um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

#ConferênciaFiel 2011 – Stuart Olyott: Jonas, o missionário bem sucedido que fracassou (2 – de joelhos)

Texto base: Jonas 2

Estou chamando esta série de exposições de “o missionário bem sucedido que fracassou”. E iremos analisar o capítulo 2 de Jonas, onde vemos este missionário de joelhos diante de Deus. A pergunta deste capítulo é:

Você ora?

No capítulo 1, Jonas estava de costas, pois fugia da presença de Deus. Agora, ele está de joelhos, orando para Deus salvá-lo. Jonas não havia orado até agora neste livro, falou com os marinheiros, mas não com o Senhor. Mas agora, nessas condições, ele é forçado a orar. Deixe-me perguntar: Você ora? Você precisa ser forçado a orar?

Orar é simplesmente dizer a Deus tudo o que está no seu coração. Se você não faz isso você:

1)      É um não convertido, pois este não ora do seu coração;

2)      Você é um desviado que nunca terá segurança da salvação até voltar-se para Deus;

3)      Você é um apóstata – alguém que conhece a verdade da fé cristã, mas desistiu e a trata como falsa.

Se você não é uma pessoa de oração, você está encrencada. Saiba que Deus usa doenças e desapontamentos para trazer as pessoas à oração. São providências boas, mas duras de Deus.

Você sabe que pode orar de qualquer lugar geográfico? Jonas orou das entranhas do peixe. Você pode orar em qualquer lugar geográfico. Abraão orou no deserto, Salomão, no templo, os discípulos, no barco e Jesus, no jardim. Você pode orar em qualquer lugar.

Você sabe que pode orar de qualquer lugar espiritual? Você pode orar, como Jonas, mesmo quando desviado. O filho pródigo foi encontrado quando ainda estava muito distante. Se você como o filho pródigo está distante de Deus, ore onde você está espiritualmente e Ele virá correndo, o abraçará e dirá: “meu filho”. Deus não diz: melhore primeiro, aprume-se primeiro. Basta olhar na direção do Pai, e mesmo distante, você o verá correndo em sua direção.

Você sabe que não importa quão bem você ore, você não será liberado dos seus deveres? Jonas após orar e ser vomitado pelo peixe, ainda teve que ir para Nínive. Após ser perdoado, você ainda deve fazer suas obrigações.

Um dos sinais de um coração que não ora é não frequentar as reuniões de oração.

Você pode ver no capítulo 2 tudo que teve que acontecer no coração de Jonas para ele ser restaurado de seu estado desviado?

1)      Ele reconheceu que Deus é realmente Deus.

2)      Ele reconhece sua pequenez e que sem Deus ele está sem esperança.

A verdade é que mesmo se viramos as costas para Deus, Ele sempre está de frente para nós. Isso é graça. Mesmo quando fugimos de Deus, nós acabamos caindo nos braços do próprio Deus. Esta foi a experiência de Jonas e após isso ele então voltou para o local geográfico e espiritual que começou.

Aprenda esta distinção: “O arrependimento pode ser real, mesmo que não seja perfeito”.

 

Por Stuart Olyott

Resumo por voltemosaoevangelho.com

4 Comentários
  1. Ana Paula leite Diz

    Confesso que esta palavra foi a que mais me tocou em toda a Conferencia. Deus me ouve de qualquer lugar, meu coração deve ser aberto para Ele em oração. Ele esta no Controle e usa as minhas orações para cumprir o que já determinou!

    1. Isaias Vidal Diz

      Compreendo que como pecador que sou, não sou diferente de jonas, pois sou como adão, quando não fujo me escondo.  Assim sendo posso compreender que se dependese de mim faria tudo da mesma forma que jonas. Mas a graça de Deus que é imutavel, Ele faria tudo da mesma forma que vez com jonas. Minha alegria é em saber que sou menos que um verme, mas que Deus ama os vermes, e faz de um verme, homem para lhe adorar. Isto é misericordia que só se encontra em Deus, atravez de Jesus Cristo na cruz. Deus deixa isto muito claro para toda aquele que a Ele buscar

  2. Nivaldo Roberto Alves Diz

    Mesmo que você trace seu próprio caminho e insista neste seu propósito, Deus tem o melhor para seus filhos, Ele te conduzira por caminhos que você nunca esperava andar. O nosso Deus nos fara prosperar onde Ele quer para sua honra e gloria, buscai o Senhor a todo o tempo. Dobremos os nossos joelhos e o busquemo a tempo e fora de tempo.

  3. Augusto Santos 1 Diz

    Você ORA? e Você lê a PALAVRA? São dois compromissos inadiáveis. Concordo com o pregador e quem não ora está sem direção alguma. Ore em todo o tempo!

Comentários estão fechados.