um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

[REFORMANDA] Celebração dos 493 anos da Reforma Protestante (3)


Sola Scriptura

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” II Timóteo 3:16,17

Somente por meio das Escrituras – a revelação tanto da Pessoa quanto da vontade de Deus – o homem pode conhecê-Lo, ser salvo e habilitado para a boa obra do Senhor. Entretanto, cresce em nossos dias uma visão da irrelevância das Escrituras onde ela não é mais a autoridade final em questões espirituais entre o Homem e Deus, mas apenas uma dentre muitas fontes de autoridade a respeito de Deus e a prática cristã.

Somente nas Escritura, e unicamente nela, aqueles que almejam serem usados pelo Senhor devem se apoiar. As Escrituras como Palavra de Deus (“Toda a Escritura é inspirada por Deus”) constituem-se como o único meio proveitoso (“e útil”) pelo qual analisamos se devemos crer em algo como sã doutrina (“para o ensino”) ou rejeitá-lo (“para a repreensão”). Somente pela Escritura, e unicamente por ela, temos o padrão de prática, pois ela é útil “para a correção”, ou seja, ela revela qual é o comportamento e proceder errado – o que nós não devemos fazer – mas também aponta “para a instrução na justiça”, para a prática correta que devemos cultivar e crescer.

Somente a Escritura, e unicamente ela, é o meio pelo qual Deus apontou como instrumento de capacitação e habilitação para todo o servo e serva de Deus, “afim de que todo homem”, tenha a provisão necessária (“seja perfeito”), e o treinamento necessário (“perfeitamente habilitado”), para o santo trabalho do Senhor (“para toda boa obra”).

Auto-exame:

1) Para entender os atributos de Deus você recorre a Bíblia ou ao senso comum de sua geração? Exemplo: Quando a Bíblia diz que Deus é amor, você simplesmente assume que isso significa que Deus ama a todos igualmente ou confere para ver se e como isso é atestado no resto da Escritura?

2) Você consegue dar base bíblica para os elementos praticados no culto que você participa?

3) Um dos problemas dos fariseus é que eles colocavam cargas extras sobre as pessoas que as próprias Escrituras não colocavam. Quando você diz para alguém que algo é errado (quer seja homicídio ou ingestão de bebida alcoólica), você está claramente se baseando nas Escrituras e mostrando isso para a pessoa?

4) Em sua busca por santificação, a Bíblia tem tomado um lugar de destaque? Você tem resistido à tentação com suas próprias forças ou usando a Palavra de Deus, assim como Jesus?

© Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Leia também:

2 Comentários
  1. Anonymous Diz

    Muito bons estes textos!!!

    Vocês estão de parabéns!

  2. Gaby Branda Diz

    Muito legal! Me colocou na parede!

    Uma discussão interessante que eu sonho em ver aqui no blog (e desculpe se ela aconteceu e eu que perdi hehe) é sobre a ingestão de bebida alcoólica. Cristãos que bebem cerveja e defendem que a Biblia não fala que não pode, por isso não vêem problema. É um tema que sempre divide opiniões. Lembro até de uma vez em que alguém me perguntou se eu não bebia por ser cristã, eu disse que não sentia paz nisso portanto não bebia e essa pessoa avaliou que eu era religiosa, que beber, desde que eu não me embriagasse, não tinha problema. Talvez eu seja mesmo, que Deus me ajude nisso.

    Enfim, me empolguei :)

    Amo este blog. Que Deus abençoe vocês e os oriente para que Ele fale e seja ouvido.

    …Gaby

Comentários estão fechados.