Davi Charles Gomes – Qual a diferença entre a punição e a disciplina divinas?

A quem é que Deus pune, e a quem é que Ele disciplina? Qual a diferença entre a punição e a disciplina? No vídeo abaixo (2 min.), Davi Charles Gomes resume rapidamente a diferença dos dois.

Disciplinados, sim; amaldiçoados, não!

A diferença explicada no vídeo é é crucial, principalmente tendo em vista a ideia, dissiminada pela horrível teologia da prosperidade, de que um crente pode ser amaldiçoado. Não há sequer um vversículo que afirme isso, mas somos lembrados que, em Cristo, somos plenamente aceitos por Deus e que somos abençoados, pois Cristo tomou a nossa maldição:

De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro) (Gl 3:9-13)

Saiba mais

Sendo assim, quando estamos passando por alguma dificuldade ou provação, não estamos sendo amaldiçoados por Deus. Deus nunca estará contra nós se estamos em Cristo. Pode ser que Deus esteja nos disciplinando por algum pecado em nossa vida, conforme nos ensina Hebreus 12. Pode ser que a tribulação tenha outro motivo. Mas em toda situação da vida, “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8:28).

Por Davi Charles Gomes. © IPP. Website: ippaulistana.org