Confira como foi a Conferência Fiel Mulheres 2024

Veja aqui resumos, citações, trechos e sobre o ingresso para a edição de 2025!

Nestes dois últimos finais de semana (15 a 17 e 22 a 24 de março de 2024) tivemos a alegria de cobrir as duas edições de mais uma Conferência Fiel para Mulheres, que ano que vem já estará em sua 10ª edição!

Foram mais de 2500 mulheres no evento, que contou com preleções de Renata Gandolfo, Heber Campos Jr, Claudia Lotti, Nancy Guthrie, Naná Castilho e Ana Paula Nunes. A música ficou a cargo da equipe de louvor da IPP (Igreja Presbiteriana de Pinheiros). Esta conferência, mais uma vez, bateu recorde de participantes, sendo necessário duas edições em dois finais de semana seguidos! Para o ano que vem, até o momento deste post, mais da metade dos ingressos para já foram vendidos! Corra para garantir logo o seu antes que os ingressos acabem! (CLIQUE AQUI PARA GARANTIR O SEU).

Este ano foi trabalhado o tema do Deslumbramento da mulher a Jesus por meio de exposições bíblicas em relatos bíblicos onde mulheres tiveram experiências com Deus. Abaixo, preparamos pequenos resumos das mensagens que foram ministradas, confira!

Pré-conferência, sexta-feira à tarde.

Renata Gandolfo – Conhecer mais para amar mais

Dando o tom da conferência deste ano, que é um incentivo à devoção e entrega a Cristo, Renata Gandolfo fala de um elemento essencial a essa devoção, o conhecimento de Deus. Gandolfo nos ensinou por diversas passagens nas Escrituras a respeito da necessidade de termos não somente um conhecimento intelectual sobre Deus, mas também relacional.

 

Esses dois conhecimentos caminham e se desenvolvem juntos por meio de nossa busca por Cristo na Palavra de Deus junto às respostas de obediência que damos a Ele neste caminhar. O cristão deve dar frutos, e estes frutos serão resultado desta busca em conhecer mais e mais a Jesus.

 

Primeiro dia, sexta-feira à noite.

Heber Campos jr – Deslumbradas aos pés de Jesus (Marcos 14.3-9).

Para a abertura oficial de nossa conferência, Heber Jr expôs Marcos 14.3-9, nos mostrando dentro do contexto maior este episódio da mulher que ungiu a Cristo, que está inserido bem no meio da trama da traição a Cristo (versos 1-2 e 10-11). Heber Jr nos explicou que Marcos quer contrastar o ódio dos ímpios com a adoração e entrega extravagante desta mulher a Jesus.

Fomos desafiados a sermos mais íntegros em nossa devoção a Cristo, tendo de fato a Jesus como nossa prioridade, prestando sempre atenção à religiosidade e legalismo que podemos tanto sofrer quanto exercer em nossa caminhada cristã.

Nancy Guthrie – A grande história da Bíblia

Não há como ficar deslumbrada aos pés de Jesus sem conhecer profundamente a História da Redenção. Para isso, Nancy Ghutrie nos abençoou com uma palestra acerca do enredo das Escrituras, da história da Bíblia como um todo, nos oferecendo um resumo de toda a História da Redenção, de Gênesis a Apocalipse.

Em breve esta palestra estará disponível gratuitamente em nosso Ensino Fiel, nos acompanhe em nossas redes sociais para não perder esta reprise, ou adquira sua assinatura do Fiel Digital para já de imediato ter acesso a esta e todas as demais palestras desta e de todas as nossas conferências anteriores!

Conferência Jovens – Banner Topo

Segundo dia, sábado

Naná Castillo, devocional da manhã com o tema “O perigo da familiaridade”

Nosso devocional da manhã foi ministrado por Naná Castillo, que nos despertou à admiração por Deus, à contemplação por meio de um deslumbramento da revelação geral e também especial do Senhor – a Criação e as Escrituras. Crescer nesta admiração nos livrará do perigo do desânimo, fruto de uma familiarização indevida com Deus e com a Criação.

