Mark Dever – O que não é Evangelismo

Mark DeverA Impossibilidade de IMPOSIÇÃO
. . Muitas pessoas igualam evangelismo com imposição – alguém impondo suas visões religiosas sobre outra pessoa como uma tática para poder ou controle. Mas essa idéia é um engano.
  • Igualar evangelismo com imposição implica que o Cristianismo é apenas subjetivamente verdadeiro – verdadeiro e obrigatório para mim, mas não para os outros. O Cristianismo não é a opinião subjetiva do homem. É a verdade de Deus, a despeito das nossas opiniões subjetivas.
  • Igualar evangelismo com imposição implica que os cristãos são capazes de converter eles mesmos as pessoas, o que é inteiramente falso. De fato, de todas as religiões no mundo, o Cristianismo é a menos receptiva a tal imposição, por causa da sua teologia da conversão.
  • A humanidade está tão arraigada no pecado que, a menos que o Espírito de Deus faça a obra da conversão, nenhum de nós jamais se arrependerá e crerá.
  • Portanto, o Cristianismo é realmente único entre as religiões do mundo pela impossibilidade de impor sua estrutura de crenças sobre outros. Somente Deus convence as pessoas a se arrepender e crer.

A Subjetividade do TESTEMUNHO PESSOAL

  • Muitos compartilham seu testemunho de uma forma que meramente diz aos outros os benefícios que adviram com sua conversão. Isso não é evangelismo, e levará a uma típica resposta: “bom para você!”.
  • Os testemunhos pessoais devem comunicar a reivindicação do evangelho sobre as vidas dos ouvintes se o evangelismo há de acontecer através deles.
AÇÃO SOCIAL
  • Algumas pessoas confundem ação social ou envolvimento político com evangelismo. Mas os problemas horizontais que enfrentamos na sociedade são frequentemente apenas sintomas de uma ruptura em nosso relacionamento vertical com Deus.
  • Evangelismo que se restringe a satisfazer necessidades sentidas, salvando o restaurante público ou sendo politicamente ativo, não é evangelismo de forma alguma, pois falha em comunicar claramente o evangelho e a necessidade de se arrepender e crer em Jesus Cristo.
A Academia de APOLOGÉTICA

  • Frequentemente as pessoas assumem que defender a fé respondendo as perguntas e objeções dos céticos é evangelismo.
  • A apologética pode certamente, e frequentemente, levar ao evangelismo. Mas a menos que Jesus seja apresentado como a única provisão de Deus para o pecado do homem e o arrependimento e a fé sejam apresentados como o único caminho de obter o perdão diante de Deus, o exercício permanece meramente acadêmico e cognitivo.

A Variedade de RESULTADOS

  • Talvez a maioria das pessoas confunda evangelismo com os resultados desejados ou esperados do evangelismo. Mas evangelismo não é simplesmente ver pessoas convertidas.
  • O verdadeiro evangelismo pode ocorrer milhares de vezes sem uma única conversão. Confundir evangelismo com seus resultados levará eventualmente à frustração e desilusão.
  • Paulo estava fazendo evangelismo em Atos 13:44-47, embora os judeus tenham rejeitado a palavra de Deus e julgados a si mesmos indignos da vida eterna.

Original: 9Marks: 5ª – A Biblical Understanding of Evangelism
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto, autor do site monergismo.com
Baixe o PDF original

5 Comentários
  1. Clóvis Diz

    Vini,

    Teremos também o texto do que é evangelismo?

    Em Cristo,

    Clóvis

  2. (-V-) Diz

    Sim ^^ (espero rsrs)

  3. Washington Diz

    Vini, já há algum tempo tenho lido e assistido algumas postagens deste blog; bem interessante. Continue assim, edificando o Corpo, sendo bênção para nossas vidas.
    Abrçs! – Washington

  4. Arthur P. Diz

    Que show isso que ele falou, isso caiu como uma LUVA pra mim, Glórias a Deus, eu fui em um curso em que os palestrantes focavam de mais em ação social, parecia que nós iriamos vestir uma capa preta e nos tornariamos justiceiros, mas eu via pouco Jesus através da ação social, eu pensava que a evangelização seria feita através da ação social, como Jhon Stott sabiamente disse sobre evangelização integral, mas quase que viraram minha cabeça, Glórias a Deus pq eu mantive minha posição e vejo neste artigo a confirmação do que cria !!! Vlw JESUS !!

  5. Sônia Diz

    A pergunta que me fiz foi: O que é evangelismo então?

Comentários estão fechados.