um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

25 marcas de um cristão desviado

Leia a continuação deste artigo.

Cuidado com o Desvio

Eu não ouço falar muito sobre o perigo do “desvio” hoje em dia. Parece que isso é algo com que meus amigos e eu nos preocupávamos 20 anos atrás. Nós falávamos sobre isso, orávamos contra isso, e procurávamos manter Jesus sempre diante de nós como nossa grande esperança e satisfação. A preocupação não era com cair totalmente fora do mapa espiritual, negando Jesus e mergulhando em pecados escandalosos, mas nós sabíamos que de fato temos corações que são, como o hino diz, “inclinados a se desviar”. E eu não sou melhor hoje do que era naquele tempo.

Se há uma consideração particularmente humilhante para um crente com uma mente espiritual, é que, depois de tudo o que Deus fez por ele – depois de todas as ricas demonstrações de sua graça, a paciência e ternura de suas instruções, a repetida disciplina de sua aliança, os emblemas de amor recebidos, e as lições da experiência aprendidas –, ainda existe no coração um princípio, uma tendência para um secreto, perpétuo e alarmante afastamento de Deus.”
– Octavius Winslow, 
Personal Declension

Mas mesmo que reconheçamos que permanecemos pecadores e que podemos nos encontrar em um perigoso estado espiritual, acaso sabemos como se parece esse estado? Não estou bem certo disso. Alguns o assemelham a um fracasso público, e isso os deixa pensando que estão seguros quando, na verdade, podem estar em um caminho muito ruim. No clássico Vital Godliness (Piedade Vital), William Plumer diz: “Muitos são impedidos de vencer seus desvios porque são misericordiosamente guardados de pecados abertos. Se eles tivessem publicamente caído em manifesta iniquidade, eles ficariam vermelhos de vergonha; eles lamentariam sua perversidade diante de Deus e dos homens. Mas, por enquanto, é tudo segredo. Eles são meramente desviados no coração”.

Como se Parece o Desvio?

No seu livro, Revival (Avivamento), Richard Owen Roberts apresenta 25 evidências de uma condição desviada. Ele elabora cada uma delas, mas eu vou apenas dar-lhe os pontos aqui. Considere-os seriamente.

1. Quando a oração deixa de ser uma parte vital de uma vida cristã professa, o desvio está presente.

2. Quando a busca pela verdade bíblica cessa e a pessoa se torna contente com o conhecimento de coisas eternas já adquirido, não pode haver dúvida quanto à presença do desvio.

3. Quando o conhecimento bíblico possuído ou adquirido é tratado como um fato externo e não aplicado internamente, o desvio está presente.

4. Quando pensamentos ardentes sobre as coisas eternas deixam de ser regulares e consumidores, isso deveria ser como um sinal de alerta para o desviado.

5. Quando os cultos da igreja perdem seu deleite, uma condição de desvio provavelmente existe.

6. Quando discussões espirituais profundas são um constrangimento, há certamente uma evidência de desvio.

7. Quando os esportes, a recreação e o entretenimento são uma parte grande e necessária de seu estilo de vida, você pode concluir que está ocorrendo um desvio.

8. Quando os pecados do corpo e da mente podem ser praticados sem uma revolta na sua consciência, a sua condição de desviado é certa.

9. Quando as aspirações por uma santidade semelhante à de Cristo param de dominar sua vida e seu pensamento, o desvio está ali.

10. Quando a aquisição de dinheiro e bens materiais se torna uma parte dominante de seu pensamento, você tem uma clara confirmação de desvio.

11. Quando você pode pronunciar canções e palavras religiosas sem o coração, tenha certeza de que o desvio está presente.

12. Quando você pode ouvir o nome do Senhor ser tomado em vão, questões espirituais ridicularizadas e questões eternas tratadas de forma frívola, sem ser levado à indignação e ação, você está desviado.

13. Quando você pode assistir a filmes e programações de televisão degradantes e ler literaturas moralmente debilitantes, você pode estar seguro de seu desvio.

14. Quando quebras de paz na irmandade não são motivo de preocupação para você, isso é uma prova de desvio.

15. Quando a menor desculpa parece suficiente para afastar você do dever e da oportunidade espiritual, você está desviado.

16. Quando você fica satisfeito com sua falta de poder espiritual e não mais busca repetidos revestimentos de poder do alto, você está desviado.

17. Quando você desculpa seu próprio pecado e preguiça dizendo que o Senhor entende e lembra que somos pó, você revela sua condição de desviado.

18. Quando não há mais música em sua alma e em seu coração, o silêncio testifica de seu desvio.

19. Quando você se ajusta alegremente ao estilo de vida do mundo, seu próprio espelho vai lhe dizer a verdade sobre seu desvio.

20. Quando a injustiça e a miséria humana existem ao seu redor e você não faz nada para aliviar o sofrimento, fique certo de seu desvio.

21. Quando a sua igreja caiu em declínio espiritual e a Palavra de Deus não é mais pregada ali com poder e você permanece satisfeito, você está em uma condição de desviado.

22. Quando a condição espiritual do mundo declina ao seu redor e você não consegue percebê-lo, isso é testemunho da sua situação de desvio.

23. Quando você está disposto a enganar seu empregador, o desvio é patente.

24. Quando você se acha rico em graça e misericórdia e se maravilha com sua própria piedade, então você caiu profundamente em desvio.

