um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Filipenses 1:18 não é Desculpa para o Movimento Gospel

Filipenses 1:18 é um daqueles clássicos textos que muitos usam para justificar ou não acusar erros graves no movimento gospel moderno. Mas será que esse texto dá margem para isso? Afinal, queremos ser bíblicos. Se o texto dá margem, ok,  mas se não, melhor revermos nossos caminhos. Bom, perguntaram para Augustus Nicodemus sobre isso e ele deu a seguinte resposta no Facebook:

Um amigo no Twitter me perguntou se Filipenses 1:18 não justificaria o evangelho gospel e o show gospel. Acho que ele tinha em mente o festival gospel na Globo e a hipotética novela da Globo com uma heroína evangélica.

Para quem não lembra, Paulo diz o seguinte em Filipenses 1:15-18:

“Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade; estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho; aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias. Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei” (Fp 1:15-18).

A interpretação popular desta passagem, especialmente desta frase de Paulo no verso 18, “Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei” – é que para o apóstolo o importante era que o Evangelho fosse pregado, não importando o motivo e nem o método. A conclusão, portanto, é que podemos e devemos usar de todos os recursos, métodos, meios, estratégias, pessoas – não importando a motivação delas – para pregarmos a Jesus Cristo. E que, em decorrência, não podemos criticar, condenar ou julgar ninguém que esteja falando de Cristo e muito menos suas intenções e metodologia. Vale tudo.

Então, tá. Mas, peraí… em que circunstâncias Paulo disse estas palavras? Se não me engano, Paulo estava preso em Roma quando escreveu esta carta aos filipenses. Ele estava sendo acusado pelos judeus de ser um rebelde, um pervertedor da ordem pública, que proclamava outro imperador além de César.

Quando os judeus que acusavam Paulo eram convocados diante das autoridades romanas para explicar estas acusações que traziam contra ele, eles diziam alguma coisa parecida com isto: “Senhor juiz, este homem Paulo vem espalhando por todo lugar que este Jesus de Nazaré é o Filho de Deus, que nasceu de uma virgem, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, e que está assentado a direita de Deus, tendo se tornado Senhor de tudo e de todos. Diz também que este Senhor perdoa e salva todos aqueles que creem nele, sem as obras da lei. Senhor juiz, isto é um ataque direto ao imperador, pois somente César é Senhor. Este homem é digno de morte!”

Ao fazer estas acusações, os judeus, nas próprias palavras de Paulo, “proclamavam a Cristo por inveja e porfia… por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias” (verso 17).

Ou seja, Paulo está se regozijando porque os seus acusadores, ao final, no propósito de matá-lo, terminavam anunciando o Evangelho de Cristo aos magistrados e autoridades romanos.

Disto aqui vai uma looooonga distância em tentar usar esta passagem para justificar que cristãos, num país onde são livres para pregar, usem de meios mundanos, escusos, de alianças com ímpios e de estratégias no mínimo polêmicas para anunciar a Cristo. Tenho certeza que Paulo jamais se regozijaria com “cristãos” anunciando o Evangelho por motivos escusos, em busca de poder, popularidade e dinheiro, pois ele mesmo disse:

“Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus” (2Co 2:17).

“Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade” (2Co 4:1-2).

“Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola, pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações” (1Ti 1:5-7).

“Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro” (1Ti 6:3-5).

“Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus” (1Co 2:1-5).

Portanto, usar Filipenses 1:18 para justificar esta banalização pública do Evangelho é usar texto fora do contexto como pretexto.

Por Augustus Nicodemus Lopes | tempora-mores.blogspot.com

65 Comentários
  1. Bruno Henrique Veiga de Souza Diz

    Isso mostra que muitos só fazem para pecar e distorcer a pureza do evangelho a seu bel e horrível prazer….SAIAM!!! VCS NÃO SABEM O QUE É AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO!!!

  2. Wilson Moreira Tavares Diz

    Muito bom! Temos que olhar tudo o que está na palavra com a máxima atenção, até mesmo porque Satanás tentou Jesus através das escrituras…

  3. Fernanda Pereira Diz

    como é importante o estudo da Palavra….sempre devemos olhar o contexto em que cada versículo foi escrito. Deus abençoe o VE!

