Essencial : Piper | Exultação Expositiva

O Essencial: Piper desta semana atenta para a apaixonada e devota pregação que tem caracterizado o ministério de John Piper.

Num sermão de instalação que ele pregou em 1996 intitulado Advice to Pastors: Preach the Word” (Conselho aos Pastores: Preguem a Palavra*), Piper exorta outros pastores a se dedicarem a este tipo de pregação, a qual ele chama de “exultação expositiva”:

Nossos corações não serão francos na adoração se alguém apenas disseca e analisa o valor e a glória de Deus mas não exulta nela diante de nós. Nossos corações anseiam por verdadeira pregação. Alguns de nós sequer sabe que é disso que sentimos falta.

Assim como crianças que cresceram em lares onde a mamãe e o papai nunca se alegraram em nada. Sempre foram desinteressados e sem entusiasmo (exceto quando ficavam com bravos). Você não poderia dizer se algo realmente os movia profundamente e positivamente. Então as crianças crescem sem saber do que sentem falta. É assim que são muitas pessoas na igreja que nunca experimentaram uma verdadeira pregação.

Deus existe para ser adorado — para ser admirado, valorizado, desejado e louvado. Portanto, a Palavra de Deus é escrita primeiramente para produzir adoração. Isso significa que se essa Palavra é tratada como uma receita de forno ou um manual de reparos, ela é mal tratada. E as pessoas irão sofrer.

A Verdade de Deus suplica por ser tratada com exultação. E nossos corações anseiam por isso e precisam disso. Algo em nós começa a morrer quando as realidades preciosas e infinitamente valiosas são tratadas sem sentimentos e palavras de maravilha e exultação. Isto é, uma igreja começa a morrer sem pregação.

Por John Piper. © Desiring God. Website: desiringGod.org
Original:
Essential Piper. Website: desiringGod.org
Tradução:
voltemosaoevangelho.com
Permissões:
Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

*NDT: Tradução do título original. Livros não disponíveis em português.