um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Por que tanta gente segue falsos mestres?

O apóstolo João teve que enfrentar esta questão quando muitos que antes haviam professado a Cristo estavam saindo das igrejas atrás de falsos mestres. Ele escreveu aos cristãos da Ásia:

“Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas. Porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. Por essa razão falam do mundo e o mundo os ouve” (1 João 4.5).

João aqui explica o sucesso daqueles mestres em arrebanhar ouvintes e seguidores: eles eram do mundo e por isto o mundo os ouvia. A humanidade sem Deus reconhece na mensagem dos falsos profetas um tom familiar e identifica-se com ela. Pensamentos satanicamente inspirados são atraentes para as mentes mundanas. O sucesso dos falsos profetas no Antigo Testamento deveu-se ao fato de que profetizavam o que o povo rebelde e mundano desejava ouvir (Jr 5.31; 29.8; Mq 2.11).

Bem profetizou o apóstolo Paulo: “Haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos” (2Tm 4.3).

Por: Augustus Nicodemus; Original: Por que tanta gente segue falsos mestres?

6 Comentários
  1. Wanessa Quadros Diz

    O autor atualmente está na Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, só para atualizar o currículo. ;)

  2. Mima Pumpkin Diz

    Ei, pessoal, não podemos julgar um pregador apenas pela quantidade de pessoas que ele atrai. Jonathan Edwards atraía multidões, John Wesley atraía multidões, os apóstolos atraíam multidões, Jesus atraía multidões. Não estou dizendo que isso *deve* acontecer como regra geral, mas às vezes, por qualquer motivo, acontece. Acontece um despertar espiritual que leva multidões ao arrependimento.

    1. Cristiano Almeida Diz

      Olá, Mima. A questão aqui não é definir que uma pessoa que atrai multidões é automaticamente um falso mestre. O que está sendo levantado é que há muitos falsos mestres (e isso se percebe comparando seus ensinamentos com os ensinamentos do evangelho de Cristo) que atraem multidões de seguidores. Os seguidores não são evidência, são consequência de um evangelho distorcido e agradável. Mas infelizmente os seguidores deles são muitos, confirmando que a porta da perdição é larga e muitos entram por ela, enquanto a da salvação é estreita e poucos são que a encontram.

    2. Mima Pumpkin Diz

      Oi, Cristiano. Eu sei, minha mensagem não foi em relação ao texto e, sim, um alerta para os leitores que pensam da mesma forma que li em comentários como “quem quiser falar a verdade não terá sucesso diante dos homens”. Sucesso não necessariamente equivale a desaprovação por parte de Deus. :)

  3. Pauloxjr Diz

    Simples…a motivação do falso mestre é a mesma dos seus ouvintes…ou seja: o o próprio ventre…

  4. […] Fonte: Voltemos ao Evangelho […]

Comentários estão fechados.