Paul Washer – Como Interpretar a Bíblia (1)

A Bíblia é um livro Espiritual que deve ser interpretado através da iluminação do Espírito Santo, mas ao mesmo tempo a Bíblia é um livro, e a única correta interpretação é aquela que concorda com sua gramática – o que está escrito. Por esta razão é importante que nós estejamos familiarizados com as regras ou princípios da interpretação. A ciência da Hermenêutica é o estudo desses princípios.

Hermenêutica é um assunto sério. A nossa interpretação da Bíblia irá determinar nossas crenças e essas crenças determinarão como pensamos e agimos.

A seguir, estão 13 princípios que nós devemos seguir quando interpretamos a Bíblia:

parte 1 | parte 2 | parte 3 | baixe o pdf com todas as partes |

1. A Bíblia é a autoridade absoluta. É impossível interpretar a Bíblia corretamente sem a convicção de que toda a Bíblia é a Palavra de Deus. Nós não temos o direito de rejeitar certas partes da Bíblia porque elas se opõem às nossas tradições, opiniões, ou estilos de vida.

2. O Espírito Santo é o melhor professor da Bíblia. O Senhor Jesus disse que enviaria o Espírito Santo para guiar a Igreja em toda a verdade (João 14:26; 16:13) e sem Sua iluminação é impossível entender a Bíblia (I Coríntios 2:14). Isso não significa que em “nome do Espírito Santo” temos o direito de desviar do que está escrito na Palavra ou acrescentar algo a ela. Apenas o que está escrito na Bíblia pode ser afirmado como doutrina. Nossos sentimentos e emoções têm pouco valor na formulação de uma fé bíblica.

3. A própria Bíblia é o seu melhor comentário. Quando nós não podemos entender a interpretação de uma parte da Bíblia ou queremos alargar nossa compreensão dela, nós devemos buscar explicações em outras referências Bíblicas.

4. A Bíblia não se contradiz: Portanto sempre deve haver harmonia em nossas interpretações de textos diferentes. Se nossa interpretação de um texto contradiz a interpretação de outro, então estamos errados.

 

Por: Paul Washer © HeartCry Missionary Society | hcmissions.com

Tradução: voltemosaoevangelho.com

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

37 Comentários
  1. Gabriel Lucas Diz

    Mas ha um grande problema ao ler a biblia ..
    a gente aprende coisas com o “mundo” e torna essas coisas absolutas ..
    exemplos: Fé e Razão sao Opostas .. quem disse isso ??? Filosofia Grega e nao a biblia, mas pq pregadores sempre dizem isso ??

    Pelo simples fato de se eskecerem q as Escrituras sao Autoridade maxima em todos os aspectos.

    O q eh amor ?? o q a Filosofia disse ou o q as Escrituras dizem ?!?!

    entende ?!

    A gente sabe o q eh “inferno” atraves do q a Disney disse, do q os desenhos dizem e a gente transporta conceitos pagãos de filmes e Crenças “Mundias”, coisas que sao de outras religioes pra biblia .. ai NUNCA se entende nada …

    Jesus Falando pra Pedro q as portas do “Inferno” nao prevaleceriam contra a Igreja

    os crentes ouvem a palavra “Inferno” (palavra de origem latina q odeio) e jah pensam em varios demonios e tal … o diabo reinando lah …

    Fala serio .. de onde veio esse conceito ?!?!?
    Jesus Está dizendo q a SEPULTURA ou a MORTE (hades) nao prevaleceriam contra a igreja, pois ele ia ressucitar e ressucitar a igreja tbm

    O diabo nao reina no hades, pq o hades eh um lugar de pessoas e nao de demonios …
    O diabo mora na terra …. quando Cristo foi ao inferno (se foi mesmo) ele nao foi tirar as chaves da morte e do “inferno” das maos do diabo

    Esse pra mim eh um dos maiores problemas quando lemos a biblia ..

    Tranportamos nossa Cultura e “teologia” pagã e Conforme esse mundo pra ele e nao nos Resetarmos pra lermos a Biblia ..