25. Quando suas lágrimas estão secas e a realidade espiritual dura e fria de sua existência não é suficiente para fazê-las rolar, veja isso como um terrível testemunho da dureza de seu coração e da profundidade de seu desvio.

(extraído de Revival [Avivamento], Richard Owen Roberts)

Você pode querer discutir algumas das “evidências” listadas acima, mas antes disso considere-as cuidadosamente para não deixar de identificar um real problema em sua vida. E se você descobrir que algumas dessas coisas são verdadeiras sobre você? Amanhã vou postar alguns pensamentos sobre voltar para o Senhor.

Por: Joe Thorn. Website: joethorn.net © 2012. All Rights Reserved. Original: 25 Marks of a Backslidden Christian.

Tradução e revisão: www.voltemosaoevangelho.com. Original: 25 Marcas de um Cristão Desviado.

115 Comentários
  1. Ricardo Diz

    Conclui que estou desviado.
    Deus, tem misericórdia.

    1. Yago Diz

      Somos dois… =/

    2. João Vitor Diz

      Somos três =/

    3. Aelson Moura Diz

      Somos quatro. =/

    4. Lucas Tito Diz

      Somos cinco :(

    5. Dany Diz

      Somos 06

    6. Daniel Diz

      Calma pessoal.
      Reconhecer o erro é meio caminho até o acerto.

    7. Tiago Oliveira Diz

      Somos 07 :/

    8. Lauryanno Diz

      Somos oito.

    9. Bia Diz

      Somos 9

    10. Weinne Diz

      nove…

    11. cético Diz

      Somos 10 :/

    12. Carl Pedro Diz

      Ufa! pensei que era só eu. hehe

    13. Emmanuel Diz

      Amados preecisamos ser cada vez mais honestos quantp à nossa espiritualidade. Ser Santos, separados pata a Honra e Glória de Deus.

    14. simone rocha Diz

      somos a maioria pode ter certeza!

  2. DANILO FERNANDES DE OLIVEIRA Diz

    Que o Senhor nos ajude a voltar …
    Precisamos de ti Pai nos ajudaaaaaaaa a completar a carreira e guardar a fé…

  3. Gerson Lopes Diz

    Preciso urgentemente voltar minha vida para Cristo e suplicar misericórdia e graça para voltar e caminhar com Ele em Santidade

  4. Marcos Antonio Quintanilha Diz

    Excelente estudo, muito proveitoso.

  5. Caio César Diz

    Cara, preciso mesmo voltar pra Cristo…

  6. Edson Tiago Lima Diz

    E agora? Poste logo como voltar! Eu não quero mais viver assim. Há muitos pontos que batem. Eu não tenho forças nem coragem. O que eu vou dizer a Deus que conhece tudo inclusive meu coração. Misericórdia Senhor, de mim, dos meus irmãos que leram e concluíram que estamos desviados. Misericórdia Senhor dos meus familiares, da tua igreja e do nosso Brasil. Por favor Senhor Jesus! Perdoa-nos! Não quero esta vida. Ajuda-nos por favor!

    1. Daniel Diz

      Todos nós. Senhor,,,,necessitamos da intervenção do Teu Santo Espírito…..assim seja,,,,!!

  7. Dionizio Neto Diz

    Muito profundo, e digno de relevância…obrigado ao site por ter traduzido o material, muito obrigado mesmo!!!
    Deus, sempre bom todo o tempo, para mostrar Suas Verdades!!!
    À Ele toda a Glória!!!

  8. JOSEMAR ADEMAR Diz

    Preciso urgentemente de Ti ó SENHOR!!! Nos ajude!!!

  9. angélica Diz

    Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia,
    recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as
    vossas almas. Tiago 1:21

  10. Romario Livramento Diz

    Se for assim sou desviado tambem, que Deus me ajude!!!!!!!

    1. Daniel Diz

      Querido…o reconhecimento é o primeiro passo importante para a restauração. Deus te guarde, amado

  11. Tiago Oliveira Diz

    Infelizmente tenho que declarar que tbm me enquadro nessa listagem.

  12. Matheus Omena Diz

    Meu Deus! Estou perdido! Por favor coloque logo a postagem de como voltar. Preciso voltar aos braços do Pai. =

    1. Possídio Jr Diz

      Caro irmão, não espere outra postagem, busque em Deus. Busque a Jesus, ore, peça a Deus, suplique a Ele sua misericórdia, leia a Bíblia. Converse com seu pastor explique a ele sua condição e peça ajuda mas antes de tudo não vá primeiramente aos pés de JESUS que é digno e com certeza pode restaura-lo.
      Graça e paz da parte de Deus! abraço.

  13. Jozi Diz

    Voltar???? Ler os itens me fez pensar e perguntar a mim mesma ….será que realmente algum dia já estive mesmo la junto Dele? Ou se me enganei movida pelo desejo de estar? Dele o querer o operar…o que fazer pra que Ele volte a me querer por perto? Voltar…..porto impossível pra quem consegue realmente se ver perdido.

  14. ieda sardinha Diz

    Muito bom!!!

  15. Rosana Rodrigues Diz

    Nesse tempo de reflexão, vejamos se alguns desses pontos não estão começando a obstruir nossa fé.

  16. caetano Diz

    louvado seja o nome do Senhor, porque esta tem sido minha principal preocupação na ig.que congrego a falta de animo,falta de conhecimento e a falta de uma busca maior pelas coisas espirituais,e a satisfação por um culto vazio onde não tem acontecido a fiel pregação da palavra de Deus.