  4. João Victor Diz

    Ui!

  5. Victor Leonardo Barbosa Diz

    Ainda que admire e aprenda bastante com o pastor Nicodemus eu sinceramente, eu nunca associei tal texto ao "vale tudo Gospel", na verdade, para mim o texto fala acerca da motivação por trás da pregação e não do conteúdo que é pregado…essa também a interpretação tradicional de comentaristas como John Gill. Creio que o movimento gospel pode ser combatido com outros textos, inclusive esse, que não dá margem nenhum tipo de margem para o movimento.

  6. junior barbosa Diz

    Atenciosamente eu agradeço ao Rev.Augustus Nicodemos Lopes por sábias palavras com grandiosas riquezas do contexto de Filipenses 1.15-18, pois sem contexto o texto é siplismente um teatro sem os bastidores. Não existe! Muito agradecido em nome do Rei Jesus. Junior Barbosa

  7. Alceu Santos Diz

    Excelente explicação do texto em questão. Concordo com tudo o que disse, mas parece que esse povo gospel trilha por outro evangelho. Não sei não, mas acredito que está chegando a hora de se fazer uma separação dos que gostam desse tipo de evangelho e dos que só querem o Evangelho puro e simples. Alguma voz de peso no nosso país precisa se levantar e fazer uma campanha (não sei se o nome pode ser esse…) e gritar aos quatros cantos que quem segue esse tipo de evangelho não pode ser chamado de seguidor de Jesus Cristo e consequentemente de crente ou evangélico… A coisa tá feia e há uma mistura terrível nesse meio que só contribui para macular a imagem do verdadeiro evangelho, e claro, seus seguidores. Alguém precisa se doar ao Evangelho de Cristo. Alguém precisa sair da zona de conforto e atacar as portas do inferno que tem por fachada esse gospel. Eu já faço isso no meu pequeno blog, mas quem sou eu diante da potestade que está sobre a IURD, a Mundial e a Internacional? Isso pra não falar das demais. Acredito que se um cara com expressão tipo: Algustus Nicodemus, Ariovaldo Ramos e o Caio Fábio levantassem essa bandeira, muitos se juntariam a eles. O Caio Fábio até já faz isso, mas faz sozinho, de maneira isolada. Não tem ninguém mais de peso que chegue junto e abrace a causa. Eu sei que isso não resolveria todos os problemas com relação á proclamação do falso evangelho, mas pelo menos constrangeria quem quisesse falar em nome dos verdadeiros evangélicos. Posso está falando a maior bobagem, mas acredito não vai demorar muito e precisamos tomar algum tipo de atitude contra esses caras que usam textos fora de contextos para atrair os desavisados com seu falso evangelho. Quanto aos interesseiros e cobiçosos. Nada podemos fazer, mas pelo menos não poderão abrir seus “bancos” e suas “casas de câmbio” e pôr o nome de igreja. Isso é coisa muito séria. Claro que eu não estou falando de julgar e sentenciar alguém a isso ou aquilo, mas apenas deixar bem definido o que é ser crente evangélico e o que não é. Bem, posso até mudar de ideia depois, mas por enquanto, na indignação de ouvir e vê o mundo gospel atuando com tanta eficácia, essa “ideia” foi a única que me passou por agora. Paz a todos e bom dia.
    [www.reflexocristao.blogspot.com.br]

    1. Lucas Da Silva Maria Diz

      Estás vendo o problema. Vai e faz.

    2. Lucas Da Silva Maria Diz

      Estás vendo o problema. Vai e faz.

    3. Lucas Da Silva Maria Diz

      Estás vendo o problema. Vai e faz.

    4. Lucas Da Silva Maria Diz

      Estás vendo o problema. Vai e faz.

    5. Lucas Da Silva Maria Diz

      Estás vendo o problema. Vai e faz.

    6. Lucas Da Silva Maria Diz

      Estás vendo o problema. Vai e faz.

    7. Lucas Da Silva Maria Diz

      Estás vendo o problema. Vai e faz.

