[REFORMANDA] Celebração dos 493 anos da Reforma Protestante (5)

Sola Gratia

“Então lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?” (2 Samuel 9:7-8)

Somente pela graça, e unicamente por ela, é que somos abençoados por Deus. A graça é o favor imerecido de Deus às suas criaturas. Tal como Davi favorecendo Mefibosete por amor a Jonatas, assim também nós somos alvos do favor de Deus por causa do amor de Deus Pai à Deus Filho.

Assim como Mefibosete se viu indigno do favor do Rei “Quem é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?”, assim também nós devemos nos prostrar em face à maravilhosa graça do Senhor em nos estender o seu favor na pessoa de Cristo. Não temos o direito de estar diante de Deus, mas, unicamente pela Graça, temos o privilégio de estarmos na presença dEle. Somos como um cão morto diante de Deus, somente pela Sua infinita Graça é que somos aceitos diante dEle em Cristo.

A graça exalta a Deus e humilha o pecador. Aqueles que a si mesmo tem se considerado um cão morto têm entendido o real significado da graça de Deus. Hoje onde ouvimos “eu determino”, “eu declaro”, “eu isso”, “eu aquilo”, tais pessoas nada sabem de Deus e muito menos da Sua graça, pois se acham dignos e merecedores das coisas que estão reivindicando diante de Deus.

Auto-exame:
1) Você entra na presença de Deus humilde e confiadamente como um cão dependendo exclusivamente da graça dele ou entra ousada e tolamente como uma pessoa não-convidada na corte real?

2) você reconhece que: (1) o ar que você respirou agora e todo funcionamento biológico correto ou não do seu corpo, (2) todas suas posses ou ausência de posses, (3) todos seus relacionamentos bons ou ruins, (4) e, principalmente, toda sua salvação, incluindo, sua fé, suas boas obras, seu novo coração, sua perseverança na fé, sua santificação e, no final, sua glorificação vem exclusivamente pela graça? E se é pela graça, você não tem o direito de se gloriar por nada? Você entende que se você crê em Cristo hoje e é salvo isso é por conta da graça de Deus e não nada de bom que haja em você (porque não há nada de bom em sua carne)?

3) Você compreende que quando você reclama ou murmura você está insinuando que a graça de Deus não te é suficiente?

© Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com
Permissões:
Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

6 Comentários
  1. CARLOS HERRERA Diz

    Parabens pelo post.
    só pela graça! se não houvesse graça, não haveria regeneração, novo nascimento e salvação. Graça é o ato unilateral da divindade de nos transportar das trevas para sua maravilhosa luz, mediante amor que cobre uma multidão de pecados.
    portanto, não é pelos feitos, obras ou empreendimento humano. quando entendemos este principio basico, todo narcisismo cai por terra, e nos redemos a graça bendita de Deus.
    Herrera
    http://cativosporcristo.blogspot.com/

  2. Barrabás Diz

    De todos os SOLAS acho que esse é o mais difícil de ser aceito, graças ao orgulho nato que temos em nós mesmos.. E acredito que seja também o mais negligenciado no sentido de que a maioria dos cristãos acha que não só a Graça é que salva, mas que as obras são necessárias…

  3. Gabriyel lLucas Diz

    Todos os solas são vitais…. Mas com certeza Sola Gratia é "Libertador" …
    Oro a Deus para que a Doutrina da Graça, a mesma que me tirou do poço da incerteza de Salvação, que me tirou do "Cristianismo Mole" tbm possa voltar com peso nos nossos pulpitos. A mensagem Cristã se torna cada vez mais Secular, apóstata, "Social" e FIlosófica do que qualquer coisa. Enquanto o Evangelho é Christocentrico a mensagem Cristã é antropocentrica.
    Oro pra que isso tenha Fim ….

    Eirene ..

  4. cliqueboaleitura Diz

    Obrigado pelo conteúdo de qualidade de seu blog! Fiz uma pequena homenagem, seu blog está na minha lista de homenageados!^^
    Visite http://cliqueboaleitura.blogspot.com/ ,meus sinceros parabéns!
    Genilda Silva

  5. FUSÃO Diz

    Parabens pelo post e também pelo blog !!!
    que Deus continue abençoando a vida de vcs

    http://loucofusao.blogspot.com/

  6. Anonymous Diz

    Oi, Vini,
    gostaria muito que vc ou alguém me respondesse algo acerca dos eleitos:
    – Há diferença entre os eleitos, isto é, quanto a suas escolhas posteriores à salvação?
    meu email é: [email protected]

Comentários estão fechados.