[Sofrimento e a Glória de Deus] John Piper – Não Desperdice Seu Câncer

16 de Fevereiro de 2006

Estou escrevendo estas palavras na véspera da cirurgia do câncer na minha próstata. Creio no poder de Deus para curar — por meio de um milagre e da medicina. Sei que é certo e bom orar pelos dois tipos de cura. O câncer não é desperdiçado ao ser curado por Deus. Ele recebe a glória — e isto porque o câncer existe. Então, não orar pela cura pode desperdiçar seu câncer. Mas a cura não é o plano de Deus para todos. E existem muitas outras formas de desperdiçar seu câncer. Estou orando por mim e por você, para que não desperdicemos esta dor .

1. Você desperdiçará seu câncer caso não creia que isto foi planejado por Deus

Não diga que Deus apenas usa nosso câncer, mas que não o planeja. O que Deus permite, ele o faz por uma razão. E está razão é sua vontade. Se Deus prevê desenvolvimentos moleculares tornando-se cancerígenos , ele pode deter isto ou não. Se não, ele tem um propósito. Por ser infinitamente sábio, é correto chamar este propósito de plano. Satanás é real e causa muitos prazeres e dores. Mas ele não é a causa última . Assim , quando ele atacou Jó com úlceras (Jó 2:7), Jó atribuiu-as a Deus (2:10), e o escritor inspirado concorda: “e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado” (Jó 42:11). Se você não crê que seu câncer lhe foi planejado por Deus, você o desperdiçará.

 2. Você desperdiçará seu câncer caso creia que ele é uma maldição , e não uma bênção

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” ( Romanos 8:1). “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós ” (Gálatas 3:13). “Contra Jacó, pois, não há encantamento , nem adivinhação contra Israel” ( Números 23:23). “Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.” (Salmos 84:11)

3. Você desperdiçará seu câncer caso procure conforto em suas chances em vez de procurá-lo em Deus

O plano de Deus em relação ao seu câncer não é treiná-lo no cálculo de chances racionalista e humano . O mundo consegue conforto em estatísticas . Os cristãos não . Alguns contam seus carros (porcentagens de sobrevivência) e outros contam seus cavalos (efeitos colaterais do tratamento), mas nós confiamos no nome do Senhor, nosso Deus (Salmos 20:7). O plano de Deus é claro em 2Coríntios 1:9: “portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte , para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos”. O objetivo de Deus relativo ao seu câncer (entre várias outras coisas boas) é derrotar a autoconfiança em nosso coração para podermos descansar completamente nele.

4. Você desperdiçará seu câncer caso se recuse a pensar na morte

Todos nós morreremos caso Jesus não retorne em nossos dias. Não pensar sobre como seria deixar esta vida e encontrar Deus é tolice . Eclesiastes 7:2 diz: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete ; porque naquela se vê o fim de todos os homens , e os vivos o aplicam ao seu coração”. Como você pode aplicar esta verdade a seu coração se não pensa nela? Salmos 90:12 diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Contar seus dias significa pensar sobre quão poucos eles são e que terminarão. Como você conseguirá um coração sábio se você se recusa a pensar nisto? Que desperdício , caso não pensemos sobre a morte.

5. Você desperdiçará seu câncer caso pense que “vencê-lo” significa sobreviver e não aproximar-se de Cristo .

Os planos de Deus e os planos de Satanás para seu câncer não são os mesmos. Satanás deseja destruir seu amor por Cristo. Deus planeja aprofundá-lo. O câncer não vencerá se você morrer, apenas se falhar em aproximar-se de Cristo. O plano de Deus é privá-lo do alimento do mundo e satisfazê-lo com a suficiência de Cristo. Isto tem o objetivo de ajudá-lo a dizer e a sentir: “tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor”. E saber, portanto, que “o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 3:8; 1:21).

6. Você desperdiçará seu câncer caso gaste muito tempo lendo sobre o câncer e não o suficiente a respeito de Deus

Não é errado ler sobre o câncer . Ignorância não é virtude. Mas, o desejo de saber mais e mais, e a falta de zelo pelo conhecimento contínuo de Deus é sintomático no incrédulo . O objetivo do câncer é acordar-nos para a realidade de Deus, colocar sensações e força no mandamento “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Oséias 6:3), acordar-nos para a verdade de Daniel 11:32 : “O povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas”, tornar-nos carvalhos indestrutíveis e firmes : “antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.” ( Salmos 1:2,3). Que desperdício lermos dia e noite sobre o câncer e nada a respeito de Deus .

