um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Hernandes Dias Lopes – Por que Algumas Igrejas Crescem e Outras Não?

Neste vídeo, Hernandes Dias Lopes sobre dois componentes cruciais para o crescimento de uma igreja.

Por: Hernandes Dias Lopes. Editora Fiel 2012 © Todos os direitos reservados. Pregado na 28ª Conferência Fiel para Pastores e Líderes (2012). Website: www.editorafiel.com.br. Original: Por que Algumas Igrejas Crescem e Outras Não? – Hernandes Dias Lopes

Ressalva: nem toda igreja fiel cresce

Entenda esse vídeo como um provérbio. Igrejas dedicadas ao ensino fiel da Palavra e à oração normalmente crescem, assim como a criança ensinada no caminho normalmente continua nele. Agora, há exceções. Dentro da soberania divina, Deus pode estar contendo o crescimento numérico de uma igreja por um tempo, almejando sua maturidade (ou por motivos que só Ele conhece).

Logo, temos dois extremos: (1) a igreja que não cresce porque não evangeliza e não busca crescer numericamente e (2) a igreja que cresce numericamente, mas não cresce em maturidade. Os dois extremos são ruins, porque as duas igrejas tem sido infiéis para aquilo que Deus as chamou.

Então, a pergunta é: minha igreja tem se esforçado para crescer tanto em números quanto em maturidade? Os resultados podem variar, mas o empenho deve sempre existir.

44 Comentários
  1. Rodrigo Alves Diz

    Então…por que a Igreja não está crescendo????

  2. Adriano Oliveira Diz

    Esta análise sempre deve ser feita. Precisamos analisar nossas motivações. Penso mais que, nós, uma nova geração de pastores que estão sendo treinados e, ao sermos treinados, percebemos os erros da atual igreja evangélica, devemos analisar nossas motivações, nossos esforços para não tropeçarmos nas mesmas pedras. Para que daqui a 50 anos não tenham que fazer outra versão do site Voltemos ao Evangelho.

  3. Wagner Gadelha Nunes Gadelha Diz

    Qual é a verdadeira visão de crescimento de Igreja nos dias de hoje? Medite nesta palavra do Pr. Hernandes Dias Lopes.

    1. jonathan Diz

      Unidade, a unidade e a primazia da Palavra é uma

      das coisas que não pode deixar de existir na igreja.

  4. Roni Brandão Diz

    Bom, não concordo com a linha de raciocinio do Pastor, vejamos :

    Ha igrejas que pregam o que o povo quer ouvir, ai com certeza ela ira crescer ( ficar cheia), e ha igreja que pregam a verdade Nua e Crua, e com certeza incomodo a muitos, é bem possivel que essa igreja nos dias de hoje não vai crescer ( ficar cheia), ali prega-se a doutrina acima de tudo, no ultimo dia veremos qual igreja o Senhor vai se agradar mais, a igreja cheia e vazia de Deus ou a igreja vazia e cheia de Deus, é somente ler as 7 cartas do Apocalipse para vermos que igreja cheia não é sinonimo de intimidade diante de Deus.

    1. Ro Diz

      é verdade Deus não vai levar uma igreja cheia, só pq esta cheia….Deus olha para a igreja que prega a verdade…aquela que incomoda e faz com que as pessoas se confrontem com o pecado..eu faço parte de uma comunidade que prega a verdade e não é uma igreja cheia, mas nem por isso deixaremos de pregar a verdade…..temos que viver o evangelho puro e simples de nosso Senhor Jesus Cristo.

    2. Luiz Tolentino Diz

      AINDA REINA UM DEMONIO DE FALSA HUMILDADE EM MUITOS “CRISTÃOS” entre haspas de pensar que deus quer igrejas vasia como sinonimo de santidade, leia a biblia que o rei entristeceu em ver a casa vasia, é uma lição para hoje!!!

