um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

[PVE] Até que ponto devemos perseverar em oração por uma pessoa?

Até que ponto devemos perseverar em oração por uma pessoa? Mesmo se ela recusar o evangelho, devo continuar orando, ou isso será em vão?

A Bíblia nos encoraja dizendo que a oração de um justo jamais é em vão, mas “pode muito em seus efeitos” (Tg 5:16). Isso não significa que se você perseverar é certo que seu pedido será atendido, mas certamente existe um fator de recompensa aos que perseveram.

É o que Jesus ensina na parábola da viúva importuna (Lucas 18:1-8) – “contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer”. Ele contrasta a maldade do juiz que “não temia a Deus, nem respeitava os homens” com nosso bondoso Deus que nos escolheu. Se o juiz atendeu o pedido da viúva pela insistência dela, será que Deus irá desconsiderar nossa oração? Certamente não!

Lembre-se, também, dos inúmeros testemunhos de pessoas que perseveraram por décadas. Ou mais, lembre-se de Abraão que morreu na fé, sem ter recebido as promessas (Hebreus 11:13). Contudo, ele foi atendido.

Em uma pregação, Paul Washer ensina algo que me foi muito relevante. Ele diz algo como: “muitos falam que Deus sempre responde oração; às vezes Ele diz sim; outras vezes, não. Eu não gosto muito disso”. Então, ele passa a ensinar que sempre que  buscamos a Deus com fé, Ele é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11:6). Ou seja, não há uma oração que vai receber somente um “não” se for feita com fé (e por fé entenda confiança no poder e na vontade de Deus e não confiança na nossa medida de fé ou no nosso jeito de orar). Talvez o galardão que Deus lhe dê não seja o que você esperava. Mas sempre será para seu bem (Romanos 8:28). Paulo pediu para que Deus retirasse seu “espinho”… Deus não tirou. Ele deu algo melhor para Paulo: um lembrete de humildade e um transbordar de graça – “minha graça te basta” (2 Coríntios 12:9).

Então, persevere em oração, pois nenhuma é em vão.

 

Por Vinícius Musselman Pimentel. © Voltemos ao Evangelho Website: voltemosaoevangelho.com
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

 

Leia mais sobre oração:

 

13 Comentários
  1. Johan Mendonça Diz

    Este texto veio em boa hora, que Deus continue abençoando todos vocês do VE.

    Abraço!

  2. fatxinhaa Diz

    dá-nos força para preserverar Pai..

  3. Felipe Lima de Sousa Diz

    As igrejas estão esquecendo de pregar isso! Antes ensinam os servos de Deus que tudo que pedirem Deus deve atender… uma onda de triunfalismo. Louvo à Deus porque existem aqueles que ainda pregam a verdade e O agradeço por Sua Graça em nós.
    Muito boa a mensagem!

  4. daniel pc Diz

    Precisamos acordar para realidades do evangelho como estas.

  5. Marcílio Lara Diz

    Podemos também lembrar da vida de George Muller:

    “…Certo pregador, pouco tempo antes da morte de Jorge Müller, perguntou-lhe se orava muito. A resposta foi esta: “Algumas horas todos os dias. E ainda, vivo no espírito de oração; oro enquanto ando, enquanto deitado e quando me levanto. Estou constantemente recebendo respostas. Uma vez persuadido de que certa coisa é justa, continuo a orar até a receber. Nunca deixo de orar!… Milhares de almas têm sido salvas em respostas às minhas orações… Espero encontrar dezenas de milhares delas rio Céu… O grande ponto é nunca cansar de orar antes de receber a resposta. Tenho orado 52 anos, diariamente, por dois homens, filhos dum amigo da minha mocidade. Não são ainda converti­dos, porém, espero que o venham a ser. – Como pode ser de outra forma? Há promessas inabaláveis de Deus e sobre elas eu descanso”.

    Livro Heróis da Fé – Orlando Boyer

  6. Lidiane Diz

    Obrigada ! Leio tds os post’s e agradeço por cada um, que Deus continue direcionando vc’s !

  7. Rodrigo Rosa Diz

    Fantástico! Nossa oração não é para mover a Deus mas para ele nos aprimorar conforme sua vontade.

    Completa várias coisas que venho pensando e estudando sobre pedidos em oração. Aprimora, principalmente o conhecimento sobre o pedir com ações de graças (Fp 4:6)

    Deus esteja, sempre!

  8. Gabriel Araujo Diz

    Ótima pergunta!
    Ótima resposta!

    O Senhor não despreza a oração de seu justo, mas as vezes Ele diz: sim e outras não.

    Louvado seja o nome do Senhor Jesus Cristo.

  9. g Diz

    Deus acaba de falar comigo! Amém!

  10. Guilherme Jacob Diz

    Nossa eu estava realmente precisando ler isso… Tocamos neste assunto em uma célula de jovens, com esse texto vai ficar mais tranquilo falar a eles o dever de orar sempre. Muito bom, é benção de Deus mesmo =)

  11. sr. trebarco Diz

    o segredo é orar, obedecer a Jesus e ír na igreja,é preciso obedecer os mandamentos de Cristo:agora:perserverar em oração deve ser bom mas porque não conheço se a vontade do PAI É Que perserveremos em oração,mas pode ser que dê certo,mas amem seu próximo como a si mesmo e Deus acima de tudo e todos,é mandamento!

  12. luciano luis Diz

    quando a pessoa de diz certa de sua atitude ela fica cega para verdade do senhor. então se buscamos a sua salvação devemos orar sim .ainda mais quando é por um pessoa que amammos

  13. Stefany Paiva Diz

    Amém, que venhamos a perserverar e nunca desfalecer.

Comentários estão fechados.