  17. Dilson Diz

    Excelente estudo! Nos faz reconhecer que somos pecadores diante de Deus! Não dissemos como o fariseu de Lucas 18.11,12, mas como o publicano: “O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!” Reconhecendo nossas falhas e pecados, com certeza “desceremos justificados para nossa casa.”(v.14).
    Deus nos abencoe!

  18. Fabrício Diz

    idem. Mas li achando que o texto seria encorajador aos que já este nessa situação. Frustrou!

  19. Dirceu Diz

    Meu Deus, tenha misericordia, me ajude a voltar, pois sou um miserávels desviado.

  20. Sergio Avellar Diz

    Irmãos ! A todos que se identificaram com esta mensagem , lembrem-se ! Se confessarmos os nossos pecados o Senhor é fiel e justo para perdoar. É lindo ver os irmãos reconhecerem , este já é o primeiro passo pois , o querer ser curado é parte da cura . Jesus sempre se compadecerá Ele não os lança fora e está conosco até o fim de nossos dias . E a mim Senhor fiquei em estado de alerta e vi que estou quase em muitos pontos , me ajuda Senhor a ficar de pé pois dependo de Ti .

  21. Patricia Costa Diz

    Preciso de Ti Senhor Jesus, me ajude tb.

  22. Sonia Amaro Diz

    Essas são as características do desvio de uma igreja com muita liberdade como as do ocidente. Lembrando que a igreja somos cada um de nós.

    O caro Daniel foi feliz em lembrar que o reconhecimento é o inicio de um retorno. Porém, é o inicio de um processo que deve ser levado até o final.

    Primeiro o reconhecimento, segundo o arrependimento, terceiro a confissão e por último o abandono do erro, ou seja, a mudança de atitude.

    Prossigamos em todo esse processo, sem estacionarmos em nenhum deles, para que alcancemos a misericórdia e perdão de Deus, recebendo assim, nova oportunidade de recomeço.

    Sê forte e corajoso. Permaneça na videira e se relacione com Deus

  23. Daniel Luiz Diz

    Somos 3.
    Precisamos voltar, tenha misericórdia de mim Jesus!

  24. William Truax Diz

    Caros Irmãos e Irmãs – Por favor, sejam encorajados! É claro os leitores deste sitio terem corações muitos sensiveis. Na rede eu tenho lido muitos artigos assim e eu jamais tenho lido commentarios tão cheios de angústia e de arrependimento do que eu vejo aquí. Esta é uma comunidade de crentes verdadeiros.

    Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Salmos 51:17 ARC)

  25. HENRIQUE CARDOSO Diz

    Irmãos agradeço pela mensagem, realmente o desviar-se de Cristo é algo mortal, é impressionante como desviar-se ocorre sutilmente, silenciosamente, os danos muitas vezes são irreparáveis, só a misericórdia e a palavra realmente podem restaurar-nos de uma condição tão miserável, estas condições são uma grande luz para mim, minha luta é para que não somente eu, mas o Corpo de Cristo percebam quão terrível é estar desviado, Jesus é o Senhor!!!!!!

  26. Hélio Dias Morato Diz

    Deus tenha misericórdia, tenho que reconhecer que estou enquadrado em muitas dessas “evidências”. Esse artigo me ajudou a reconhecer muitas das minhas falhas! Deus abençoe a todos!

  27. Gilberto R. Bernardo Diz

    Graça e Paz… o texto é profundo e digno de uma reflexão neste primeiro dia de 2013.

    No livro do profeta Isaías no Capítulo 6 versículo 5 diz assim ” Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!
    A sensação de homens caídos nos acompanha o tempo todo, mesmo para aqueles que já encontraram a Salvação em Cristo Jesus. Mas de acordo com o texto acima eu conclamo aos irmãos que não deixem em nenhum momento de ter os olhos fitos em Jesus… Que possamos agarrar a Salvação através do seu Sangue, como um náufrago e sua dependência de uma bóia no meio do oceano. Só a Graça dEle para nos Salvar e dar a certeza da Salvação !

    Um 2013 abençoado a todos !

  28. Principal dos Pecadores Diz

    Meu Deus… Nunca pensei estar neste estado. Outrora servindo tão alegre, mas
    de repente… Me enquadro na maioria dos pontos. ” Não retire de mim o Teu Espírito”

  29. MANO Diz

    JESUS DISSE “AQUELE QUE O PAI ME DEU, JAMAIS LANÇAREI FORA”

    ACHO BOM DAR UMA OLHADA NA BIOGRAFIA DE Richard Owen Roberts)

    1. Felipe Araújo Diz

      Porém, aqueles que o pai deu a Jesus são santo(efésios 1.4). Têm Cristo vivendo neles(Gl 2.20)!

  30. STAFFORDSHIRE Diz

    PERFEITO SO JESUS ,COMO AS IGREJAS HOJE PREGAM MAIS A PROSPERIDADE E O EGO HUMANO, DO QUE REPARTIR O PAO,DO QUE ESTAR CONTENTE COM O QUE TEMOS ,CREIO QUE OS VERDADEIROS SE AFASTARAM ,AS IGREJAS ESTAO INDO PARA O CAMINHO LARGO E ACHO DIFICIL RETORNAREM PARA O CAMINHO ESTREITO

  31. Phill Felix Diz

    muitos nem percebem que estão desviados…

  32. jonatas Diz

    Infelizmente, me encontro nesse estado deplorável de vida, se é que isso é vida; pois só encontramos vida em Cristo e se estou longe Dele estou morto espiritualmente.
    Preciso de Sua graça Senhor para me fazer sair dessa condição miserável, preciso de Ti, Tem misericórdia de mim!!

