[REFORMANDA] Celebração dos 493 anos da Reforma Protestante (6)

Sola Fide

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9)

Somente pela fé, e unicamente por ela, o pecador é salvo com base nos méritos eternos de Cristo. Sendo assim, a presente sola reafirma os três solas anteriores: a Escritura é o meio pelo qual Cristo é revelado, sendo este o alvo da fé, sendo que a fé é um presente concedido graciosamente por Deus “e isto (a fé) não vem de vós”.

Somente pela fé na pessoa e obra de Cristo é meio pelo qual Deus declara o pecador injusto em justo. A necessidade de tal ato se dá por causa da nossa total inabilidade e capacidade para satisfazer a justiça de Deus. Porque somos pecadores, todas as nossas obras estão corrompidas pelo pecado e, portanto, são inúteis a Deus, ou como a própria Escritura trata (Isaías 64:6) , como algo podre:

Diante da nossa impotência e incompetência, não podemos confiar em nossa carne, em nosso esforço e sim unicamente na obra de Cristo na cruz. A fé é a atitude de total confiança no que as Escrituras declaram a respeito de Cristo e sua Obra.

Auto-exame:
1) Você tem se achegado a Deus exclusivamente pela fé em Cristo, o novo e vivo caminho, reconhecendo que não há absolutamente nada de bom em você ou você tenta fazer alguma obra para que Deus o aceite? Essas obras podem ser: frequência no culto, dizimar ou ofertar, ler a Bíblia ou orar, ficar um tempo sem pecar. Pense nisto: Fé salvadora é o arremesso desesperado de uma alma desesperada nos braços de um Todo-Poderoso Salvador

2) A justificação pela fé não é somente o perdão dos pecados, mas Deus também imputa sobre aquele que crê a própria justiça perfeita de Cristo. Sendo assim, você tem se visto como Deus o vê, ou seja, alguém declarado como perfeitamente justo?

3) Você tem descansado na obra de Cristo como suficiente ou sempre se preocupado que Deus não irá aceitá-lo?

4) Algumas pessoas tem uma noção errada sobre a importância da fé, achando que depois que somos justificados pela fé somente, nós passamos a tentar ser aceitos diante de Deus, em nossa santificação, pelo cumprimento da lei moral de Deus (boas obras). Contudo a vida cristã é iniciada, mantida e finalizada pela fé. Você não vai obter nenhum progresso em santificação se você não estiver descansando em Cristo como sua justiça. Justificação é a base para santificação. Portanto, medite nisto: toda boa obra que você realiza buscando ser aceito diante de Deus é, em si, um pecado, pois está minimizando a glória de Cristo e sua dependência dele. Não faça boas obras para ser aceito diante de Deus, faça pois você o ama e quer que “os homens vejam a sua luz e glorifiquem a Deus”.

5) Se há somente um Deus e todos somos igualmente pecadores e justificados unicamente pela fé, não há nenhum povo ou tipo de pessoa que o Evangelho não possa alcançar. Pense no impacto que isso tem sobre missões globais.

© Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com
Permissões:
Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

3 Comentários
  1. Cátia Diz

    Glória à Deus.
    A certeza do amor de Deus, mediante a constatação de não ser, absolutamente em nada merecedora, me impacta cada vez mais.
    Louvado seja, para sempre o nosso Criador.
    Obrigado por Jesus.
    Aumenta, Senhor, a minha fé.
    Amém.

  2. Diego Diz

    Que profundo!

    Pra mim, o melhor dos "Solas", mas todos eles são igualmente importantes!

    Esse blog é uma benção, continuem assim, totalmente dependentes das Escrituras e da Graça do nosso Senhor Jesus!

    Abraços do Irmão em Cristo
    Diego Schneider

  3. Gabriyel lLucas Diz

    Sempre bom lembrar o valor da Fé em nosso meio …
    principalmente porque o movimento neo-pentecostal se "apoia" na Fé, só que sempre é a "fé pra obter milagres" e nunca incentivando e gerando pela Palavra a fé que Salva.
    Sobre isso temos nos evangelhos Jesus sempre tratando sobre o assunto, pois quase sempre que ele curava alguem dizia "Tua fé te salvou, vai-te em Paz", pois a fé dessas pessoas Foi para cura-las e tbm creram em Jesus para Salvação.
    Lucas 17:11-19 Diz que 10 leprosos foram a Jesus, e pelo que dá pra entender, 9 eram judeus e 1 era gentio (samaritano). todos os 10 foram curados, mas só o samaritano voltou, se prostrou diante de Jesus, e dava glórias a Deus. Jesus se "espanta" de que os 9 nao voltaram mas só o gentio, e diz só pra ele … "Tua fé te salvou" …
    os 9 judeus foram curados, mas não salvos … e infelizmente é o que se vê na igreja hoje, incentiva-se a pessoa a ganhar esse mundo, a ser curada, prosperar e tal, mas nunca se fala sobre a fé que salva, chamada Fé Salvifica …. Deprimente

    Oremos pra que o Senhor converta a igreja evangelica-protestante no mundo todo e possa salvar os "lugares" que se dizem cristãos, como a igreja Romana (catolica)

    Eirene ..

Comentários estão fechados.