[REFORMANDA] Celebração dos 493 anos da Reforma Protestante (4)

Solo Christus

“Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo: a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos, e não temais! Então eles, levantando os olhos a ninguém viram senão só a Jesus.” Mateus 17:5-8

Numa época onde muitos ídolos estão aparecendo no meio evangélico, numa época onde a atitude de muitos seria de montar uma tenda para Jesus e outras para os pastores e cantores famosos, temos aqui um direcionamento dado por Deus sobre quem devemos buscar ouvir e ver: Somente a Cristo.

Somente em Cristo, e apenas nEle a satisfação de Deus está depositada. O Senhor disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Não há nada e nem ninguém fora de Cristo e nem além dEle que possa satisfazer a Deus. O Senhor se compraz em Seu filho, apenas. Unicamente por imputar a justiça de Cristo sobre seu povo que Deus se alegra em nós.

Diante disso, somos ordenados por Deus (pois o verbo ouvir está no imperativo) a ouvir somente a Cristo “a ele ouvi”. Mas o que é ouvir a Cristo? Ouvir a Cristo é ouvir a Palavra de Cristo: a Escritura. Ouvir a Cristo é abrir as Escrituras para estudá-las: “E, começando por Moisés discorrendo por todos os profetas expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.” (Lc 24:27).

Como certo servo disse: “Em muitos lugares raramente é possível ir a uma reunião cuja única atração seja Cristo. Só se pode concluir que os filhos de Deus estão entediados dele, pois é preciso mimá-los com pirulitos e balinhas na forma de filmes religiosos, jogos e refrescos” Cristo hoje é tratado como um mero coadjuvante e não como o Protagonista.

A evidência de que estamos cumprindo a vontade de Deus em dar a Cristo toda a primazia e tê-lO como preeminente em nossas vidas é que não fitaremos a ninguém mais a não ser Cristo “Então eles, levantando os olhos a ninguém viram senão só a Jesus.”

Apenas em Cristo temos a Salvação. “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (At 4:12). Não há nenhuma outra ligação entre Deus e homens. Unicamente os que depositaram sua confiança em Cristo estarão com Ele no fim dos tempos. Ele é a única ponte do pecador ao perdão de Deus. Assim como só havia um caminho através do Mar Vermelho para o outro lado, só há um caminho para chegar-se ao Senhor.

Somente em Cristo somos aceitos pelo Pai, somente por causa de Cristo somos atendidos pelo Pai, somente em Cristo somos amados pelo Pai, somente em Cristo somos salvos da ira, somente por meio de Cristo temos paz com Deus e a paz de Deus. Sem Cristo, nada podemos fazer.

Auto-exame:
1) Você acredita que quem não conhece a Cristo pode, de alguma maneira, ser salvo, ou você realmente crê que “aquele que não crê no Filho não verá a vida” (Jo 3:36)?

2) Quando você prega, conversa, se relaciona, etc, você tem Cristo como o centro, tentando sempre expor Sua encarnação, vida, morte, sacrificio, exaltação e Soberania?

© Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com
Permissões:
Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.