    Nisto Creio ^^

    1. rita maia Diz

      Irmão, acho que você tem razão,
      eu acrescento problemas que acho difícil de resolver:
      1) as traduções da Bíblia, muitas vezes textos traduzidos
      de acordo com a doutrina do Tradutor…
      Tento minimizar usando várias traduções diferentes…
      2) tentamos interpretar a Palavra de acordo com doutrinas que herdamos
      e não a doutrina de acordo com a Palavra:
      exemplos: a Trindade Católica, o Sábado Católico, que os evangélicos
      não ousam questionar…
      outro exemplo, a doutrina recente do arrebatamento pré-tribulação…
      3) a falta de conhecimento do contexto judaico em que a Palavra foi escrita,
      por isso a confusão entre Sheol, Hades, Inferno, Lago de Fogo, Morte, etc…

      ESTÁ NA HORA DA IGREJA SE VOLTAR PARA A PALAVRA DE DEUS,
      e começar a questionar as interpretações humanas impostas pela história…

    2. Vini Diz

      Só também não podemos exagerar e cair no outro erro de negar interpretações históricas que estão conforme a sã doutrina, como a Trindade, por exemplo.

    3. Gabriel Lucas Diz

      Concordo Irma, e só pra comentar:

      Geralmente o que acontece com as traduções nao eh soh compromisso com a doutrina do tradutor, mas a falta de coragem de traduzir como se deve as coisas. Porque certas traduçoes mecheiriam demais nas doutrinas das igrejas. Traduzir de forma correta E NAO TRANSLITERAR palavras como Batismo (Imersao) Igreja (congregação, simplesmente reuniao) Ceia (jantar, ai está meio traduzido) Inferno (Que aki seria mais inteligente Transliterar pra hades, sheol ou geena, ou ateh traduzir, mas traduzir por “mundo dos mortos”, Lugar do Silencio como eh escrito em um dos salmos mas nossas traduçoes se calam colocando “inferno”.

      Traduzir com esse compromisso a palavra de deus é “Bater” de frente com doutrinas de igrejas q se sustentam por más traduçoes e transliterações

      No mais irma, eu só uso o Textus Receptus para o Novo testamento, Na falta de um texto melhor q ele.
      Mas o Receptus já dá pro gasto. Estude sobre esse texto do NT e vai se surpreender

      Note: Eu nao sou fundamentalista, só históricamente correto quanto ao texto grego q “uso”

    4. Diego R. Diz

      Olá Gabriel! Acho que você tem razão no que refere-se ao ler a Biblia e identificar as cosias que são alterações de tradução! Ler a Biblia direto do Grego é algo para poucos ainda, mas você Crê que todas as coisas colaboram para o Bem dos que AMA a Deus? A vida do cristão deve ser buscar o conhecimento das escrituras e também a presença de Deus através do Espirito Santo, que nos guia e orienta!
      Eu penso que de certa forma se tudo isso que foi mudado está ai é também permissão de Deus, porque cabe a nós irmos buscar a verdade, custe o que custar!Não sendo pessoas que vão às igrejas aos domingos e leia o salvo 91 ou o 23, e está bom! Claro que “só” conhecer a literatura correta não adiante se não for colocado em pratica os ensinamentos de Deus! Exemplo: Deus se importa mais com quem lê uma biblia “adulterada” mas segui os mandamentos de Amar a Deus e ao seu proximo, ou ELE se importa mais com quem Lê a literatura CORRETA sem alterações mas não põe nada me pratica?
      …..Isso nos leva a parabola do bom Samaritano….
      Deus abençoe!

    5. Gabriel Lucas Diz

      Concordo com voce irmao.
      Nao digo q as biblias sao adulteradas .. Soh sao mal Traduzidas de textos adulterados … 2 pontos negativos.
      Concordo com tudo o que voce falou, pois penso que eh possivel um cristao ler apenas a Biblia Viva e ser um “melhor Cristao” que eu .. Sem duvidas.

      Mas se ainda posso levantar a mao e dizer que algo estah errado Mesmo q esteja dando certo … eu o farei

      Devemos Lutar pelo Que Eh Certo e nao pelo que dah Certo.
      Dê uma King James Version (Ingles) na mao de Um Testemunha de Jeová e veja se ele vai conseguir apoiar Suas Crenças … NAO

      Agora dah uma NVI … vai rir da sua cara ..