  33. Mauricio Fragoso Diz

    Também preciso mudar, urgentemente. Estou na lista.

  34. Julia Diz

    Simplesmente tive um choque de realidade e me vi num espelho, me ajustei alegremente ao estilo de vida do mundo…Espero que o Senhor não desista de mim…

  35. Paulo Almeida Diz

    Quero e preciso voltar URGENTEMENTE!!!! que os senhor tenha misericórdia.

  36. Carl Pedro Diz

    “Amanhã vou postar alguns pensamentos sobre voltar para o Senhor”. Sim, cadê?

  37. Ademar Lopes Diz

    Voltemos juntos ao Senhor!

  38. Glória Diz

    Estou assustada e triste… Vivo em constante desvio! Jesus, me perdoe e me ajude a manter minha fé intacta e firme… Não me deixe cair ou morrer nesse deserto Senhor, em nome de Jesus…

  39. Rosangela Lima Diz

    Pai que a cada dia possamos voltar ao primeiro amor e nos fortalecer em tua graça.

  40. Manuela Karla França Diz

    Amigos, com muito pesar, por tais evidências devo concluir que estou desviada e muito…me enquadro em várias dessas proposições…que lástima! Senhor atrai-nos a ti!

  41. Vinicius Diz

    Nossa, fiquei surpreendido com os comentarios acima, e vejo o mover do espirito santo de Deus em cada um… Pai, converta estes corações !

  42. gezilda Diz

    o homem sempre será limitado ,e quanto mas olhamos para o mestre ,eu e vc iremos encontrar imperfeição em nós mesmos ,isso mesmo assim estamos no caminho certo ,,ELE é que nos molda
    como ELE É .O NOSSO ALVO É CRISTO .amém

  43. Everton Diz

    Concordo com todas, preciso muito de ajuda, pois me encaixo em várias.

  44. Rafael Diz

    Ótimo. Me encaixo em todos os ‘sintomas’. :/

  45. Érico Magno Diz

    Eu estou desviado

    :(

  46. camila Diz

    Estou desviada e não consigo mais voltar

    1. Wallysson nunes Diz

      O estado de desvio é uma coisa que depende de 2 fatos… o primeiro e mais importante, Deus agindo no seu coração e te transformando. Ore para que Deus o toque e o volte para seus caminhos.

      O segundo ponto é a sua vontade, seu coração sempre estará inclinado para o pecado, mas apenas você pode não escolher pecar, Cristo ja foi para a cruz por nossos pecados, e já fez tudo que precisava para nos libertar… Muitas vezes nos esccondemos nas nossas fraquezas e no quanto somos pecadores e não nos preocupamos em mudar… Tenho dificuldade em diversos pecados da minha vida e oro para que Deus me transforme, mas o primeiro passo é saber que você precisa mudar sua vida.

      Que Deus esteja com você camila e com cada um aqui que postou que está com problemas, não desistam, orem e busquem as pessoas pessoal. Que Deus os abençoe!

  47. Cindy Diz

    Fiquei feliz em saber que eu não estou desviada… Estou em transição, justamente por que a minha igreja deixou de ser Cristocêntrica e isso tem me incomodado de tal maneira que não aguentei ficar ali… o/o/

  48. Wilson Moreira Tavares Diz

    “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” II Coríntios 13.5

    Foi isso que este post nos estimulou, e eu creio que ninguém tenha escapado de todos, senão entramos no ponto 24. Como disse o irmão Daniel, reconhecer o erro é meio caminho. E, mais importante que se arrepender, prosseguir no arrependimento, ou seja, na santificação.

    Deus tenha misericórdia! E Ele tem! Mas que nós também tenhamos atitude em lutar: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” Salmo 37.5

  49. matheus Diz

    Se você ler isso e se incomodar, está certo que algo está se acendendo em você.

  50. Fabio Diz

    Coragem, para agir, pois o primeiro passo que é reconhecer ja foi tomado. Que Deus nos abençoa.

  51. Ronaldo e Janete Araújo e Lima Diz

    Louvado e glorificado seja o nosso Deus. A fé não é de todos é dom de Deus. Deus a olhar o coração do homem, Ele só viu a maldade a corrupção. É a depravação total do homem. Diz Paulo aos Romanos que estamos todos sem exceção, mortos em nossos delitos e pecados (são os desvios?). Não há como o homem ser salvo por se só. É a graças de Deus que nos alcançou em Cristo Jesus. Servimos a Deus em espírito e em verdade convicto de que, servimos a Deus não para sermos salvos; mas o servimos porque já somos salvos em Cristo Jesus. Que Deus tenha misericórdia de nos.

