John Piper – Quinta-feira do Mandamento (Amor ao Extremo 6/9)

Quinta-feira

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13:34)

Hoje é Quinta-feira Santa. Em inglês, Maundy Thursday. O termo maundy vem do latim mandatum, a primeira palavra na tradução latina de João 13:34: “Novo mandamento (mandatum novum) vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” Este mandamento foi dado por Jesus na quinta-feira antes de sua crucificação. Então a Quinta-feira Santa é a “Quinta-feira do Mandamento”.

Este é o mandamento: “ameis uns aos outros; assim como eu vos amei.” Mas e quanto a Gálatas 5:14? “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo.’” Se toda a lei é cumprida em “amarás o teu próximo como a ti mesmo,” o que mais pode “ameis uns aos outros como Cristo vos amou” adicionar ao cumprimento de toda a lei?

Eu diria que Jesus não substituiu ou mudou o mandamento “amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Ele o preencheu e deu a ele uma clara ilustração. Ele está dizendo:

Eis aqui o que eu quis dizer com “como a ti mesmo.” Observe-me. Ou seja, assim como você gostaria que alguém lhe libertasse da morte certa, você também deve libertá-los da morte certa. É assim que estou amando vocês. Meu sofrimento e minha morte são o que quero dizer com “como a ti mesmo.” Você quer vida. Viva para dar vida aos outros. A qualquer custo.

Então João diz: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos” (1 João 3:16). Jesus estava nos amando “como ele amava a si mesmo”? Ouça Efésios 5:29-30: “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo.”

Nos horrores de seu sofrimento, Cristo foi sustentado “pela alegria que lhe estava proposta” (Hebreus 12:2). E tal alegria era a infinita alegria de seu povo redimido, satisfeito na presença do rei ressurreto.

Portanto, vejamos o maior amor em ação na Quinta-feira Santa, e amanhã na Sexta-feira Santa. “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim” (João 13:1). Ele nos amou ao extremo. E sejamos tão movidos por este amor que ele se torne também nosso próprio amor. “Ele deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” Este é o mandamento. Esta é a quinta-feira.

 

***

Veja os outros devocionais da série

Por John Piper © 2013 Desiring God Foundation. Usado com permissão. Website em português: www.satisfacaoemdeus.org. Original: Love to the Uttermost (Free eBook for Holy Week)

Tradução: www.VoltemosAoEvangelho.com. Original: John Piper – Quinta-feira do Mandamento (Amor ao Extremo 6/9)

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.