A Coletânea de Jonathan Edwards: A Alegria é o Fim da Criação

Hoje estamos começando uma série progressiva que irá destacar as citações-chave de The “Miscellanies” of Jonathan Edwards [A Coletânea de Jonathan Edwards]. (Agradecimentos ao Centro Jonathan Edwards na Universidade de Yale por hospedar toda ela online grátis!)
A citação desta semana vem da Coletânea nº 3:

A Alegria é o fim da criação… porque o objetivo da criação é que a criação possa glorificar [ao Criador].

Ora, o que está glorificando a Deus senão um regozijo na glória que ele próprio revelou? Um mero entendimento das perfeições de Deus não pode ser o fim da criação; pois para ele, tanto não entender, quanto ver e não ser sequer um pouco movido de alegria com a visão, significam a mesma coisa. O maior fim da criação nem mesmo pode ser declarar a glória de Deus para outros; pois declarar a glória de Deus não é bom para nada se não para elevar o gozo em nós mesmos e nos outros para os quais é declarada.

Em outras palavras, não haveria sentido para Deus criar o universo se o maior propósito da criação fosse meramente entender ou declarar suas perfeições. Antes, quando a criação se compraz no entendimento e na declaração de suas perfeições é que Deus recebe mais glória.

Verifique o seminário de John Piper “Desiring God” (ou leia o livro) para encontrar os fundamentos bíblicos para esta verdade.

Por Jonathan Edwards. Original: edwards.yale.edu
Tradução: voltemosaoevangelho.com
Permissões:
Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.