  52. Dayhane Araujo Diz

    éee já me desviei do caminho mesmo continuando na igreja sei cumé é horrivel estar longe de Deus ele é um tesouro preciosíssimo

  53. Dayhane Araujo Diz

    éee já me desviei do caminho mesmo continuando na igreja sei cumé é horrivel estar longe de Deus ele é um tesouro preciosíssimo

  54. Dayhane Araujo Diz

    aaaaaaaah alguém sabe c existe uma pregação para os desviados? Como voltar para o caminho? algumas coisas como por exemplo se eu feri a santidade de Deus, entristeci o espirito santo, perdi a alegria, a paz e as consequências do pecado, o que fazer para q a glória da segunda casa seja maior, sem falar nos demo adquiridos lá fora no tempo do desvio? Pq quando fomos salvos esta escrito que Deus deixou nossos pecados anteriormente cometidos impunes mas e quando nos desviamos quais as consequências? Como voltar ao centro da vontade de Deus? E se caimos em um engano e pecamos "sem querer" achando q era o certo ou por rebelião mesmo? Pq tipo quando c é um novo convertido e não é discipulado fatalmente c desvia em alguma área pois ainda não tem conhecimento da palavra, ainda mais com a falta do evangelho verdadeiro na ig.. Enfim depois de ler esses 25 pontos penso que deve ter muito desviado q nem sabe q é desviado hahaha

  55. Dayhane Araujo Diz

    aaaaaaaah alguém sabe c existe uma pregação para os desviados? Como voltar para o caminho? algumas coisas como por exemplo se eu feri a santidade de Deus, entristeci o espirito santo, perdi a alegria, a paz e as consequências do pecado, o que fazer para q a glória da segunda casa seja maior, sem falar nos demo adquiridos lá fora no tempo do desvio? Pq quando fomos salvos esta escrito que Deus deixou nossos pecados anteriormente cometidos impunes mas e quando nos desviamos quais as consequências? Como voltar ao centro da vontade de Deus? E se caimos em um engano e pecamos "sem querer" achando q era o certo ou por rebelião mesmo? Pq tipo quando c é um novo convertido e não é discipulado fatalmente c desvia em alguma área pois ainda não tem conhecimento da palavra, ainda mais com a falta do evangelho verdadeiro na ig.. Enfim depois de ler esses 25 pontos penso que deve ter muito desviado q nem sabe q é desviado hahaha

  56. Érika Batista Diz

    Eita, algumas coisas identifiquei em mim sim.
    E, irmãos, no ponto 23 eu acrescentaria: "Quando você explora seus empregados", porque também temos cristãos que são patrões, certo?, e Deus abomina quem oprime o pobre. Isso é uma coisa que – sinalizando a invasão da igreja pela mentalidade mundana – quase não se prega.

  57. Isabelle Soares Diz

    Fiquei arrasada, me vi em muitos pontos!
    E o pior é que me estou em sentindo assim, meio morta-vida há um tempo.

  58. Gustavo Barreto Diz

    Sou um lixo, cara.

    1. Michelle Diz

      Ola Gustavo!
      Você não é um lixo, mas sim imagem e semelhança. Olha no mundo tereis aflição…Bom precisamos entender e viver pela graça; sabe porquê? Porque com nossas próprias forças não poderemos vencer. Mas quando reconhecemos que precisamos de Jesus e ELe se torna o Senhor de nossas vidas, ai sim estamos no caminho. Faz anos que vc escreveu aqui, mas li agora. Espero que seja útil minha resposta nos dias de hoje;

  59. Adriel Diz

    Ruth,

    O que é posto aqui, não é a perda da Salvação é a perda da comunhão com o Senhor, de fato os pontos que você trouxe são verdadeiros e reais.

    Tenho em comum com alguns dos irmãos que se manifestaram a presença não só de meia dúzia desses erros, o que indicaria o princípio do desvio, mas todos esses pontos e mais alguns que me vem a mente. Eu estou desviado. Eu sou salvo e tenho a total certeza disso (porque assim como você mostrou e em muitos outros lugares a Bíblia nos dá essa garantia). Mas estou longe da comunhão com Deus e com os santos.

    Simplesmente saber que sou salvo e que Cristo venceu o mundo não vai nos tirar dessa miséria, dessa maldita vida sem comunhão com Deus. Não é momento de nos tranquilizarmos e descansarmos em Deus. É momento de dobrar os joelhos e pedir pela misericórdia pela nossa podridão, na certeza de que ele vai nos resgatar, e que vai nos lavar, não todo o corpo pois já fomos lavados (salvos, e isso é permanente) mas apenas as pernas, pois nos afundamos na lama (João 13:10).

    Que o Senhor tenha misericórdia dos seus amados, que o Espírito Santo não nos deixe acomodar e acostumar com as nossas fraquezas e desvios e que Cristo não deixe de bater em nossas portas para que voltemos a cear e gozar da companhia e da real presença de Deus e de sua Santa Igreja.

  60. Adriel Diz

    Ruth,

    O que é posto aqui, não é a perda da Salvação é a perda da comunhão com o Senhor, de fato os pontos que você trouxe são verdadeiros e reais.

    Tenho em comum com alguns dos irmãos que se manifestaram a presença não só de meia dúzia desses erros, o que indicaria o princípio do desvio, mas todos esses pontos e mais alguns que me vem a mente. Eu estou desviado. Eu sou salvo e tenho a total certeza disso (porque assim como você mostrou e em muitos outros lugares a Bíblia nos dá essa garantia). Mas estou longe da comunhão com Deus e com os santos.

