de discutir e enaltecer doutrinas e teologias humanas, ir as praças levar a palavra ao povo sedento, colocar a igreja para orar.. ai sim havera crescimento de quantidade e qualidade.os dois interessam a DEUS.