7. Você desperdiçará seu câncer caso se isole em vez de aprofundar seus relacionamentos manifestando afeição

Quando Epafrodito trouxe os presentes enviados pela igreja de Filipos para Paulo, ele ficou doente e quase morreu. Paulo diz aos filipenses: “porquanto ele tinha saudades de vós todos, e estava angustiado por terdes ouvido que estivera doente” (Filipenes 2:26). Que reação maravilhosa! Não diz que estavam angustiados porque Epafrodito estava doente , mas que ele estava angustiado porque os filipenses ouviram que ele estava doente. Este é o tipo de coração que Deus pretende criar com o câncer: o coração profundamente afetivo e preocupado com as pessoas . Não desperdice seu câncer voltando-se para si mesmo .

8. Você desperdiçará seu câncer caso se entristeça como quem não tem esperança.

Paulo usa esta expressão para designar pessoas cujos entes queridos haviam morrido: “Não queremos, porém , irmãos , que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança” (1Tessalonicenses 4:13). Existe tristeza na morte. Mesmo para o crente que morre, há uma perda temporária — a perda do corpo, de entes queridos e do ministério terreno. Mas a tristeza é diferente — é permeada pela esperança: “desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor” (2Coríntios 5:8). Não desperdice seu câncer ficando triste como quem não tem esta esperança .

9. Você desperdiçará seu câncer caso trate o pecado tão normalmente quanto antes.

Seus pecados freqüentes permanecem tão atrativos quanto antes de você ter câncer? Se a resposta for afirmativa, então você está desperdiçando seu câncer. O câncer foi planejado para destruir o apetite pelo pecado. Orgulho, ganância, luxúria, ódio, falta de perdão, impaciência, preguiça, procrastinação — todos estes são adversários que o câncer deve atacar. Não pense apenas em lutar contra o câncer. Pense também em usá-lo. Todas estas coisas são piores que o câncer. Não desperdice o poder do câncer para esmagar estes adversários. Deixe a presença da eternidade tornar os pecados temporais tão fúteis como eles realmente são. “Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo ?” (Lucas 9:25).

10. Você desperdiçará seu câncer caso falhe em utilizá-lo como meio de testemunhar a verdade e a glória de Cristo.

Os cristãos nunca se encontram em determinado lugar por acidente. Existem razões para as quais somos levados onde estamos. Considere o que Jesus diz sobre circunstâncias inesperadas e dolorosas: “Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Isso vos acontecerá para que deis testemunho” (Lucas 21:12-13). Assim também é com o câncer. Essa será uma oportunidade para testemunhar. Cristo é infinitamente digno. Aqui está uma oportunidade de ouro para mostrar que Jesus vale mais que a vida . Não a desperdice.

Lembre-se de que você não foi deixado sozinho; terá a ajuda necessária: “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus” (Filipenses 4:19).

 

Pastor John


Por John Piper. © Desiring God. Website: desiringGod.org

Tradução: Josaías Júnior

Revisão: Rogério Portella

Extraído de: monergismo.com

19 Comentários
  1. Igor Diz

    “Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem pedir acerca de qualquer questão, isso lhes será feito por meu Pai, que está no céu.” (Mateus 18:19)

    Oremos todos para Deus continuar fortalecendo o Pastor Jonh e sua familia, e para que Deus, através de Cristo Jesus continue se revelando cada vez mais à Ele e à nós, nos momentos de fraqueza onde só enxergamos Jesus Cristo como a salvação, ou seja, quando realmente estamos com os olhos abertos.

    Jonh Piper participou decisivamente da minha conversão. O Pastor Jonh foi um instrumento para que Deus, manisfestado na face de Jesus Cristo na cruz, se tornasse irresistível para mim e eu fosse à Ele. Obrigado Jonh Piper.

    1. Josean Diz

      Por favor, Igor, leia o texto do link abaixo para vc compreender que o versículo citado por ti é usado erroneamente com tanta frequência pelos servos da prosperidade que acabamos acreditando no sentido sem nem percebermos que ele está fora de contexto e se refere à disciplina na Igreja e não a receber bênçãos de Deus, espero que crescas no conhecimento da palavra para que não caiamos nestas ciladas que estão continuamente perante nós.

      http://haja-luz.noah-inc.net/?p=114

  2. Markinhos falcão Diz

    Que matéria maravilhosa publicada pelo VE,estou aconselhando uma pessoa que está envolvida exatamente em uma situação como essa.Como foi dito durante a palavra,exatamente em todas as situações Deus possui algo planejado,cabe a cada um de nós aceitarmos a sua jurisdição e desfrutarmos das maravilhosas benção que decorrem dessa atitude!Aleluias!
    SOLI DEO GLÓRIA!

  3. Julio Diz

    Texto realmente maravilhoso!

    Confesso que mesmo sem estar passando por tremenda provação me sinto tocado, pois quantas das coisas que acontecem conosco não podem ser considerados pequenos canceres?

    Que aproveitemos cada oportunidade para crescer em Deus e ser instrumentos para a glorificação do nome dEle!

