Jonathan Edwards



Jonathan EdwardsJonathan Edwards é uma das figuras mais extraordinárias da história norte-americana. Certamente o teólogo mais brilhante nascido na América, Edwards foi um atencioso pastor, um renomado pregador, missionário, biógrafo, filósofo, presidente de Universidade, marido amoroso e pai afetuoso de onze filhos.



Postagens de Jonathan Edwards

You are here:

A Coletânea de Jonathan Edwards: Como Pode Deus Decretar o Pecado Sem Pecar?

coletania

Jonathan Edwards oferece sua explicação (Veja abaixo minha tentativa de reafirmá-lo.) É muito consistente quando dizemos que Deus decretou cada ação do homem, sim, cada ação que ele toma que é pecaminosa e cada circunstância dessas ações.. . . e ainda assim, que Deus não decreta as ações que são pecaminosas como pecaminosas, mas [as]…

A Coletânea de Jonathan Edwards: Quando a Justiça se Torna seu Guarda-costas

coletania

Trecho da Coletânea #38: A redenção através de Cristo é particularmente maravilhosa por causa disso, na medida em que a justiça de Deus não é apenas aplacada naqueles que têm um interesse nele, mas os sustenta; não é apenas não-inimiga, mas uma amiga, em cada pormenor assim como a misericórdia. A justiça exige adoção e…

A Coletânea de Jonathan Edwards: A Harmonia de Todos os Decretos de Deus

coletania

Se Deus já quis enviar chuva, então porque orar por isso? Ou, se Deus já escolheu salvar você, então porque lutar tão duramente contra a tentação? Edwards dá sua resposta para perguntas como estas na Coletânea #29 (reformatada para facilitar a leitura): Deus decreta todas as coisas harmoniosamente e em ordem excelente; um decreto se…

A Coletânea de Jonathan Edwards: A Bela Simplicidade da Narrativa Bíblica

coletania

Um excerto da Coletânea de Edwards nº 6 (parágrafo adicionado): Há um estranho e inexplicável tipo de encantamento, se posso chamar assim, na história da Escritura; o qual, não obstante, sendo destituído de todos os ornamentos retóricos, a torna muito mais prazerosa, agradável, confortável e natural que qualquer outra história. Ela brilha mais forte com…

A Coletânea de Jonathan Edwards: Porque Não Tem Problema que Alguns Sejam Mais Felizes que Outros no Céu

coletania

Vimos na semana passada na Coletânea nº 3 de Jonathan Edwards que Deus criou o universo para que este se alegrasse nele. Hoje, neste excerto da Coletânea nº 5, ele explica como a experiência de níveis mais altos de felicidade de alguns no céu não irá desencorajar a alegria de outros. Somos muito inclinados a…

A Coletânea de Jonathan Edwards: A Alegria é o Fim da Criação

coletania

Hoje estamos começando uma série progressiva que irá destacar as citações-chave de The “Miscellanies” of Jonathan Edwards [A Coletânea de Jonathan Edwards]. (Agradecimentos ao Centro Jonathan Edwards na Universidade de Yale por hospedar toda ela online grátis!) A citação desta semana vem da Coletânea nº 3: A Alegria é o fim da criação… porque o…

[NÃO DESPERDICE SEU 2010] Jonathan Edwards – 70 Resoluções (Parte III)

JE-Resolucoes

70 Resoluções de Jonathan Edwards (1722-1723) (Parte III) Como era comum aos jovens da sua época, Jonathan Edwards escreveu uma lista de resoluções, comprometendo-se a viver uma vida TEOCÊNTRICA em harmonia com os outros. Esta lista foi escrita provavelmente no ano de 1722 e foi crescendo ao longo dos anos, quando novas resoluções eram acrescentadas….

[NÃO DESPERDICE SEU 2010] Jonathan Edwards – 70 Resoluções (Parte II)

JE-Resolucoes

70 Resoluções de Jonathan Edwards (1722-1723) (Parte II) Como era comum aos jovens da sua época, Jonathan Edwards escreveu uma lista de resoluções, comprometendo-se a viver uma vida TEOCÊNTRICA em harmonia com os outros. Esta lista foi escrita provavelmente no ano de 1722 e foi crescendo ao longo dos anos, quando novas resoluções eram acrescentadas….

[NÃO DESPERDICE SEU 2010] Jonathan Edwards – 70 Resoluções (Parte I)

JE-Resolucoes

70 Resoluções de Jonathan Edwards (1722-1723) (Parte I) Como era comum aos jovens da sua época, Jonathan Edwards escreveu uma lista de resoluções, comprometendo-se a viver uma vida TEOCÊNTRICA em harmonia com os outros. Esta lista foi escrita provavelmente no ano de 1722 e foi crescendo ao longo dos anos, quando novas resoluções eram acrescentadas….