    3. luciano Diz

      Pois é Roni também não concordo com sua visão, Tenho certeza que Deus sempre na sua palavra fala-se em multiplicação, em pentecoste em um só dia 3000 almas aceitaram a JESUS, o erro esta nos crentes que não vivem a palavra que não dão testemunho, que não tem fé e nem trabalham de acordo com a palavra de Deus, é impossível uma igreja não crescer com a benção de Deus ou então JESUS CRISTO não é Senhor da Igreja, Deus tem pressa e fala na sua biblia que os campos estão brancos, lembra dessa passagem, mas a pergunta é quem vai levar a palavra?

    4. Eduardo Andrade Diz

      Falou simplesmente tudo!!!

  5. O que vejo hoje são líderes idolatrando o aumento, mas não buscando o crescimento.Eles erram por não conhecerem as escrituras por isso relacionam quantidade com crescimento, tambem erram por não conhecer o poder de DEUS e isso os leva a buscar artifícios humanos que misturado com o poder deDEUS transforma-se em um monopólio religioso onde o que realmente importa não são os perdidos mas o que eles podem oferecer."IMPORTA QUE EU CRESÇA E ELE diminua"

  6. Benny Dio Diz

    CONSENSO: Umas crescem porque pregam o Verdadeiro Evangelho. Outras porque pregam o Falso. Ultimamente as igrejas que mais crescem, crescem porque pregam o Reino da terra. Lembra quando Jesus começou pregar o reino dos ceus, muitos foram embora. A mensagem das megas igrejas atuais é: "Deus que te fazer rico com eu, pregador sou: tenho jatinho, jatão, fazendas, poder e honras; Doem, doem e deus os fara tão ricos como eu"!

  7. Benny Dio Diz

    CONSENSO: Umas crescem porque pregam o Verdadeiro Evangelho. Outras porque pregam o Falso. Ultimamente as igrejas que mais crescem, crescem porque pregam o Reino da terra. Lembra quando Jesus começou pregar o reino dos ceus, muitos foram embora. A mensagem das megas igrejas atuais é: "Deus que te fazer rico com eu, pregador sou: tenho jatinho, jatão, fazendas, poder e honras; Doem, doem e deus os fara tão ricos como eu"!

  8. Benny Dio Diz

    CONSENSO: Umas crescem porque pregam o Verdadeiro Evangelho. Outras porque pregam o Falso. Ultimamente as igrejas que mais crescem, crescem porque pregam o Reino da terra. Lembra quando Jesus começou pregar o reino dos ceus, muitos foram embora. A mensagem das megas igrejas atuais é: "Deus que te fazer rico com eu, pregador sou: tenho jatinho, jatão, fazendas, poder e honras; Doem, doem e deus os fara tão ricos como eu"!

  9. diego Diz

    Eu estou fazendo M com a minha vida mas graças a Deus, so pela misericordia ainda nao tive nenhuma consequencia severa, sera que alguem pode me ajudar , me aconselhar , antes que eu acabe mais no buraco e estragando tudo. meu msn [email protected]

    1. Eberton Diz

      Diego peca carvão espirito santo … Ele ira colocar alguém do seu lado que verdadeiramente vc possa confiar confie viuuuuu….. Depois que li seu comentário fiz uma oração por vc ….. Deus te abençoe
      T

    2. diego Diz

      peca carvao?

    3. Vanessa Diz

      Acho que ele quis dizer “peça perdão” provavelmente foi apenas um erro de digitação…

    4. Roseli Diz

      Entregue o seu coração totalmente a Deus, seja sincero na sua petição e peça ajuda ao Espirito Santo e Ele com certeza vai te ajudar …..Deus não resiste a um coração quebrantado em sua presença, mas de verdade….Deus te abençoe.

