A Coletânea de Jonathan Edwards: Porque Não Tem Problema que Alguns Sejam Mais Felizes que Outros no Céu

Vimos na semana passada na Coletânea nº 3 de Jonathan Edwards que Deus criou o universo para que este se alegrasse nele. Hoje, neste excerto da Coletânea nº 5, ele explica como a experiência de níveis mais altos de felicidade de alguns no céu não irá desencorajar a alegria de outros.

Somos muito inclinados a conceber que aqueles que são mais santos e mais felizes que os outros no céu serão exaltados e elevados acima deles, enquanto que o fato de serem superiores em santidade implica que eles sejam superiores em humildade, ou sendo os maiores em humildade. […]

E além disso, aqueles que são maiores em santidade — e portanto necessariamente maiores em felicidade (pois santidade e felicidade são uma coisa só no céu) — ao invés de desprezar aqueles que são menos santos e felizes, irão amar aqueles que são inferiores a eles mais do que amariam se não tivessem tanta alegria e santidade, mais do que se fossem iguais a eles, e mais do aqueles que são iguais a eles amam.

Isto é certo: o fundamento do amor entre os santos será seu amor à imagem de Deus, a qual eles verão uns nos outros. Ora, provavelmente quanto mais santo um homem é, mais ele ama a mesma medida da imagem, para que os mais santos no céu amem aquela imagem de Deus que eles veem nos menos santos mais do que aqueles que são menos santos, e o que torna além de qualquer dúvida que esta felicidade superior não será nenhum desânimo para eles é isto: que sua felicidade superior consiste em sua grande humildade, e em seu maior amor por eles, e por Deus, e Cristo, a quem os santos consideram como eles próprios.

Se não estou enganado, esta é uma das Coletâneas a que Sam Storms se referiu em sua mensagem na nossa conferência de 2003: “Joy’s Eternal Increase: Edwards on the Beauty of Heaven” (O Crescimento Eterno da Alegria: Edwards Sobre a Beleza do Céu).

Por Jonathan Edwards. Original: edwards.yale.edu
Tradução: voltemosaoevangelho.com
Permissões:
Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.