      Nao Sou Expert no Assunto e NEM LEIO EM GREGO .. Mas mesmo sendo Leigo sei diferir Lama de Açucar.
      Sugiro estudarem Sobre o ASsunto “Textus Receptus X Texto Critico”

      mas só pra aqueles q acharem impotante .. ;)

    6. Hugo Diz

      Deus se importa com todos pois não faz acepção de pessoas. A pergunta correta é: quem se importa mais com Deus? Aquele que vive segundo a luz que possui, ainda que seja pouca, ou aquele que possui muita luz e não pratica aquilo que conhece?

    7. Silva Diz

      o que é a Trindade católica?
      o que é o Sábado católico?

      o que seria a Trindade Evangélica?
      o que seria o sábado evangélico?

    8. Alex Martins Diz

      poderia me indicar uma boa tradução e uma boa biblia de estudo!!Deus abençoe!

    9. Claudio Diz

      O que há de principal e básico na bíblia que é sobre a salvação do homem que Jesus nos proporcionou na cruz, a vida eterna para aquele que crer Nele, e como viver dignamente aqui na terra, respeitando o próximo como a nós mesmos, isso qualquer pessoa pode entender facilmente…. João 3:16

      as demais coisas apenas podem nos levar a discussões….

    10. Gabriel Lucas Diz

      O que nao entendo como a gente pode falar tanto sobre Hermeneutica e Exegese, Historia das doutrinas e Confissoes de Fé se a gente nao Conhece a Historia dos Manuscritos e nao sabemos defender os manuscritos em que baseamos nossa Fé. Hermeneutica e Exegese sao secundarias, pois se voce nao sabe o que “Estaria” escrito nos textos originais, tanto faz.
      Existem Milhares que acreditam hoje em dia que os manuscritos do NT foram escritos em hebraico e quando foram passados para o grego herdaram doutrinas pagãs como hades/geena (inferno), Céu, Divindade de Cristo .. Dizem q tudo isso foi inventado.. E outros dizem q nosso AT foi copiado por Escribas Massoretas, que supostamente eram pagãos. E como lutar contra isso ?? Como defender suas doutrinas pelos manuscritos e nao pelas suas traducoes por Equivalencia Dianamica e Parafraseadas como a Biblia Viva ?!?!

      Na Minha Biblia em 1ªTm 3.16 Diz “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.”

      Porque a Minha estah Escrito DEUS e nao sua nao ?!?!?
      Porque eh tao dificil falar na divindade de Cristo pelas tuas Biblias ?!?!

      Só posso dizer isso … acordem pois o texto q Lutero Usava, q Calvino Usava e todos os reformadores e “todas” as igrejas de todas as epocas nao eh o mesmo que voce Usa Hoje em dia … Seu texto nao eh o mesmo que Almeida Traduziu .. Mentira pra vc

      Leia “Qual o Texto Original do Novo Testamento”

  2. Vinícius Silva Pimentel Diz

    Paul Washer escrevendo sobre doutrina é um deleite! Paixão e correção teológica, eis um desafio para todos nós….

    Ansioso pelas próximas partes!

    Em Cristo,
    Vinícius

  3. Hugo Hoffmann Diz

    Como seria bom se todos os pastores utilizassem da exegese gramatico-histórica antes de subirem ao púlpito das suas respectivas igrejas.

  4. SANLOPES Diz

    SABE IRMAOS PARA ISSO EXISTE O ESPIRITO SANTO QUE E O VERDADEIRO INTERPRETE. MAS PARA ISSO ACONTECER E O ESPIRITO DE DEUS DAR A CORRETA INTERPRETACAO SE REQUER ORACAO E LEITURA DA PALAVRA. E ISSO NINGUEM QUER FAZER. SE PREFERE RECORRER AO GOOGLE, A FULANO A CICLANO. MAS BUSCAR EM DEUS E NA ORACAO ATE QUE O ESPIRITO SANTO FALE COM VOCE, LHE DE ENTENDIMENTO ,ABRA SEUS OLHOS ESPIRITUAIS, ILUMINI OS OLHOS DE SEU ENTENDIMENTO. ISSO POUCOS FAZEM. HOJE MUITOS TEM A CORAGEM DE ABRIR A BOCA E DIZER QUE DOUTRINAS DA BIBLIA SO ERA PARA DETERMINADA IGREJA, QUE PARA HOJE NAO SERVE E TAL,DESPREZANDO O QUE O ESPIRITO SANTO FALOU ATRAVES DE PAULO:QUE O EVANGELHO PREGADO POR ELE NAO FOI APRENDIDO DE HOMEM NENHUM, NEM DE GAMALIEL, NEM DE FARISEU. MAS TODO O EVANGELHO FOI APRENDIDO POR REVELACAO DE JESUS CRISTO. QUE O SENHOR TENHA MISERICORDIA DE NOS.