  4. antonio jairo abreu Diz

    Simplesmente o Espirito Santo é quem pregou

    esta mensagem usando um homem de deus.

    jairo abreu

  5. antonio jairo abreu Diz

    Simplesmente o Espirito Santo é quem pregou

    esta mensagem usando um homem de Deus

    jairo abreu

  6. Andreia Diz

    Maravilhosa matéria. Estou passando por uma situação como esta com a minha querida mãe. Muitas das vezes ficamos procurando o porquê desta situação, mas creio que em tudo o Senhor tem um próposito. Pude aprender bastante com esta matéria. Deus abençoe!

  7. Cautria Diz

    Tremendo que Deus me faça viver a fé em cristo tão intensamente como Piper….

  8. BRUNO ALVES Diz

    Não desperdiçar o Câncer? Como o propósito de alguém, que diz que ama incondicionalmente, é fazer o seu amado sofrer? Quero saber aqui, qual Pai tem a coragem de dar Cancer ao seu filho, se tivesse esse poder. DIGA-ME! Se você é pai, e sofre com uma queda que seu filho sofre, imagino eu, que não faria isso com o seu filho! Um absurdo falar, que deus usaria sua obra para fazê-lo aprender. Isso é rídiculo. O mesmo deus que vocês dizem que amam, é capaz de dar o sofrimento isso para mim, é covardia. E quero que me digam onde na bíblia tem ordens do satanás para matar… ONDE? Ou seja, até o cancer, é criação do deus amoroso. Se conhece a bíblia vão vê que o diabo só tentou, repetindo TENTOU, matar jó e não conseguiu, já deus, mandou matar milhares em seu nome, e isso pq ele ama o mundo! FAÇA O FAVOR!

    1. Diego Silas Diz

      Não devemos tentar entender Deus por este prisma amigo Bruno Alves! Em Isaías 45:7, Deus diz: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.”
      Existe um atributo de Deus chamado soberania! Se o câncer não está nos planos dele, então ele não é soberano, pois o câncer foi mais forte que ele! O que devemos entender, é que Deus como pai nos deu o que Ele tinha de mais precioso, a saber, seu Filho, Jesus Cristo! Ele não tem o brigação de nos dar mais nada! O fato de você e eu estarmos respirando hoje, deve-se a sua infinita misericordia! Jesus, morreu para que nos unamos a ele em sofrimento, pois o seu nome é mais glorificado na tribulação do que na bonança! Custei a entender isto, mas esta é a verdade! lembre-se amigo, os caminhos de Deus são mais altos que os nossos! As vezes para se formar um vaso perfeito, Deus precisa amassar o barro, e isso pode nos fazer sangras, mas junto com o sangue se vai nosso desejo de pecar! Levamos uma vida inteira criando um Deus que só tem amor para nos dá, mas esquecemos de todos os outros atributos de Deus, como por exemplo, a sua ira perfeita! Hebreus 10.31: “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” Não pense que esta frase serve apenas para os inimigos de Deus! Davi escolheu provar das suas mãos, e, provou, mesmo sendo filho! A alma que pecar esta morrerá, então, meu jovem, levanta tua mão e agradece a Deus pela vida, pois, você e eu devemos isso a infinita Graça e Misericórdia dEle! A paz do Senhor!

  9. Juliana Guido Diz

    Imbecilidade, sem mais. Vocês estão transformando um processo molecular em motivo para se humilhar diante de um deus que, caso exista, não merece um minuto sequer de louvor.

  10. Juliana Guido Diz

    Pior: muita gente lucra em cima desse louvor todo. Gente crédula é gente manipulável.

  11. Juliana Guido Diz

    Imbecilidade, sem mais. Vocês estão transformando um processo molecular em motivo para se humilhar diante de um deus que, caso exista, não merece um minuto sequer de louvor.

  12. Michelly Almeida Ferreira Diz

    Juliana Guido Deus existe e vem nós buscar sou prova viva do amor de Deus por todos nós tenha cuidado em fala esssas coisas sobre Deus!!
    ele também ti amaaa !!

  13. Juliana Guido Diz

    Michelly Almeida Ferreira Se Deus existe, eu não o amo e não quero conversa.

  14. Michelly Almeida Ferreira Diz

    Juliana Guido mais ele ti ama e eu tenho certeza disso,olhe para voçe ???? de onde veio ?de onde vem o seu fôlego de vida ??

  15. Juliana Guido Diz

    Michelly Almeida Ferreira De novo esse papinho típico de gente que fugiu da aula de Biologia e que me faria responder com algumas explicações sobre os processos de fecundação e funcionamento do organismo vivo, mas francamente não estou com ânimo para isso agora… Deixa pra lá.

  16. Michelly Almeida Ferreira Diz

    Juliana Guido realmente voçe e uma cabeça de balâo precisa de Deus na sua vida !! vou está orando por voçe Amém !!! Ti amo em Cristo ♥

Comentários estão fechados.