Intencionalmente, devemos ver Deus em todas as coisas, bem como nos dedicarmos a conhecê-lo mais e mais para de fato estarmos deslumbradas e contritas aos pés de Jesus.

Claudia Lotti – Eva e o descendente da mulher (Gênesis 3)

Numa exposição em Gênesis 3, Cláudia Lotti nos ensinou a deslumbrarmos nossa salvação em Jesus, salvação já demonstrada no Éden. Lá, tanto a promessa do evangelho quanto o próprio evangelho já foi demonstrado pelo nosso Deus.

Lotti pontuou que a queda de Adão e Eva não nos isolou para sempre de Deus, pois imediatamente Deus os busca e os reveste, nos lembrando que Deus vai ao nosso encontro e que a nossa salvação é feita totalmente por ele, nos revestindo de Cristo e nos colocando em um caminho de santificação.

Heber Campos Jr – Sara e o filho da promessa

Para encerrar a manhã de sábado, Heber Jr nos instruiu biblicamente acerca das promessas de Deus por meio da história de Sara e seu filho, nos ensinando a discernir entre o que é um bom desejo e expectativa e o que de fato é uma promessa, em como devemos viver entre o período da promessas e seu cumprimento, bem como podemos ser satisfeitos em Cristo mesmo não tendo nossas expectativas mais nobres satisfeitas.

As circunstâncias são as ocasiões, mas não o motivo e fonte dos nossos fracassos.

As dificuldades circunstanciais ao longo da espera do cumprimento da promessa é Deus formando o caráter de Cristo em nós.

Deus molda nosso senso de satisfação por meio das circunstâncias que nos impõe até chegar o cumprimento das promessas.

Muitas circunstâncias podem ocorrer nestes períodos, podemos ser tentados a esmorecer e não sermos fiéis a Deus até que sua Palavra ou o desejo de nossos corações se cumpram. Todavia, Deus molda nosso caráter e senso de satisfação nestes tempos de espera.

Workshops

Também tivemos dois workshops no sábado à tarde com Naná Castillo, Claudia Lotti e Ana Paula Nunes. Confira abaixo citações destes momentos:

Ana Paula Nunes – Unidas contra a rivalidade feminina

Ana Paula Nunes apresentou um workshop sobre o assunto de seu livro recém lançado, que trata sobre o problema da rivalidade entre mulheres dentro da igreja, motivo pelo qual muitas desanimam na fé saem de suas comunidades. Ana Paula pontuou que as doutrinas da criação, de que fomos criados à imagem de Deus, bem como a doutrina da santificação, de que até o dia final seremos todos santos, ajudam as mulheres a verem dignidade umas nas outras, se respeitando e amando, e que todas as mulheres estão sendo santificadas até o dia final, algo importante a ser considerado ao presenciar o pecado na vida uma das outras, bem como não impor padrões a si mesmas e às outras que não estão descritos na Palavra de Deus, pois o Criador criou cada uma para ser tão igual, mas ao mesmo tempo tão diferente uma da outra.

 

Até o final, todas nós unidas a Cristo seremos santas.

Olhe toda a diversidade na criação, cada passarinho tem centenas de peninhas e todas elas tão diferentes. Por que insistimos que todas nós deveríamos ser iguais?

Naná Castillo e Claudia Lotti – Toda mulher trabalha

Em Toda mulher trabalha, as autoras Naná e Claudia falam sobre o que a Palavra de Deus pode dizer sobre as diversas situações que as mulheres cristãs brasileiras passam em relação ao trabalho. Antes de tudo, uma cosmovisão bíblica de trabalho deve ser bem formada, para que a mulher saiba tomar decisões em relação às melhores formas de estar servindo a Deus, sua família, igreja e sociedade, entendendo que sempre haverá problemas e inadequações, mas que sempre haverá graça e oportunidade de glorificar a Deus por meio das obras de suas mãos.

A solução para as dificuldades que as mulheres têm com o trabalho não está no home office, em um salário melhor ou até mesmo na igualdade de oportunidades, mas sim em Jesus.

 

Deus nunca nos coloca em alguma situação na qual ele não possa ser glorificado.