    8. Bianca Wu Diz

      a maior luta não é o cristão que prega o puro e simples evangelho aparecer na tv, ou na internet etc, e sim em oração e suplicas. Nós podemos pedir a sabedoria de Deus para confrontar com cada um deles. Fazer como Paulo fez, confrontando com o evangelho a casa um. Criar discipulados fortes para atingir o povo de Deus que perecem no próprio evangelho. Quando se aparece na TV, as chances de ouvirem atraves da TV é minimo pois já estão enraizados no movimento gospel televisivo.

  8. Rodrigo Guimaraes Diz

    Interessantíssimo esse texto.

  9. Phill Felix Diz

    ALELUIA!

  10. Wilter Porto Diz

    Em primeiro lugar seja louvado nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, parabenizo ao irmão Augustus Nicodemus,pela explanação do texto. O comentário do nosso irmão Alceu Santos é bem sucinto também. Há que se fazer uma distinção, ultimamente não tenho aceitado que me chamem de evangélico, para mim o problema não está na palavra, mas as pessoas que tem entrado nesse meio e se dizem evangélicas. Creio que a palavra evangélico deve significar o seguinte: Aquele que vive segundo evangelho. Diante disso o que vejo no meio dito evangélico: maus pagadores, compradores de fazendas e de redes de televisão com o dinheiro dos fiéis, caloteiros, cantores e atrizes mundanos que não fazem mais sucesso e que chegam ao absurdo de declarar que já viram Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito face-a-face e por aí vai, daí somos todos incluidos neste meio. Sou um defensor ferrenho da pregação e da música que glorificam a Deus e que mostram que o homem é pecador. Creio que se os crentes verdadeiros começarem a mostrar a razão da sua fé as coisas poderão começar a mudar.

  11. PrJuarez Cezar da Maiara Diz

    CONHECER A VERDADE E ELA VOS LIBERTARA……

  12. Filipe Ivo Diz

    Muito boa argumentação!!!

  13. Filipe Ivo Diz

    Obrigado VE por postar essa resposta do Reverendo. Confesso que não tinha conhecimento sobre esse tipo de argumentação!

  14. Henrique Filho Diz

    Aleluia! Isso comprova mais uma vez as palavras do Senhor Jesus Cristo: "Nem todo aquele que diz 'Senhor, Senhor' entrará no Reino dos Céus".

  15. Waldorf Júnior Diz

    A Paz seja com todos! Concordo com o exposto, mas tenho uma pergunta acerca da passagem onde os discípulos de Jesus censuram outros que falavam em nome de Jesus mas não O seguiam, e o Mestre lhes diz para não fazerem tal coisa. Alguém pode ajudar?

  16. Heldo Menezes Diz

    Que bom que ainda existem profetas nesta nação para dizer a verdade; não em nome de Deus,mas, a verdade de Deus. As misericórdias de Deus são a causa de não sermos destruídos, obrigado Deus!

  17. Willian Rochadel Diz

    Falem bem ou mal, que o evangelho seja anunciado. No entanto a forma que tem sido anunciado acaba por denegrir a imagem do verdadeiro evangelho e banalizando a graça gratuita de Deus.

  18. Geane K. Diz

    lembrando que texto sem contexto é pretexto para heresias!

  19. Otavio Guilherme Diz

    Realmente me deixou sem palavras. Falou tudo. Eu mesmo já usei esse versículo antes, mas não tinha atentado para o verdadeiro sentido dele, não que eu, tenha aproveitado do evangelho, pelo contrário, o usava para que eu mesmo, pudesse deixar minha consciência indignada, de capelão que sou, menos contrariada, diante de tudo que fazem em nome de um evangelho de conveniência que existe por aí. Muito bom! Parabéns! A Ele a Glória e a Honra!