    5. diego Diz

      Ok. se fosse o msn de uma menina aqui um monte ia querer adicionar para “ajudar”a

    6. Luizinho Timão Diz

      Amigo não tenho usado MSN, mas se puder te ajudar por outras vias me coloco a sua disposição…
      S não for possivel por outras vias, (tipo bate papo do facebook) me avise que volto a usar o msn pra te dar esse apoio…

  10. Diego Kair Diz

    Oi

  11. Diego Kair Diz

    Oi, eu preciso de ajuda. ultimamente tenho feito muita M, muita besteira mesmo. nao sei como eu ainda nao tive nenhuma consequencia severa pelas coisas que tenho feito, preciso de ajuda , de conselho , antes que eu acabe estragando tudo de vez… se alguem quiser me adiciona msn : [email protected]

  12. Diego Kair Diz

    Oi, eu preciso de ajuda. ultimamente tenho feito muita M, muita besteira mesmo. nao sei como eu ainda nao tive nenhuma consequencia severa pelas coisas que tenho feito mas se eu continuar nesse caminho eu sei que vai ter, eu me afundei tanto que nao consigo sair daqui sem ajuda, preciso de ajuda , de conselho , de alguma coisa, , antes que eu acabe estragando tudo de vez… se alguem quiser me adiciona msn : [email protected]

    1. Diego Kair Diz

      Ok. se fosse o msn de uma menina aqui um monte ia querer adicionar para "ajudar"

    2. Marcela Rodrigues Diz

      Leia salmos 51 e ore.

  13. Samuel Barbosa Bernardino Diz

    Tenho convicção que as nossas igrejas ainda voltarão para o que realmente é importante, pregação e oração.

    1. Wilson Francisco Da Rocha Diz

      Algumas igrejas estão crescendo pregado o verdadeiro evangelho. Infelizmente a igreja que mais crescem que pregam o reino da terra. Jesus quando pregava o Reino dos Ceus , muitos o rejeitaram.

    2. Anônimo Diz

      pregaçao de que amigo e oraçao por que

  14. Alex da Costa Rodrigues Diz

    crescer é uma coisa inchar é outra,oque temos visto nas igrejas antropocêntricas é inchaço!

  15. Luizinho Timão Diz

    Concordo com o comentário anterior sobre o inchaço das igrejas, mas se levarmos isso também como crescimento vemos que igrejas muitas vezes são cheias com fins escusos e pregações que não se atem a palavra de Deus ….

    Então o que trago a pauta é… Será que esse crescimento é realmente necessário?!
    Os cristãos não devem se preocupar em quantas pessoas sua mensagem tem alcançado, mas se essa mensagem está alcançando o objetivo que Deus determinou a ela…

    O senhor muitas vezes quer daquela comunidade de fé ou individuo uma pregação que alcanse apenas alguns e em outras uma pregação que alcance multidões.

    O que faz a diferença na Igreja não é quantas pessoas são alcançadas ou quanto a Igreja cresce, mas sim se naquela Igreja tem sido feita a vontade de Deus ou não…

    Portanto tenho a concluir que nossa preocupação tem que sair do tamanho e som se preocupar com o quanto somos íntimos a ponto de estar fazendo aquilo que Deus quer.

  16. luciano Diz

    Outra coisa amigos não estamos aqui para julgar que é o joio ou trigo, isso é Deus quem vai separar naquele dia, pois quando falamos de inchaço estamos falando do joio e qual é a igreja que não tem, as pequenas são as piores, geralmente todo mundo se conhece de mais e ai é um tal de falar mal um dos outros, nas grandes é muita gente é mais o que se fazer.

  17. Samuel Diz

    A Partir do dia que a direção da igreja Presbiteria do Brasil começar a pregar o evangelho da biblia em vez de discutir e enaltecer doutrinas e teologias humanas, ir as praças levar a palavra ao povo sedento, colocar a igreja para orar.. ai sim havera crescimento de quantidade e qualidade.os dois interessam a DEUS.

