Augustus Nicodemus fala sobre casamento de divorciados

Semana passada, postamos sobre divórcio e novo casamento com uma conversa entre três pastores, mais as quatro posições mais comuns. No áudio abaixo, Augustus Nicodemus fala mais sobre a questão do casamento de pessoas divorciadas e apresenta a posição oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil – permitido só em casos de adultério e abandono.

[dt_call_to_action content_size=”normal” text_align=”left” background=”fancy” line=”true” style=”2″ animation=”right”]

Atenção: Este é um tema complexo e que vai além de mero posicionamento teológico discutido pela internet. Cada caso deve ser analisado individualmente e tratado particularmente. Se você estiver passando por uma situação assim, o melhor ambiente para pedir conselho é em sua igreja local, conversando com irmãos maduros e, preferencialmente, seu pastor. Pois, se você se submeteu à supervisão de congregação da fé e de líderes piedosos, haverá implicações sobre sua membresia dependendo da atitude que você tomar.

[/dt_call_to_action]

Por: Augustus Nicodemus. © 2015 Radio IPB Podcasts. Original: Em Poucas Palavras #090.

9 Comentários
  1. […] Origem (cópia fiel): Voltemos Ao Evangelho  […]

  2. Rafael Cavalcante Diz

    Vou aproveitar o assunto divórcio para postar uma dúvida que tenho. Por favor responde-me à luz das Escrituras!

    Imagine um casal. A esposa decide se separar do marido, pois deseja um outro homem, e depois case-se com esse outro homem. De acordo com a Bíblia a mulher estará cometendo adultério, certo?

    O homem, portanto, sofrerá adultério. Minha pergunta é: o homem está ou não livre para se casar novamente? Pois de acordo com Jesus: “Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, EXCETO por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério”. – Mateus 19:9 NVI

    Se a ex-mulher dele continuar a manter o segundo casamento, então o homem estará sofrendo adultério. Portanto, de acordo as Escrituras, ele poderá casar-se novamente, certo?.

    O engraçado é que em um versículo paralelo vemos:
    “Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher DIVORCIADA estará cometendo adultério”.Mateus 5:32

    Será que o versículo acima está dando resposta à minha pergunta ou será que ele está apenas dizendo que se o homem se separar de uma mulher, e não se casar com outra, mas sua ex-esposa casar com outro, então ela cometerá adultério?

    Jesus concede uma exceção àqueles que sofreram imoralidade sexual. Um homem que vê sua mulher casada com outro é vítima de imoralidade sexual. Sendo assim, ele poderá, de acordo com Jesus, casar-se com outra, correto?

    Agradeço desde já pelas respostas!

  3. RUTE MORAES CASTELLO Diz

    PERGUNTO?A IGREJA PRESBITERIANA CONHECE A GRAÇA E MISERICÓRDIA DE CRISTO JESUS? OU SÓ PREVALECE O LEGALISMO DOGMÁTICO, NÃO ESTOU FAZENDO APOLOGIA AO DIVÓRCIO, MAS É ABOMINÁVEL COMO NÃO SE AVALIA A INDIVIDUALIDADE DE CASO A CASO.

    COMO SE NÃO BASTASSE, É LAMENTÁVEL ESSA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA EXCLUI NOS MULHERES NA FORMAÇÃO TEOLÓGICA! PERGUNTO?NA IGREJA PRESBITERIANA AS MULHERES SERVEM NO CORPO DE CRISTO, EVANGELIZANDO, ENSINANDO, LOUVANDO!SÃO DIZIMISTAS? E SÃO CERCEADAS DA FORMAÇÃO TEOLÓGICA! MISERICÓRDIA JESUS!

    1. Gladstonier Serrano Diz

      Mulheres não são proibidas de fazer seminários, só não podem ser presbíteras (docente ou regente)… se você provar biblicamente que mulheres podem ser pastoras, concordarei com você…

    2. Gladstonier Serrano Diz

      Existem ainda os cursos de missões, que são para mulheres e homens.., cursos teológicos muito bons…

  4. Paulo César Diz

    Concordo com o irmâo Marcelo,eu separei há 18 anos e continuo sem casar pois acredito que a escritura não dar margem para o segundo casamento,a não ser por morte do cônjuge. Eu sou discipulo.

    1. Alexander Bellotti Diz

      Paulo acredito que vc está sozinho esse tempo todo não pela sua fé e sim pela sua escolha de gostar de estar sozinho se adaptou a esta situação. Pois se Deus fez a mulher para ser companheira do homem, visto que Deus via que Adão estava só em sua espécie, Deus fez a mulher para viver como companheira e serem um só em carne. Vejo e estudo sobre as passagens e tem nnn interpretações, mas tenho Deus como AMOR,PAZ, VIDA, RESTITUIÇÃO, MISERICORDIOSO, JUSTO, RAZÃO DA MINHA VIDA, então no meu caso que também sou separado de forma alguma eu pensaria que não me devo mais casar, muito pelo contrário, apenas tenho o cuidado de casar com muitas coisas sendo analisadas para não acontecer o divórcio de novo, mas viver só não é o propósito de Deus! E como homem eu me pergunto virou eunuco? Pq masturbação é pecado! Obs.: Não afirmo que vc o faz, apenas eu como homem com relação ativa não conseguiria viver 1 ano sem relação imagina 18 anos? As pessoas no fundo estão sempre apontando se vc age de forma certa, se vc é um cristão de excelência e esquece de viver pra Deus. A igreja e líderes andam muito Juízes e equivocados em muitas coisas, por essa razão que existem NNNN igrejas com suas “regras” como na verdade deveria se importar mais em VIVER PRA DEUS.

    2. Marco André Brito Diz

      Eu que pergunto onde na Bíblia diz, de forma expressa e clara, que masturbação é pecado?Porém, a Bíblia , da boca do próprio Senhor Jesus, diz que divórcio é pecado!O que acontece é o número elevado de sofismo e o homem reconhecendo apenas sua vontade.O padrão bíblico é muito alto e a obediência é algo que poucou, verdadeiramente estão dispostos a cumprir…

    3. Laerte Martins Diz

      O adultério
      27 — Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa adultério.” 28Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração. 29Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno. 30Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno.
      A questão da masturbação descrita acima, vem da intenção do coração em relação ao adultério: 27 — Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa adultério.” 28 Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração……Não existe masturbação sem pensamentos e desejos, se vc esta sozinho o ato e a satisfação é derivada do desejo que esta na imaginação do homem….sendo assim em que pensa quando se masturba?….provavelmente em alguém….e este alguém não é sua esposa ….logo esta desejando alguém e isto é adultério….

      1 Coríntios 7:7-9
      7: Realmente, eu gostaria que todos fossem como eu. Porém cada um tem o dom que Deus lhe deu: um tem este dom, e outro, aquele (observação minha: aqui ele está dizendo que nem todos tem o dom de permanecer solteiro e conter o desejo sexual, assim como ele).
      8: Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu.
      9: Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo. (versão NTHL)

      o contexto é o seguinte: ele estava dizendo que, na opinião dele, era melhor que os jovens solteiros, as moças e as viúvas de Corinto permanecessem solteiros, assim como ele, para que pudessem se dedicar exclusivamente a cuidar das coisas do Senhor. Para Paulo, o casamento traria muitas preocupações e responsabilidades que poderiam ser evitadas.

      Mas depois de expor essa opinião própria, ele diz: Se alguém acha que não vai conseguir permanecer solteiro pra sempre, pois não conseguirá conter seu desejo sexual, então é melhor que se case, pois não estou dizendo que o casamento é pecado.

Comentários estão fechados.