    Simplesmente saber que sou salvo e que Cristo venceu o mundo não vai nos tirar dessa miséria, dessa maldita vida sem comunhão com Deus. Não é momento de nos tranquilizarmos e descansarmos em Deus. É momento de dobrar os joelhos e pedir pela misericórdia pela nossa podridão, na certeza de que ele vai nos resgatar, e que vai nos lavar, não todo o corpo pois já fomos lavados (salvos, e isso é permanente) mas apenas as pernas, pois nos afundamos na lama (João 13:10).

    Que o Senhor tenha misericórdia dos seus amados, que o Espírito Santo não nos deixe acomodar e acostumar com as nossas fraquezas e desvios e que Cristo não deixe de bater em nossas portas para que voltemos a cear e gozar da companhia e da real presença de Deus e de sua Santa Igreja.

  61. Renatoo Souza Diz

    Poxa! Fiquei profundamente preocupado agora comigo mesmo, ao que parece, estou desviado :( … Deus tenha misericórdia de mim. Salvarei o artigo e vou orar sobre ele e pedir para que Deus restaure a minha vida!!!

  62. Renatoo Souza Diz

    Poxa! Fiquei profundamente preocupado agora comigo mesmo, ao que parece, estou desviado :( … Deus tenha misericórdia de mim. Salvarei o artigo e vou orar sobre ele e pedir para que Deus restaure a minha vida!!!

  63. Luiz Paulo Soares Lopes Diz

    Muito forte.

  64. Luiz Paulo Soares Lopes Diz

    Muito forte.

  65. Luiz Paulo Soares Lopes Diz

    Muito forte.

  66. Jaqueline carvalho Diz

    Sim também me enquadro dentro de alguns itens e auto avaliando-me tenho muito que buscar o perdão de Jesus pois existem desvios que nem mesmo sabemos que estamos neles, foi muito bom eu ler tudo isso. Que Deus me ajude a sair desses desvios.

  67. Lucas Amaral Diz

    Podem me criticar à vontade, mas eu estou desviado, sim. E com um certo orgulho.
    Tudo bem que uma coisa não pode levar a outra, mas não acredito mais que seja possível uma igreja existir. Fui membro durante seis anos de uma onde cantei, ministrei louvor, toquei piano e teclado, dei aulas, etc. pra, no final, eu perceber que um grande número de pessoas (incluindo um dos pastores) andava falando mal de mim a ponto de meu namoro acabar por este motivo.
    Até então, eu lia a Bíblia constamentemente, trabalhava bastante na igreja, procurava respeitar a todos e procurava a Deus incessantemente.
    Honestamente, este foi uma das piores desilusões na minha vida e, por mais que eu vá em outra igreja quinzenalmente hoje em dia, já não sou mais o mesmo.
    Não quero perdoar ninguém e dane-se "se estou tomando um veneno com o fim de outro ser envenenado". Os evangélicos que conheço são reis em julgar e aconselhar e horríveis em misericórdia, compaixão e viver o que pregam. Estou cansado deste discurso opressor e hipócrita!
    Prefiro ser um desviado assumido a um cristão hipócrita!
    Enfim, é isso e recuso críticas!

  68. Flávio de Souza Diz

    INFELISMENTE VC OLHOU PARA O HOMEN ERRADO! OLHE PARA O HOMEN JESUS, VC SABE QUE QUERENDO NÓS OU NÃO QUEM NÃO TEM PARTE NO CORPO DE CRISTO , A CONDENAÇÃO É EMINENTE, DÁ TEMPO AINDA , O DIABO ESTÁ TE ENGANANDO, TAMBÉM PASSO POR TERRIVÉIS PROVAÇÕES , MAS A PROMESSA DE VIDA ETERNA É MAIOR, SATÁNAS NÃO DESISTE E MUITOS TEM SIDO PRESA FÁCIL PRA ELE, QUER SABER MAIS. SER DE DEUS É ESCOLHA ,SER DO SISTEMA MUNDO TAMBÉM É , MUITOS TEM ENTRADO POR ESTA PORTA LARGA, DEUS NÃO DECEPCIONA NINGUÉM , SÃO NOSSAS DESCULPAS QUE NOS AFASTA DELE! UM DIA TODOS QUE ESCOLHERAM O MUNDO VÃO SE ARPENDER MEU QUERIDO, JESUS É TUDO , NOSSAS VONTADES NÃO SÃO NADA!

  69. Sara Silva Diz

    A igreja somos nós. De repente você se desiludiu com você mesmo! Hipocrisia é uma pessoa usar o erro de outras pra justificar os próprios erros. Quem realmente andou na verdade, não teria orgulho em declarar que está desviado. Argumento fraco!

  70. Marcia Adriano Diz

    O que dizer de uma pessoa que nega a Cristo? A Bíblia nos diz que se uma pessoa nega a Cristo, então ela nunca verdadeiramente o conheceu. "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós" (1 João 2:19). Uma pessoa que rejeita a Cristo e vira as costas para a fé está demonstrando que nunca pertenceu a Cristo. Aqueles que pertencem a Cristo permanecem com Cristo. Aqueles que renunciam a sua fé nunca tiveram fé verdadeira. "Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo" (2 Timóteo 2:11-13).

  71. Marcia Adriano Diz

    O que dizer de uma pessoa que nega a Cristo? A Bíblia nos diz que se uma pessoa nega a Cristo, então ela nunca verdadeiramente o conheceu. "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós" (1 João 2:19). Uma pessoa que rejeita a Cristo e vira as costas para a fé está demonstrando que nunca pertenceu a Cristo. Aqueles que pertencem a Cristo permanecem com Cristo. Aqueles que renunciam a sua fé nunca tiveram fé verdadeira. "Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo" (2 Timóteo 2:11-13).

