Confira como foi a Conferência Fiel Mulheres 2023

Mensagens em Ester com Jen Oshman, Vinicius Musselman, Emilio Garofalo e outros

Neste final de semana tivemos a alegria de cobrir mais uma Conferência Fiel para Mulheres, que ano que vem já estará em sua 9ª edição!

Foram quase 2 mil mulheres no evento (online e presencial), que contou com preleções de Vinicius Musselman, Aline Musselman, Emílio Garofalo, Jen Oshman (com uma excelente tradução por Naná Castilho) e Natalie Campos, também tivemos workshops e devocionais com Renata Gandolfo, Prisca Lessa, Laise Helena e Nadir Santos. A música ficou a cargo da equipe de louvor da IPP (Igreja Presbiteriana de Pinheiros). Foi a maior conferência de mulheres da Fiel até hoje! Para o ano que vem, até o momento deste post, mais da metade dos ingressos para já foram vendidos! Corra para garantir logo o seu antes que os ingressos acabem! (CLIQUE AQUI PARA GARANTIR O SEU).

Este ano foi trabalhado o tema da nossa identidade em Cristo Jesus por meio de uma exposição completa do livro de Ester. Abaixo, preparamos pequenos resumos das mensagens que foram ministradas, confira!

Pré-conferência, sexta-feira à tarde (17/03/2023).

Aline Musselman – Preparadas e capacitadas pela Escritura (2Tm 3.14-16)

Tivemos em nossa pré-conferência uma mensagem ministrada por Aline Musselman, que encorajou as mulheres a se aprofundarem mais na Palavra de Deus, pois somente as Escrituras são capazes de capacitar mulheres para cumprir com sua missão.

A Bíblia está disponível a todos, as mulheres podem e devem também estudá-la a fim de conhecerem a vontade de Deus para suas vidas, servindo à edificação de sua família e também de sua igreja.

Primeiro dia, sexta-feira à noite (17/03/2023).

Vinicius Musselman – Em que está fundamentada a sua identidade? (Ester 1).

Vinicius levantou a questão da glória do Rei Assuero, que, diferente de Deus, era uma glória impiedosa e desprovida de qualquer misericórdia, mostrando que Deus é totalmente diferente de Assuero. Somente pelo erro de Vasti, Assuero a corta definitivamente de seu reino, mas com nosso Deus as coisas não são assim.

Dito isso, Vinicius aplica sua mensagem dizendo que não precisamos enxergar a Deus como alguém que se relaciona conosco baseado em nossas perfeições, mas sim em sua graça. Não precisamos ter um temor como o que Vasti poderia ter tido, de em sua primeira insujeição ter sido descartada do reino de Assuero.

Nosso Deus sabe quem somos, sabe de nossas imperfeições, Ele não é como Assuero, demasiadamente severo, mas sim gracioso. Ele te fará permanecer em seu Reino de amor por ter lavado suas imperfeições no sangue de Cristo.

Nossa identidade está baseada na graça de Deus, pois ao sabermos quem Deus é, sabemos também de seu amor por nós. Isso dá descanso às nossas almas e diz que somos amados por Ele, e nisso está nossa identidade. Deus sabe quem somos, pois nele somos o que somos.

Emilio Garofalo – Ester 2.1-18

Emílio traz uma mensagem com uma abordagem interpretativa um tanto quanto diferente quanto às atitudes de Ester e Mardoqueu. Ele nos mostra que, na verdade, essa família foi apenas se moldando aos padrões medo-persas e se deixando levar pela situação, ao invés de resistirem fortemente como Daniel, por exemplo.

Entretanto, essa história nos ensina verdades profundas. Nem sempre seremos heróis e perfeitos, nem sempre seremos como Daniel. Embora Ester e Mardoqueu não tenham agido da melhor forma, bem como seus antepassados que decidiram não voltar para Jerusalém, a graça de Deus foi benevolente com eles e os resgatou, bem como todo o povo. Ester não é uma história típica de princesa perfeita, mas sobre a graça de Deus e providência amorosa sobre seu povo escolhido, mas imerecedor.

Segundo dia, sábado (18/03/2023)

Renata Gandolfo, devocional da manhã com o tema “Rendida”, sobre seu recente livro lançado intitulado “A arte da guerra para mulheres”.

Renata trouxe alívio e alegria às mulheres presentes, lembrando sobre a importância de se render aos pés de Jesus. A guerra da vida cristã, diferente das demais guerras, é uma guerra que se ganha por meio de se render a Jesus ao crer e descansar no seu perdão e em suas promessas. Gandolfo concluiu seu devocional dizendo: “Estamos livres em Cristo, podemos entregar nossas lutas a Jesus, porque ele morreu a nossa morte, pagou pelo nosso pecado, para que você e eu vivamos na luz.”

Jen Oshman – Ester 2.19 – 3.6

Jen nos abençoou com uma excelente exposição neste trecho do livro de Ester, sobre a reviravolta que ocorreu, apesar da boa atitude de Mordecai em não se curvar diante do rei.

