Davi Charles Gomes – Qual a diferença entre a punição e a disciplina divinas?

A quem é que Deus pune, e a quem é que Ele disciplina? Qual a diferença entre a punição e a disciplina? No vídeo abaixo (2 min.), Davi Charles Gomes resume rapidamente a diferença dos dois.

Disciplinados, sim; amaldiçoados, não!

A diferença explicada no vídeo é é crucial, principalmente tendo em vista a ideia, dissiminada pela horrível teologia da prosperidade, de que um crente pode ser amaldiçoado. Não há sequer um vversículo que afirme isso, mas somos lembrados que, em Cristo, somos plenamente aceitos por Deus e que somos abençoados, pois Cristo tomou a nossa maldição:

De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro) (Gl 3:9-13)

Saiba mais

Sendo assim, quando estamos passando por alguma dificuldade ou provação, não estamos sendo amaldiçoados por Deus. Deus nunca estará contra nós se estamos em Cristo. Pode ser que Deus esteja nos disciplinando por algum pecado em nossa vida, conforme nos ensina Hebreus 12. Pode ser que a tribulação tenha outro motivo. Mas em toda situação da vida, “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8:28).

Por Davi Charles Gomes. © IPP. Website: ippaulistana.org

5 Comentários
  1. Bruno Engel. Diz

    Infelizmente são poucos ministerios que realizam esse belo ensinamento da palavra de Deus ,Glorias a Deus para o Ministerio de volta ao Envangelho, e pelo Ministerio o qual Pertenco que ensina rigorosamente as palavras Citadas acima CCC Curitiba.
    Amem.

  2. Celio Ricardo Campos Diz

    Dicisplinados sim…amaldiçoados não…perfeitamente !!

  3. murillo bastos Diz

    só pra entender melhor, rabino sha’ul(paulo), fala aos romanos 7.12: portanto e lei é santa, isto é mandamento é santo, justo e bom, então sendo assim entendemos aos gálatas que a maldição da lei, é para os legalistas que tentavam se justificar em suas obras, sem cristo. de maneira nenhuma a lei ou mandamentos é algo que possa nos colocar em maldição uma vez que estamos em cristo.
    Dt 11.28: porém a maldição se não obedeceres aos mandamentos do senhor vosso deus, mas vos desviardes do caminho que eu hoje te ordeno…..shalom!

  4. angélica Diz

    A discilplina de Deus é lenitiva… sua punição assustadora.

  5. Lucas Polonine Diz

    Para os ateus a punição é para o mundo inteiro. Eles pensam em um Deus tirano e malvado que puni o ser humano se não obedecer as suas leis. Nós hoje entendemos claramente que quem desobedece a Deus peca e abre uma entrada para os demônios e assim a punição vem, não por desejo de Deus mas por causa da desobediência do homem. O que Ele oferece constantemente é uma vida plena na presença dEle e que através de algumas disciplinas a “professora” sofrimento nos leva a aprender muito sobre Deus. A disciplina traz crescimento e é proveitosa para aqueles que estão em Cristo Jesus.

Comentários estão fechados.