[NÃO DESPERDICE SEU 2010] John Piper – Viva Uma Só Paixão

O oposto de jogar a vida fora é vivê-la com uma única paixão que exalte a Deus e satisfaça a alma. Somos impulsionados a observar nossa vida em um só enfoque, [e a ter] a cruz de Cristo ser esse enfoque. [Assim], a vida é jogada fora se não captarmos a glória da cruz, se não a valorizarmos pelo tesouro que é, e se não nos apegarmos a ela como o preço mais alto em cada prazer e o consolo mais profundo em cada dor.

Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. (Gálatas 6:14)

Paulo quer dizer algo que mudará todas as partes de sua vida. Ele quer dizer que, para o cristão, todo outro “gloriar-se” também deve ser um gloriar-se na cruz. Toda exultação em tudo mais deve ser exultação na cruz.

Por que é assim?

Porque para pecadores remidos, toda coisa boa – e, de fato, toda coisa ruim que Deus torna em boa para o bem de seus filhos salvos – foi obtida para nós pela cruz de Cristo. Agora vemos que toda experiência da vida é designada a magnificar a cruz de Cristo. Ou para dizer isso de outro modo, toda coisa boa na vida (ou coisa ruim que graciosamente é tornada em bem) tem o alvo de engrandecer a Cristo e este crucificado.

[Contudo] a cruz é o único lugar para gloriar-se na cruz. Gloriar-se na cruz só acontece quando você está na cruz. [Então], como nos tornaremos tão radicalmente exaltadores da cruz?

Resposta: o velho “eu”, que adora gabar e exultar e alegrar-se em outras coisas, morreu. Pela fé somos unidos a Cristo. A morte dele torna-se a morte de nossa vida exaltadora de nós mesmos. Somos erguidos a ele em novidade de vida. O que vive é uma nova criatura cuja única paixão é exaltar Cristo e a cruz dele.

As pessoas que fazem diferença duradoura no mundo não são as que dominaram muitas coisas, e sim, aquelas que foram dominadas por uma coisa grandiosa. [Portanto] encontre a paixão centrada-em-Deus, exaltadora-de-Cristo, saturada-de-Bíblia de sua vida, e encontre um modo de dizê-la e viver por ela e morrer por ela. [E saiba que] uma vida centrada-na-cruz, exaltadora-da-cruz, saturada-pela-cruz é uma vida que glorifica a Deus – a única vida que glorifica a Deus. Todas as outras são jogadas fora.

Resumo próprio do 3º capítulo do livro Não jogue sua Vida Fora, Editora Cultura Cristã, com trechos do próprio livro.

[xxxxx] e alguns sinais como “,” e “””” foram adicionado para dar fluidez ao texto, todo resto constitui transcrições de trechos do livro
NÃO DESPERDICE SEU 2010