Hernandes Dias Lopes – A Importância da Pregação Expositiva para Crescimento Saudável da Igreja #Fiel2012

Hernandes Dias Lopes, baseado em Atos 6:4 e em 2 Timóteo 4:2, mostra que a principal tarefa do pastor, presbítero, reverendo, bispo é o ministério da oração e da Palavra. Focando no ministério da Palavra, Lopes afirma que a pregação é essencial para o crescimento saudável da Igreja e que a pregação deve expor, explicar e aplicar o texto bíblico.

[dt_call_to_action content_size=”normal” text_align=”left” background=”fancy” line=”true” style=”2″ animation=”right”]

Baixe o áudio e assista à outras mensagens

Assista à outros vídeos dessa conferência, ouça e baixe os audios no site do Ministério Fiel:

Clique aqui[/dt_call_to_action]

Resumo

As tarefas primordiais do pastor, reverendo, presbítero ou bispo são a oração e o ministério da Palavra (Atos 6:4).  Estas são fatores essenciais para uma igreja saudável. Vamos nos concentrar hoje no ministério da Palavra.

O que é Pregação expositiva?

A pregação expositiva pode ser resumida em três pontos:

  • Ler o texto. Se um pregador lê o texto rapidamente, provavelmente ele pregará algo que não tem nada a ver com o texto.
  • Explique o texto. Você conhece pregadores que leem o texto, mas pregam algo totalmente diferente? O sermão emana do texto e explica o texto. Não coloque no texto as suas ideias. Não tenha algo pré-concebido na mente e procure um texto para apoiar a sua ideia humana. O verdadeiro pregador é somente um canal explicativo do texto bíblico.
  • Aplicar o texto. Pregação não é um discurso em um auditório, mas um discurso ao auditório. Uma pregação deve pegar as palavras do passado e aplicá-las  às pessoas de hoje. Mas cuidado, se você não interpretar corretamente o texto, você pode aplicá-lo de forma herética, colocando palavras na boca de Deus.

Por que pregadores não pregam expositivamente?

Alguns dos motivos são:

  • Não é ensinado em muitos seminários.
  • Não tem uma boa biblioteca, nem a leem. Os motivos disso podem ser (1) falta de recursos e (2) desinteresse na leitura.
  • Terrível tensão entre pregação e liturgia (uma hora de música e 10 min. de pregação).

Vantagens da pregação expositiva

Podemos listar no mínimo três vantagens da pregação expositiva:

  • A grande vantagem da pregação expositiva é que ela almeja ser fiel (“assim diz o Senhor”) e não popular.
  • Outra vantagem é não ter que ficar cassando a pregação, pois o livro a ser exposto já foi definido previamente.
  • Também evita melindres, pois é pregado o que está no texto, doa quem doer.

Essas coisas são importantes, mas de nada adiantará se você não colocar seu coração nisso. A pior coisa é ficarmos acostumados com o sagrado – com a santidade da pregação. Você acredita no que você prega? Precisamos desesperadamente de um reavivamento no púlpito. John Wesley dizia: põe fogo no seu sermão ou põe seu sermão no fogo.

Por: Hernandes Dias Lopes. © 2012 Ministério Fiel. Original: A Importância da Pregação Expositiva para Crescimento Saudável da Igreja #Fiel2012.