    1. Silva Diz

      obrigado sanlopes,
      por fazer-me e outros a ver a bíblia dispensável, sua interpretação desnecessária, seu estudo negligente.

      devemos crer na iluminação do Espírito Santo sim, nunca duvidei disto, mas sinceramente tenhoa visto neste argumento mais razão para a preguiça do que confiança sincera. concordo, não devemos ficar no google, firmados em fulano ou ciclano, mas não podemos também acreditar que o Espírito iluminou outros servos para nos abençoar. E só mais uma coisas, o que Paulo recebeu do Espírito conferiu com o ensino dos demais, o que Paulo recebeu encontramos em suas cartas, portanto, se vier um anjo do céu com evangelho distinto é maldito, mas tem muita gente usando o argumento do espírito falou para diseminr todo tipo de imundícia no meio do povo de Deus. Portanto, assim como ensino de Paulo foi avaliado pelos demais discípulos, todo ensino hoje deve ser avaliado pelo crivo da Escritura.

    2. Silva Diz

      DESCULPA DEVERIA TER ESCRITO: não devemos ficar no google, firmados em fulano ou ciclano, mas não podemos também DEIXAR DE acreditar que o Espírito iluminou outros servos para nos abençoar.

    3. Diego R. Diz

      Caro Silva, o SanLopes, tem razão! Mas não da forma que você interpretou! NADA substitui a palavra de Deus, porém sem o Espirito Santo operando somos meros FARIZEUS! Doutores da LEI, sabemos tudo de teoria e nada de Pratica!

      Se JESUS disse que ELE nos deixaria o consolador, que não sabemos como orar mas que o Espirito Santo intercede por nós, e que os dons Espirito são distribuidos conforme a vontade do Espirito Santo, então não é errado dizer que devemos buscar do próprio Espirito de Deus a revelação da Palavra!
      Olha que são 7 os Espiritos de Deus!
      Em tudo na vida deve-se ter um equilibrio!

      Ser como os Crentes de BEREIA SIM, mas também buscar a Presença de Deus no Espirito Santo que opera em nós, desde a interpretação da Palavra, até os sinais milagres e maravilhas!
      Deus abençoe!

    4. Silva Diz

      quem negou ação do Espírito Santo? eu? em momento algum fiz isto e nem interpretei erradop o que o sanlopes escreveu. E pra corrigir vc também: não buscamos a revelação do Espírito, sim a iluminação do Espírito. porque buscar Revelação se a Escritura é a Revelação? E afinal de contas estes 7 espírítos de Deus são 7 Espíritos Santos, 7 anjos, o que são os 7 espíritos de Deus? Posso obter resposta a isto por meio de revelação, ou o estudo sério exégetico pode dar a resposta?

      em momento nenhum neguei a necessidade da iluminação do Espírito, não posso em momento nenhum aceitar que o trabalho exegético não tenha valor. já que vc citou os dons do Espírito, pra que serve o dom de Mestre?

    5. Francine Diz

      Desculpe, mas em que parte a Bíblia afirma que existem 7 Espíritos de Deus? Pelo que a Bíblia afirma há um só Espírito que habita em todos e está em todos os cristãos e que os guia.

    6. Kath Souza Diz

      Acredito que se essa afirmação se deva a um entendimento errado a respeito da referência ao Espírito Santo, quando falou às sete igrejas em Ap 2 e 3.

  5. jairzinho pereira de oliveira Diz

    Gostei da esplanação da matéria. Que Deus lhe ajude a cada dia a ser abençoador como foi na minha mente e coração.
    Valeu e até à próxima!

  6. Roberto Aprigio Diz

    Otimo resumo..Agora a parte 2 e 3 não estão pegando.. :)

  7. N. Diz

    Parte 2, sai quando?

    1. Vini Diz

      domingo, e a 3 no outro domingo

    2. N. Diz

      Obrigada.