  72. Irineu Diz

    Muito interessante e verdadeiro o que lir que Deus em sua multe forme Graça nos proteja e confirme em nós a sua Viva Esperança da Vida eterna. Deus nos Ajude.

  73. everton Diz

    Ao ler cada uma, fui confirmando a minha situação… Sinceramente, foram 25 descrições que vivencio.

  74. Hebert Paixão Diz

    É assustador notar que você se enquadra em 11 destes itens.

  75. Rodolfo Mesquita Diz

    A Paz de Cristo à todos.Hoje como Pastor fico triste em ver uma pessoa se afastando de Jesus,em partes no lado humano até entendo as mágoas de alguns,o que temos que compreender é que somos limitados e só o Espirito Santo pode nos regenerar dia após dia se EU QUERER.Jesus nos alertou de tudo que haveríamos de passar: Injurias,calunias,invejas,ciumes,perseguições e muito mais.O que acontece muitas vezes é que nos acostumamos com uma vida cristã lite,sem sérios compromissos e quando o temos queremos ser notados, se não entristecemos.Decepções teremos de montes mas o nosso AMOR genuíno por JESUS ultrapassa todas as barreira e a nossa SALVAÇÃO tem que estar em 1º Plano,preciso estar bem com Cristo para trazer outras até ele.Vivemos numa Guerra a nível espiritual todos os dias por isso devemos buscar de todo o nosso coração a ajuda do Espirito Santo,desistir JAMAIS,temos que ter a genuína convicção da nossa conversão, como o Apóstolo Paulo diz:"Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor." (I Coríntios 15 : 31),cada dia morro com Cristo.Deus todos os dias nos dá uma nova chance,enquanto a vida há esperança,Clame por Jesus ele pode te restaurar e lhe curar todas feridas emocionais.Volte para Jesus e seja feliz.

  76. Thiago Diz

    Nossa alguns pontos bateram comigo mas ainda luto pra estar mas próximo de Deus so que as vezes as coisas nao mudam em nada principalmente essa ultimo que faz algum tempo que nao consigo mas chorar e que muitas vezes prendi nao sei se e por isso mas eu ainda frequento a igreja

  77. Jackeline de Carvalho Diz

    A igreja somos nós. De repente você se desiludiu com você mesmo! Quem realmente andou na verdade, não teria orgulho em declarar que está desviado. Argumento fraco esse seu.Volte logo pra Deus

  78. j0elm4 Diz

    Se nos distanciamos de Deus por qualquer que seja o motivo , temos que abri o coração para Deus e nos consertamos com Ele. Deus nos ama e está de braços abertos nos esperando para andarmos em comunhao com Ele. Quem nos condena é satanas pois nos odeia e é ele quer nos quer ver distante do pai celeste. O nosso pai nos perdoa, o diabo nos condena. Deus é Deus de misericórdia, e todo dia é dia de recomeçar com Ele. Assim como em todo caminho é comum haver tropeços e quedas, mas Deus levanta o caido. Se algo na sua caminhada com cristo te derrubar decida ficar de pé e não caido. Deus sempre vai está ao nosso lado estendendo Sua mão pra nos levantar. Claro que ao diabo vai vim te derrubar…mais decida se levantar.Busque comunhão com Deus, adquira sabedoria, fortaleça-se no espiritos, leia a biblia com frequencia, e vigie para não cair nas armadilhas de satanas.

  79. Bia Diz

    Nos ajudem! Reconheço o meu desvio :(

  80. desviado triste Diz

    Eu tentei voltar mais como cresce minha familia inteira e da igreja para mim esta mais dificil porque eles mim ensinaram tanto na igreja em casa a religiaosendo que eu nao tive meu pai do meu lado minha mae.Saiu foi viagar na missao e eu to confuso ate hj e raro eu ouvir tanto de ambosirmaos e da minha familia nos te amamos e claro que com a falta do mus pais igreja para mim auxiliar conhece o mundo to tentando voltar mais estou vivendo o caos em minha mente orem por mim vlw galera sei que Deus nunca dexiste

  81. Anderson Ferrareis Diz

    praticamente desviei a muio tempo ;;;;

  82. Marcelo Cristiano Paiva Diz

    Eu também…não tenho mais forças para atravessar essas barreiras que me impede de voltar. Nós desviados estamos entregue a própria sorte. Porque nós mesmo escolhemos nos desviar. Não temos o direito de culpar Deus.

  83. Érika Batista Diz

    Eita, algumas coisas identifiquei em mim sim.
    E, irmãos, no ponto 23 eu acrescentaria: “Quando você explora seus empregados”, porque também temos cristãos que são patrões, certo?, e Deus abomina quem oprime o pobre. Isso é uma coisa que – sinalizando a invasão da igreja pela mentalidade mundana – quase não se prega.

  84. cético Diz

    Me perdoa Deus, mas tenho que seguir sozinho a partir de agora, já sofri demais, me perdoa….