 

Nancy Guthrie, A grande conclusão da Bíblia

Nesta palestra, Nancy Ghutrie fala sobre a Bíblia como um todo novamente. Mas, diferente da abordagem histórica de sua primeira palestra, nesta ela aborda a teologia bíblica dos assuntos do Reino e também do casamento, nos mostrando como a conclusão da história em Apocalipse, para estes dois assuntos, moldam a maneira como nos envolvemos e obedecemos às autoridades, bem como a maneira como pensamos e vivemos o casamento. A teologia bíblica do Reino e do casamento alinham nossas expectativas e nos fazem confiar e descansar na provisão do nosso rei e noivo, Jesus Cristo.

Nas bodas do Cordeiro teremos um santo marido que nunca nos abandonará, nunca nos trairá, para sempre ele nos amará.

 

Nenhum marido humano pode viver à altura de tudo aquilo que nosso Rei e marido eterno pode fazer por nós.

Terceiro e último dia, domingo

Naná Castillo, devocional da manhã com o tema “A esquecida virtude da admiração”

No devocional matinal do nosso último dia, Naná concluiu o assunto da falta de admiração e suas consequências. Ela pontuou como a reclamação e murmuração são o oposto da gratidão; é algo que indica falta de deslumbramento.

A bondade de Deus deve ser o filtro pelo qual enxergamos as circunstâncias.

Para que paremos com o pecado da murmuração é necessário cultivar a gratidão e o deslumbramento por Deus, sair de uma vida centrada em si mesmo e reconhecer a vinda de Deus em todas as coisas, principalmente nas circunstâncias mais difíceis.

Ana Paula Nunes, Raabe e a linhagem do Messias

Ana Paula Nunes nos abençoou falando sobre diversos textos nas Escrituras que mencionam a história e a fé da prostituta Raabe, que foi justificada pela fé e incluída na linhagem do Messias. Ela ressaltou como Deus é generoso e diferente de nós quando o assunto é incluir pessoas em seu povo, vidas que parecem improváveis de conversão aos nossos olhos.

Raabe foi incluída na linhagem do Messias, mas muitas vezes temos dificuldades em receber mulheres como ela em nosso meio.

Muitas vezes nos perguntamos como incluir e aceitar pessoas como Raabe em nosso meio, mas isso nunca foi um problema para Deus e nunca deveria também ser um problema para nós.

Claudia Lotti – Escolhendo a melhor parte (Lucas 10.38-42)

 Claudia Lotti encerrou a nossa conferência trazendo uma mensagem que fala muito ao coração de toda mulher, pois toda mulher é muito atarefada, e o risco de se preocupar mais com as muitas tarefas do que com o Deus a quem devemos dedicar toda tarefa é muito grande.

A idolatria da produtividade e a perda do deslumbramento da presença de Jesus faz com que a mulher perca a melhor parte, que é estar aos pés de Jesus e adorá-lo para sempre. Todas as tarefas são importantes, mas nada pode ser mais importante do que se deslumbrar aos pés de Jesus.

 

Em todos os nossos trabalhos podemos ser como Marta, ou seja, fazer do nosso trabalho algo sobre nós apenas, e não sobre Deus.

 

Na verdade, não existe lista de prioridades na vida, há apenas uma única prioridade — conhecer seu Mestre. Tudo em sua vida deve ser moldado por essa prioridade.

CONFERÊNCIA FIEL MULHERES 2025!

O tema da conferência do ano que vem foi revelado – Criadas à imagem de Deus –  onde o assunto da feminilidade e papel da mulher como ser criado à imagem de Deus será ensinado e colocado frente aos ataques que a cultura de nossa época tem feito à mulher e à visão bíblica da feminilidade. Não perca este evento, que ocorrerá entre os dias 21 a 23 de março de 2025, em Santo-SP no centro de convenções Blue Med! CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES E PARA FAZER LOGO SUA INSCRIÇÃO.

Veja abaixo o video promocional do evento do ano que vem!

Por Vinicius Lima. © Ministério Fiel e © Voltemos ao Evangelho. Website: MinisterioFiel.com.br e VoltemosAoEvangelho.com.br. Editor: Vinicius Lima.