  18. Pedro Oliveira Diz

    INFELISMENTE, a verdade e para ser dita, so cego que nao ve, existe igrejas inchadas e nao cheias do Espirito Santo, os Pastores ainda nao leram o versiculo que diz: em Teu NOME(DEUS) fiz (Postores) varias milagres,mas, apartai de mim..e preocupante, nao quero afirma que Igreja tem que ser vasias,mais,os Pastores tem que pregar a verrdade,e, nao usar de manobras como o mundo..trasendo para dentro das igrejas o mundo..raca de viboras..eles nao acreditam que JESUS vai voltar. SEBAST JUNIOR.

  19. Adriana Laiter Diz

    Infelizmente ou felizmente. Graças a Deus! a verdade é sempre para ser dita.

  20. Lidia Marinho Diz

    amigo se esperamos a volta de JESUS entao nao esperemos templos cheios é fim dos tempos é mister q issso aconteça diz a biblia.mas a igreja de JESUS Q SOMOS NÓS CRENTES ESPALHADOS NO MUNDO INTEIRO essa nunca morre vai morar com o PAI

  21. Jediael Rodrigues Diz

    Mateus Vieira Marlus Ramid Jedaías Pereira Gabriel Lucena olha essa Pregação.

  22. Wagner Gadelha Nunes Diz

    Qual é a verdadeira visão de crescimento de Igreja nos dias de hoje? Medite nesta palavra do Pr. Hernandes Dias Lopes.

  23. Petherson Sias de Queiroz Diz

    O crescimento da igreja só depende de uma coisa: do carisma do pastor.

  24. Eduardo Mirandaribeirodasilva Diz

    Confundir igreja e fé com religião é o maior engano que satanás tem usado através dos seus escolhidos pra engodar o povo de Deus. Muitas iíderes evangélicos teem se omitido quanto a essa verdade em favor de suas posições e dos seus ganhos. Pelo tempo que frequentei igrejas evangélicas nenhum grande pregador me falou que a religião é a "besta fera" apocalíptica e que o dízimo pertence a lei abolida pelo Senhor Jesus. Hoje conheço a verdade porque busquei no Senhor entendimento e a unção do Seu Santo Espírito. Faça o mesmo meu irmão, se a salvação for a sua meta. Lembre-se que a verdadeira igreja do Senhor é invisível e não se confunde com religião nenhuma. Seus membros são aqueles lavados no sangue do Cordeiro que teem na fé, mediante as boas obras, a certeza da salvação.

  25. Jonathan Freitas Ferreira Diz

    A igreja cresce a partir de quando cumprimos o Ide de Jesus, e damos testemunho de vida. A unidade tem sido um dos fatores que impedem o crescimento. Na igreja primitiva unidade era expressamente notória diante de todos.

  26. Jonathan Freitas Ferreira Diz

    Igreja onde a unidade prevalece e a Palavra é a primazia, o crescimento é consequência.

  27. Carlos A. Santos Naldynho Diz

    Rev. Hernandes, com todo respeito que tenho por essa igreja (Presbiteriana), a qual amo muito, tem sido a questão de que muitos pastores tem estado mais preocupados em combater os erros dos outros e deixado de fazer o primordial: o cuidado com as ovelhas, pois ovelha doente e mal assistida não pode gerar ovelha.

  28. Luis Paulo Silva Diz

    Eduardo, a institucionalização da igreja de Cristo tm seus benefícios e malefícios, mas no final o benefício é maior. O evangelho só chegou a muitos lugares e chega até hoje por que existem "igrejas" ou denominações evangélicas com CNPJ e tudo que enviam e sustentam seus missionários. A maior parte dos "desigrejados" dos quais já ouvi falar ouviram o evangelho e creram por membros de denominações, ou ouviram a Palavra em reuniões como se faz tradicionalmente.

  29. João Nunes Gomes Diz

    Concordo 100% com a palavras do Rev. Hernandes…As igreja usa de todo artifício para crescimento, menos a pregação da palavra e a oração…

Comentários estão fechados.