Fomos lembrados que mesmo quando vivemos em piedade e tomamos boas atitudes, podemos ser visitados por diversos sofrimentos e injustiças.

Mesmo em meio a todas essas dores, Deus está trabalhando – Ele está agindo em favor de nós. Nossa identidade e nossa fé podem ser abaladas em nossos piores dias, mas mesmo nesses piores dias, Deus está trabalhando por nós e cuidando de nós.

Workshops

Também tivemos diversos workshops no sábado à tarde com Prisca Lessa, Nátalie Campos, Laise Helena e Nadir Santos. Confira abaixo citações destes momentos:


Nátalie Campos – Ester 4

Nesta mensagem, expondo Ester 4, Nátalie ensinou sobre a importância de sairmos de nossa zona de conforto e sermos corajosos. Não corajosos no sentido de extrapolarmos nossos limites, mas a coragem de obedecer a Deus mesmo em situações difíceis, mesmo que nossa própria vida esteja em risco.

Para situações como essas, precisamos depender de Deus e o jejum se torna uma excelente forma de nos humilharmos diante dele e cultivarmos dependência nele.

Fomos encorajados a abrir mão do que for necessário, pois por mais que passemos por provações e privações, temos a esperança de termos tudo com Deus no futuro, pois nosso futuro eterno é com Cristo, é o próprio Cristo.

Vinicius Musselman, Ester 5.1-7.10

Encerrado a noite de sábado, Vinicius Musselman analisou a peripécia que ocorre neste texto, peripécia no sentido técnico-literário, a mudança brusca que ocorre em uma história. A mudança de rumo na história de Ester nos ensina muitas coisas sobre como a providência divina atua em nossas vidas. Vinicius Musselman disse:

“Este texto de Ester, então, nos mostra a providência invisível de Deus. Ele também nos aponta para Cristo e nos apresenta a providência encarnada e a providência consumada. Como isso impacta a sua vida?

O que precisamos entender é que nós, como cristãos, vivemos entre os dois banquetes de Ester. O centro do favor divino foi estendido, principados e potestades foram envergonhados, mas nossos inimigos não foram extirpados. O plot twist, o ato de peripécia da cruz já aconteceu. A reversão já começou, mas ainda não foi consumada.”

Terceiro e último dia, domingo (19/03/2023)

Renata Gandolfo, devocional da manhã com o tema “A Mulher cristã: sua identidade em Cristo”.

Neste devocional, Renata trabalhou essencialmente o tema da conferência, que é sobre a nossa identidade em Cristo. Mulheres geralmente são assediadas a colocarem sua identidade nas coisas que fazem, no seu trabalho, maternidade, casamento, carreira e até em bens materiais. Porém, Renata nos lembrou que nossa identidade deve estar pautada na nossa realidade em Cristo Jesus, em nossa salvação, pelo fato de termos sido escolhidos, adotados e redimidos por Deus.

Por mais importante que sejam as coisas que fazemos e nossas conquistas, elas são muito pouco se comparadas às bênçãos que recebemos em nossa salvação. O fundamento de nossa identidade é Cristo, nossa identidade é espiritual. Somente reconhecendo isso é que tudo o que fazemos e também nossas conquistas poderão ter o devido lugar em nossos corações, sendo importantes sim, mas não sendo o que somos.

Jen Oshman, Ester 8.10-9.17

Começando o último dia, Jen Oshman fez uma clara exposição da penúltima seção de Ester, e fazendo diversos paralelos com textos do Novo Testamento que nos ensinam sobre a intervenção de Deus em nossas vidas. Assim como diz em Ester 9.1 “sucedeu o contrário“, Paulo nos ensina em Efésios 2.4 “Mas, Deus…“.

Deus muda nossa história por meio de Cristo Jesus, e a alegria que acompanha essa salvação nos motiva a caminhar em obediência e honra ao nosso Deus e salvador Jesus Cristo.

Emilio Garofalo, Ester 9.18-10.3

Encerrando a conferência, Emilio expôs a porção final do livro de Ester, seção do livro que destaca bem a festa do Purim, típica festa judaica que celebra o livramento que o povo judeu recebeu por meio de Ester e Mardoqueu.

Emilio fez um paralelo sobre o significado do Purim e o significado do nosso domingo, Dia do Senhor. Deveríamos encarar o domingo como uma festa, onde celebramos a vitória de Deus sobre a morte e a benção de Deus sobre nós nos concedendo descanso. Deus nos dá descanso de nossas lutas e nos livra da morte. Ele é redentor de seu povo.

Obrigado por nos acompanhar neste resumo! Lembrando que ainda este ano temos mais duas conferências da Fiel, de Jovens e de Pastores e líderes! Para mais informações e para adquirir seu ingresso, CLIQUE AQUI!

Por Vinicius Lima. © Ministério Fiel e © Voltemos ao Evangelho. Website: MinisterioFiel.com.br e VoltemosAoEvangelho.com.br. Editor: Vinicius Lima.