    1. Bruno Tavares Diz

      Eu percebi o cético em cima… Não sei o que aconteceu, mas para você postar vou tomar como partida o fato de você ter sofrido e mesmo assim acredita em Deus… Lembre-se que servimos a Deus porque isso nos faz bem, e não porque esperamos ter algo em troca… Como anonimo creio que falando isso não estou denegrindo a sua iamgem e procuro ser verdadeiro. Espero que Cristo te traga a paz e a felicidade que habita nele, e que possas reconhece-lo como unico e verdadeiro Deus.

      Se o problema for mera argumentação cientifica, gostaria de recomendar dois homens e suas respectivas obras para pesquisar:

      1 – Adauto Lourenço
      2 – William Lane Craig.

  85. Anna Diz

    Estou completamente desviada. Não sei o que fazer. Socorro….. quero sair do abismo de onde estou;

  86. Bruno Tavares Diz

    Uma comunhão diaria com Deus gradativamente inclinará seu Espirito às coisas divinas e nos afastará das coisas carnais, a não ser que Deus faça uma obra instantânea, mas em grande maioria ele nos permite passar por essas coisas, para reconhecermos nossa condição de pecadores, a solução e o antidoto pra esse problema Jesus já prescreveu, vigiai e orai, lembrando que a salvação não vem pelas obras, mas as obras da Salvação, você é justificado pela fé em Cristo, se você por sua bondade merece ser salvo, então porque Cristo morreu? Pensemos, as nossas obras são a testificação da nossa regeneração e não nossa condição para sermos regenerados, o perigo mora quando vivemos em pecado, pois isso diz respeito a um coração que pode nunca ter sido regenerado em primeira instância… As obras testificação a justificação, mas não são a justificação em si, apenas fruto da nossa salvação. Temos nossa natureza pecaminosa e vamos cair, porque somos inclinados ao pecado, mais assustador que nossa necessidade de perdão é que há algo em nós que nos leva a necessitar desse perdão, e esse algo é nossa natureza pecaminosa, que sente prazer no pecado, por isso John Owen recomenda que estejamos mortificando o pecado diariamente, ou ele nos mortificará. E a melhor forma de fazer isso é reconhecendo nossa condição de pecador, confiando em Cristo e no grande amor dele, e andando no caminho de santidade por amor a Ele, não a nós quando procuramos salvação pelas obras estamos servindo a nós mesmos estamos fazendo isso, pois nos amamos demais para sermos condenados. Quando isso entra em nossa cabeça, não mais nos santificamos para ser santos como uma finalidade em si mesmo, nos santificamos porque Cristo foi santo, porque agrado a Cristo e porque não podemos mais pecar contra tão grande amor, que morreu por nós e nossos pecados.

    Em suma, o antidoto é uma comunhão diária com Cristo é Vigiar e Orar… Temos que vigiar nosso coração e nossas inclinações aos pecados, evitar lugares, pessoas e conversas que nos levem a pecar, pois é disso que trata a vigia lembrando que “ninguém tem o direito de dizer que odeia o pecado, se antes não odeia a tentação que o leva a cometê-lo”, protanto afaste-se daquela menina que lhe provoca, afaste-se daquela amizade que te leva a más atitudes e conversações, afaste-se de tudo que te incline ao pecado, o seu orgulho pessoal, e tudo mais… Evite, nos é ordenado a “fugir das paixões do coração” e não enfrentá-las, o pecado é mais forte que nós, somente através de Cristo podemos vencê-lo, pois o máximo que podemos fazer é sermos servos inuteis ( Lc 17) incompetentes de realizar a nossa propria obrigação, que é nos mantermos santos. Por isso vigiai e orai, e perserverai no caminho da santidade… Amém, e Glórias seja dada a Cristo.

  87. Nici Diz

    Eu so deviada ai eu queria saber o que eu posso fazer para ter a minha salvação

  88. [email protected] Diz

    O primeiro passo é quando reconhecemos. Com o reconhecimento deve vir a decisão. A decisão vem de uma escolha, que geralmente vem de uma tremenda força de vontade, renúncia, e por ai vai…
    Quando voltei pra Jesús, achei muito difícil prosseguir, pois não queria mais “brincar” de ser cristã. Sofri, mas valeu! Ele nos honra de fato!
    Dica: Você também consegue! Vamos! :-)

  89. Jaque Diz

    É aterrorizante! O número de pessoas que estão hoje afastadas de Deus e que um dia tiveram um encontro real com a verdade e se se entregaram de coração a Jesus é quase maior que aqueles que não conhecem ou nunca ouviram falar da salvação. Fico muito triste com isso e sinto que o Espírito de Deus chora por esses irmãos. Acredito que antes da volta de Cristo algo vai acontecer, um avivamento virá para trazer aqueles que estão afastados. Peço por favor não desistam de Deus porque Ele não desisti de nós! Um grande abraço a todos.

  90. ricardo Diz

    sabe tentei relutar em aceitar que estou me desviando cada dia mais da presença do Senhor e não tenho forças para orar ou buscar a face dele só mesmo o Espirito Santo de Deus nos dará força e graças pra voltarmos aos braços do pai.

  91. Augusto Andrade Diz

    Rapaz o negócio é sério, faz sentido todos os 25 pontos

  92. Augusto Andrade Diz

    Observando aqui, tem uns comentários ai bem artiguinho né, será que faz parte do desvio?

  93. Tadeu Diz

    estou desviado, mesmo sendo ativo na igreja. Triste constatação.

  94. Gabiie Diz

    Estou desviada da igreja faz algum tempo, mas, eu não sei se tenho mais forças para voltar

Comentários estão fechados.