  8. Walison de Paula Diz

    Texto muito objetivo e produtivo! Parabéns.

  9. felipe Diz

    Muito edificante,como gosto do paul washer e amo estudar a biblia com meu professor o Espirito Santo

  10. Rodrgio Teles Diz

    Eu não entendi muito o que este Rapaz Gabril quis dizer,porque não foi muito claro..

    Bom a Biblia é a palvra de Deus para nossos corações..

    É UM MAPA QUE NOS ENSINA COMO TER UMA VIDA ÍNTEGRA,SEM TER COM QUE SE ENVERGONHAR,ACREDITO nisso,QUE MUITOs QUE ESTÃO NA IGREJA,PASTORES,BISPOS,APOSTOLOS,EVANGELISTAS,PRESBITERO,DIACONO..E ETC..
    compare estes com pessoas do mundo e chegara a uma conclução de que não são muitos diferentes,vivem como demonios dentro da igreja,usando a palavra de Deus como escudo para viver uma vida desonesta,depravada,cheia de engano,mentiras, homens que são intelectuais,mais estão muito longe de ser sábios..

    Não podemos questionar a biblia e nada do que esta escrito nela…

    Devemos seguila ser fiél a este ensinamento..

    A biblia não esta errada,e sim a interpretação dos que a leêm.. e a interpretam de forma erronia..

    BUSQUEM,CONSAGRE SUAS VIDAS E NÃO PERCAN O POUCO TEMPO QUE VOCÊS TEM COM ESTAS INDAGAÇÕES QUE NÃO VEM DE Deus….

    QUARDES OS SEUS CORAÇÕES…..

    A BIBLIA DIZ EM TUDO QUE SE DEVE QUARDAR,QUARDE O SEU CORAÇÃO,PORQUE DELE SAEM AS FONTES DE VIDAS..
    provérbios..4-23..
    Deus abençoe a todos..

    Rodrigo Teles..

    1. Gabriel Lucas Diz

      Concordo =D

  11. Wesley Leal Diz

    Gabriel não concordo com tudo (ainda,rsrs), mas tudo o que vc diz é muito pertinente e merece reflexão. Abraços!

  12. Priscilla M. A. Diz

    Muito bem explicado, parabéns para os idealizadores deste site e toda glória para a Deus.

    Realmente, o Espírito Santo faz parte da nossa correta interpretação, ela será eficaz sempre que conseguirmos aplica-la em nossa vida diária.

    II Timóteo 3:16-17
    Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra

    I João 2:27 E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
    1 João 2:27

  13. Roberto Clerton Saraiva Leão Diz

    … a Bíblia é um livro, e a única correta interpretação é aquela que concorda com sua gramática – o que está escrito. Por esta razão é importante que nós estejamos familiarizados com as regras ou princípios da interpretação. A ciência da Hermenêutica é o estudo desses princípios.
    (Paul Washer).

    Olá,

    Sendo assim,um um quase analfabeto como eu,jamais interpretará corretamente as Escrituras Sagradas.

    No Brasil,o número de “pastores”,diáconos,evangelistas e missionários analfabetos,é muito grande.Mesmo assim,eles conseguem fazer um trabalho brilhante e frutífero.Como se explica isso?

    1. Vini Diz

      Para um quase analfabeto você escreve bem. Eu entendi sua mensagem gramaticalmente. E você a escreveu gramaticalmente.

      Sem contar que tanto para os indoutos como para os doutores, o que faz alguém ser frutífero é graça e não mérito. Conhecimento divino é algo ganhado como presente (1 Co 5)

  14. Afonso Correa Diz

    Muito bom artigo…e verdadeiramente a Bíblia não se contradiz mesmo, até quando temos uma revelação vinda do Espirito Santo, que foge ao entendimento da letra simplesmente, em momento algum essa ‘revelação’ irá se contradizer, em algum ponto futuro ela convergirá para o centro do Evangelho. Glórias a Deus pela sua Palavra que é viva e eficaz. A letra mata, mas o Espirito vivifíca.

  15. Thais Diz

    Muito bom! Divulgando…

  16. ieda sardinha Diz

    Gosteei muito, realmente faz todo sentido, senão vira desordem. E o nossoDeus não é Deus de confusão.

  17. Paulo Souza Diz

    Existem muitos erros de tradução, incertos.

Comentários estão fechados.