  20. Elias Diz

    Cuidado com o Farisaismo ediondo

  21. Elias Diz

    Cuidado com o Farisaismo ediondo

  22. Elias Diz

    Cuidado com o Farisaismo ediondo

  23. Elias Diz

    Cuidado com o Farisaismo ediondo

  24. Elias Diz

    Cuidado com o Farisaismo ediondo

  25. Charlie vox Diz

    Concordo plenamente com o texto, principalmente quanto a este anti evangelho que é pregado nas igrejas, so não ficou legal o seguinte texto:

    “…usem de meios mundanos, escusos, de alianças com ímpios e de estratégias no mínimo polêmicas para anunciar a Cristo…”

    Não entendi o que é MEIOS MUDANDOS, EXCUSOS, ALIANÇAS COM IMPIOS, E ESTRATEGIAS POLEMICAS…. porque sinceramente, nós moramos no MUNDO, mas não somos deste mundo, e querendo ou não usamos coisas seculares nas igrejas, que vai de jogo de luz, microfones, instrumentos musicais, roupas e acessorios… aliança com impio em que sentindo? Alugar um ambiente para reunioes de casamento por exemplo, não seria uma “aliança e contrato” com o proprietario? em fim… nem TUDO também podemos NIVELAR como LIXO, e nem tudo devemos NIVELAR como profeniente da vontade de Deus.

    No mais,

    A ideia do texto esta PERFEITO, parabens! Comungo com a mesma!

    1. Robson Diz

      Exegese irmão, exegese, pro irmão não ficar patinando……

    2. Jefferson Santana Diz

      Olha irmão o texto :

      Disto aqui vai uma looooonga distância em tentar usar esta passagem para justificar que cristãos, num país onde são livres para pregar, usem de meios mundanos, escusos, de alianças com ímpios e de estratégias no mínimo polêmicas para anunciar a Cristo. Tenho certeza que Paulo jamais se regozijaria com “cristãos” anunciando o Evangelho por motivos escusos, em busca de poder, popularidade e dinheiro

      observe o texto todo, uma palavra e uma virgula pode transformar todo contexto, ele não esta dizendo usem, mas dizendo para não ultilizar estas formas para proclamação do Evangelho

    3. Guest Diz

      * texto

  26. Charlie vox Diz

    Excluiu?

  27. Lucas Castelo Branco Diz

    Excelente,

  28. Lucas Castelo Branco Diz

    Excelente,

  29. Cleiton Santana Diz

    Falou Puro e Falou Bonito! é isso ai!. :D

  30. Cleiton Santana Diz

    Falou Puro e Falou Bonito! é isso ai!. :D

  31. Roni Mendes Diz

    Perfeito…

  32. Matheus Lucca Diz

    texto com contexto SEM pretexto e desculpa!!!!!
    Deus abencoe ao rev nicodemus e ao VE

  33. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  34. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  35. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  36. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  37. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  38. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  39. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  40. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  41. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  42. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  43. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  44. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  45. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  46. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  47. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  48. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  49. Dany Carvalho Diz

    Como é bom saber que ainda existem cristãos verdadeiros e que pregam a Palavra de Deus na sua pureza, em meio a tanta podridão que tem cercado os púlpitos das igrejas em que congregamos. Mas eu creio que Deus tem levantado homens que pregam a verdade das Escrituras doa a quem doer. Bendito seja o Nome do SENHOR para sempre!

  50. Irmão Luiz Diz

    Concordo plenamente, o verdadeiro evangelho em sua essência e verdade deve voltar a ser pregado. Parabéns ao VE e ao reverendo Nicodemus.

  51. Mariane Barboza Diz

    Glória a Deus! que tem misericórdia de nós e não nos deixou que o verdadeiro evangelho se exterminasse,apesar de muitos que vem deturpando a palavra ,usando de artíficios mundanos,buscando agradar a si próprio e fazendo do nome de Jesus uma mercadoria. Mesmo assim o Senhor preserva a sua palavra e os que nela creem!

  52. Fernando Mello Diz

    Concordo plenamente com o exposto acima, nos dias de hoje muitos lideres estão ensinando errado
    agora não sei se propositalmente ou por falta de conhecimento bíblico é muito triste tal realidade.

  53. Bianca Wu Diz

    se voltar 2 versiculos antes, quebra estes oportunistas gospel :D

  54. Calton Manuel Juliao Diz

    Prezado irmaos, especialmente o Augustu Nicodemos, dizer que na congregacao onde estou estou fazendo exposicao de Filipenses. Confesso que tive problemas em interpretar este trecho, mas com estes comentarios ajudaram-me bastante.

Comentários estão fechados.